Último Capítulo de “Carinha de Anjo” (06 de Junho de 2018)



“Voltar pra casa / Nosso lindo balão azul!”
Mais de UM ANO E MEIO de novela depois, chegamos ao Capítulo 403, o último de “Carinha de Anjo”, e infelizmente essa foi a trama que me fez desistir (ou pelo menos colocar em segundo plano) as produções do SBT. Já falei exaustivamente sobre o tamanho das novelas do canal, já questionei essa decisão antiquada, tudo na minha última postagem, por isso não me estendo aqui nessas opiniões… não mais. Como último capítulo, tivemos vários momentos muito bonitos, sim, embora eu só tenha me emocionado a ponto de chorar com a Juju Almeida, com o Emílio e o Zé (quem diria?) e com a Madre Superiora (claro!). Felizmente, o último capítulo teve pouquinho da Lorena Queiroz, e bastante da Madre e da Irmã Fabiana, então FICOU LINDO. Mas “Carinha de Anjo” não consegue se despedir sem nos fazer passar raiva uma última vez, com decisões absurdas…
A começar por…

DOIS ANOS DEPOIS

Eu entendo a necessidade que as novelas têm de dar um salto temporal na sua reta final, para mostrar “como andam os personagens”, mas não foi uma escolha acertada para “Carinha de Anjo”, em vários sentidos. Em primeiro lugar, as crianças estavam num interminável ano letivo desde o início da novela, em Novembro de 2016, e tanta coisa aconteceu desde então. Troféu Joinha para a PÉSSIMA MATEMÁTICA dessa novela. TANTA COISA aconteceu, como a Irmã Cecília deixar o hábito, se casar, sair de lua de mel e, detalhe: a gravidez da Tia Perucas. Então depois de TUDO (e foi muita coisa!), e depois da chegada da Cassandra e da Tia Perucas ficar grávida, nós ainda tivemos 9 meses de gestação, os bebês nasceram e tudo isso aconteceu dentro de um mesmo ano letivo? Pelo amor de Deus, aquelas crianças não saíram nem para férias de Julho!
Péssimo.
Agora, para completar a figura, subitamente o tempo passa. DOIS ANOS, e já temos mais dois grandessíssimos problemas. Em primeiro lugar: Cecília já estava grávida, então quantos meses durou a sua gravidez? Presumo que NO MÍNIMO um ano, para o Arthur estar celebrando um ano agora, dois anos depois? Impossível não fazer a piadinha do “filho de burro”. E, por fim, me incomoda essa escolha de jogarem a história dois anos no futuro e as crianças estarem exatamente as mesmas. É claro que elas estariam, não tinha como os atores crescerem para gravar essas cenas, mas então QUAL É A NECESSIDADE DE PASSAR “TANTO” TEMPO? Assim, só é meio absurdo (e ridículo) mesmo ver crianças como a Dulce Maria, o Zé Felipe e o Emílio exatamente do mesmo jeito. Não é um problema para adultos, nem para os adolescentes como a Juju…
Mas as crianças?!
Aff.
Vamos, então, FALAR DE JUJU ALMEIDA. Vemos o seu sonho se tornar realidade no finzinho do penúltimo capítulo. Juju Almeida diz que está “na bad e na área pela última vez”, gravando um vídeo para se despedir de seu canal, “porque cansou de pagar micão”. Então o Sílvio Santos (ou uma imitação ruim dele) liga para o seu celular (!), oferecendo-lhe um emprego. Ela demora para acreditar, mas quando enfim o faz, o nervosismo e a alegria são BONITOS, e foi a cena que mais me emocionou… eu chorei de felicidade pela Juju Almeida sendo recebida na Família SBT, embora fosse óbvio que isso aconteceria. Ela agradece a todos, e agradece a nós, olhando para a câmera. Então, depois de agradecer às pessoas e demonstrar toda a sua felicidade, Juju Almeida solta um maravilhoso “Tchau, galera! #SBTMeContratou”. ELA SUPER MERECIA!
Duas coisas que me incomodaram (só duas não, duas extras) foram 1) o final do Flávio, que vai para a cadeia, mas continua louco, então ele não merecia dividir uma cela com o Leonardo, que vai atormentar a sua vida; embora ele esteja atormentando com aquela coisa meio “Pinky e Cérebro” de “vamos conquistar o mundo”, nomeando-os Super Trapaça e Super Malandro; e 2) a Silvana como nova noviça. Sério, QUE IDIOTICE! Foi, para mim, a PIOR DECISÃO da novela como um todo. Forçado, absurdo e ridículo, eu devo dizer que, além de tudo, estava errado. Não venham tentar me convencer de que essa era a “vocação” da Silvana no fim das contas, PORQUE NÃO ERA. Ela estava apenas buscando uma fuga, essa é a verdade, e não era disso que ela precisava… então eu prefiro ignorar essa cena e fingir que ela nunca aconteceu, porque que horror!
Felizmente, ela é seguida de uma das MELHORES CENAS DO ÚLTIMO CAPÍTULO: quando a Madre diz que vai deixar a direção da escola, e nomeia a sua substituta, alguém que ela estava esperando amadurecer um pouco mais para colocar no cargo: A IRMÃ FABIANA. Merecido, certamente, e é uma nova era para a escola. Ela aceita, naturalmente, e cai de emoção, em uma cena muito fofa, e felizmente a Madre segue no colégio como Madre Superiora e como Conselheira, enquanto Fabiana assume a direção. Então, é na festa de aniversário de 1 ano do Arthur que ela vai fazer os seus primeiros anúncios… gostei da festa, gostei da roupinha de astronauta e da decoração que só pode ter sido baseada em “Extraordinário”, propositalmente ou não! E é essa festa que começa a reunir o elenco todo na escola para a esperada finalização da novela.
Com direito a Francielle grávida e tudo.
As últimas cenas revelam que a Rosana é mesmo a nova prefeita de Doce Horizonte, e que o Zeca está voltando a morar na cidade, com ele e a família comprando a fazenda vizinha à escola. Foi emocionante a emoção e a parceria da Madre ao saber da notícia (porque ela é e sempre foi MARAVILHOSA!), e a alegria tão sincera do Emílio ao abraçar o Zé Felipe porque “o pesadelo chegou ao fim”, depois de dois anos morando longe. Também temos a Lulu mostrando para a Dulce o papel que diz que ela é oficialmente filha do Cristóvão e da Fátima, o que foi bem bonitinho. Então, ao som de “Oh Happy Day”, o elenco todo se diverte na festa final, ao ar livre, e quando as crianças se juntam todas para tirar uma selfie, eu achei que o capítulo estivesse chegando ao fim, embora ainda faltasse UMA COISA que eu queria ver: a despedida da Teresa, que precisava partir.
Mas isso ainda vem.
Antes disso, no entanto, na hora dos parabéns e dos anúncios, Fabiana conta que é a nova diretora da escola, “acredite se quiser”, e dá suas primeiras ideias no cargo, e são ideias REVOLUCIONÁRIAS, para o desespero da Madre. A primeira delas, ao falar que descobriu que nada substitui o carinho e o beijo dos pais na hora de dormir, é que agora ali será apenas um colégio, e não mais um internato. A segunda ideia, surpreendentemente, é que a escola agora será mista, e ela diz que “esse é o seu presente de aniversário para o Arthur, ela será sua professora”. Fofo, não foi? E a cara da Madre Superiora assistindo a tudo em choque, mas confiando nas mudanças da Irmã Fabiana… afinal de contas, ela não ia passar a responsabilidade para a Fabiana se quisesse que tudo ficasse do mesmo jeito, não é? Então, ela autoriza as mudanças.
E pede para cantar no coral…
Cansou de só ficar batendo o pezinho.
Então, como esperado, ganhamos uma nova interpretação de “Lindo Balão Azul”, versão do ÚLTIMO CAPÍTULO. Nessa versão, com o elenco reunido e dançando na escola, quem canta a maior parte da canção é a Madre Superiora, pela primeira vez, e É LINDO! Enquanto isso, vemos a Teresa partindo, e era necessário, pois ela cumpriu a sua função. Estará sempre com a Dulce em seu coração, mas não precisa mais visitá-la diariamente em sonhos. Assim, a Teresa deixa a casa de bonecas, que desaparece atrás dela, e entra no BALÃO AZUL, partindo e acenando para a Dulce, em um doce momento de despedida que funciona, também, para a despedida da novela. Por fim, temos um curto momento de despedida protagonizado por Dulce Maria, Gustavo, Cecília e Arthur, que não foi a parte mais bonita da novela nem do último capítulo, mas que parece bom para encerrá-lo.
“Carinha de Anjo”, enfim, chegou ao fim.
E não vai deixar saudade… a não ser por alguns poucos personagens.


Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Essa novelinha é mesmo muito ruim, acho bem desnecessário eles fazerem um remake de uma novela mexicana que tem uma trama bastante infantil e água com açúcar, sei que você gosta muito da versão mexicana, mas eu não consigo gostar de jeito nenhum, embora tenha boas atuações, eu acho que tem um roteiro sofrível e clichê, mas é só minha opinião, como eu ia dizendo, devido a versão mexicana ser muito infantil, eles tiveram que fazer várias alterações no enredo, criaram novos personagens para atrair a atenção dos adolescentes e deixaram a novela mais longa do que a versão mexicana, resultado? A maioria das pessoas conhecem mais o remake por causa dessas modernidades e dos personagens novos que a autora criou e o remake passou a ter um roteiro pior do que a versão mexicana que também era muito inconsistente, a única coisa que salvava a versão mexicana era a atuações e o carisma da Daniela Aedo que era a protagonista da novela, mas nessa versão a maioria dos atores atuam mal e a Lorena Queiroz não me convence como Dulce Maria e a atuação dela é muito forçada, entendo que é uma criança pequena, mas a Daniela Aedo atuava mil vezes melhor, se eu fosse escolher Carinha de Anjo e Cúmplices de um resgate, eu ficaria com Cúmplices, por que Carinha de Anjo conseguiu acabar com meu gosto por remakes de novelas infantis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário