Sense8 – AMOR VINCIT OMNIA, Parte II



“Welcome. This is the Lacuna”
É um episódio longuíssimo e apaixonante que encerra uma das MELHORE SÉRIES que eu já vi na vida, então é mais do que justificado que eu queira escrever mais do que um texto sobre isso, certo? No texto anterior, cobri toda a trajetória até que os sensates e os humanos que os amam conseguissem salvar Wolfgang, até aquela celebração lindíssima em que parecia “rolar um clima” entre ele e Rajan, e ali o episódio dá uma guinada para outro caminho. Até então, o objetivo de todos era SALVAR A VIDA DE WOLFGANG, agora eles precisam destruir Whispers e a BPO, e eles começam a receber muitas informações interessantes a respeito disso. Na casa do amigo de Rajan, todos estão celebrando essa merecida vitória, e então Bodhi aparece novamente, os convidando para ir a algum lugar, onde podem conhecer a MÃE, e encontram um lar de sensates.
A mulher que conhecemos na Lacuna é A MÃE SENSATE DO WHISPERS, Milton Brandt, e é doloroso como ela fala dele, e como ela fala da dor que uma mãe tem que aguentar ao ver seus sete filhos mortos pelas mãos do oitavo. Ela tentou detê-lo, sem sucesso. Whispers, ao cometer esse “grupocídio”, experenciou todas as mortes tanto como assassino quanto como vítima, e por isso ele tem um medo terrível da morte, e planeja usar o “Projeto Zumbi” para VIVER PARA SEMPRE. E é essa a informação que eles têm quando partem de Paris para Nápoles, onde provavelmente Whispers está ainda sendo mantido prisioneiro pelo grupo de Lila, que não o entregou de volta para a BPO exatamente como era o plano… e os momentos deles na viagem são ÓTIMOS!
Eu adoro Sun e Mun, são o meu segundo ou terceiro casal favorito, embora não seja justo escolher entre eles. E é muito bizarro ver o carro dirigido por Capheus com Rajan ao seu lado, e Wolfgang e Kala juntos e abraçados no banco de trás. A MÚSICA sempre foi algo muito forte em “Sense8” e também para esses personagens, e eu achei INCRÍVEL como eles colocaram isso na viagem até Nápoles, com os sensates compartilhando a música com Riley, mas todos dando um jeito para que os seus companheiros humanos também as escutassem, e isso envolve Hernando, Daniela, Amanita, Bug, Mun e Rajan, até o momento! Foi uma CENA LINDA, com o elenco reunido tanto no carro dirigido por Capheus como no ônibus de viagem, e foi lindo ver como as cenas eram aos olhos das outras pessoas e como ela era para eles, sensates, e dá uma vontade de ser um deles.
Sempre, desde a primeira temporada.
Ao fim da viagem, na chegada a Nápoles, FELIX!
Isso faz deles 7 humanos para 8 sensates, até o momento. Até chegar Diego.
EU ESTAVA ANSIOSO PARA VER OS NÚMEROS IGUAIS, e é LINDO ver esse grande grupo de 16 pessoas, e reunidas também fisicamente. Aqui, temos uma das melhores cenas DA SÉRIE INTEIRA, que é quando eles precisam entrar em busca do Whispers em um lugar que nem a polícia entra sem ser convidada, e Hernando sugere um CAVALO DE TROIA. Assim, eles se fingem de TURISTAS. Capheus é o motorista, Hernando é o guia, e os demais são turistas dos mais hilários possíveis. Sério, eu RI DEMAIS nessa sequência toda! Adorei a Sun toda dissimulada, tirando fotos e rindo das confusões, ri dela e de Mun tirando fotos, especialmente quando ela abraça um dos caras e pede pro Mun tirar uma foto (Sun estava IMPAGÁVEL!), Riley com o guia turístico, Dani com o couro italiano, Wolfgang e Felix fingindo que eram um casal gay… ELES ESTAVAM PERFEITOS.
E eram tantas aparências e sotaques que eram um grupo convincente de turistas!
Quando os tiros começam (destaque para Wolfgang e Felix abraçadinhos, “com medo”), fica mais difícil manter o teatro, então a ação se inicia. Tem ônibus explodindo, Wolfgang e Mun atirando, Will e Sun lutando, TUDO É PERFEITO, e tudo o que eu pensava nesse momento era: COMO CANCELARAM ESSA BELEZURA?! Que sequência brilhante. Destaque para o Rajan admirado com a “Kala” atirando (“My wife, you’re a killer! Can you teach me?”) e o Wolfgang o ensinando um pouquinho… naquele momento, eu já estava torcendo loucamente por aqueles dois, sem dúvida. Tudo isso daria uma temporada inteira e uma temporada ÓTIMA. Ao fim da ação, várias pessoas estão feridas… Diego e Felix levaram tiros, por exemplo, e Mun está com uma antiga ferida aberta, o que é totalmente desesperador, porque eu estava apaixonado no Mun!
Mas foi angustiante assistir à quase morte de Kala…
A MORTE no universo de “Sense8” é ainda mais dolorosa, e eu acho que era algo que a série pensava em explorar mesmo, em algum momento. A cena é FORTE e é Lila quem atira nela. Quando ela cai, sangrando, todos os sensates SENTEM A MESMA DOR, todos caem, e é angustiante ver a Sun caindo nos braços de Mun, por exemplo, como se tivesse sido baleada. Wolfgang é o primeiro a encontrá-la, quase morta, e quando ele a segura e CHORA, dizendo que a ama, vemos todos os outros sensates aparecendo ao redor dela, chorando as lágrimas deles mesmos mais as lágrimas de Wolfgang, e aquilo foi poeticamente doloroso. A morte dentro do clã deve ser insuportável. Felizmente, no entanto, depois de todo um momento doloroso de muitas lágrimas, a própria Kala aparece perguntando se eles vão fazer alguma coisa ou apenas assisti-la morrer nos seus braços…
ENTÃO ELA ESTÁ VIVA.
Foi um momento muito bonito, em que Kala instrui Wolfgang e Rajan a salvar a sua própria vida, e eles trabalham JUNTOS para salvar a mulher que ambos amam, em uma sequência que só pode ser descrita como f*da. Wolfgang faz respiração boca a boca, e é Rajan quem tem a genial ideia de buscar os tasers de mais cedo, e isso a revive. Despertando, fraca, Kala beija Wolfgang e diz que não podia pensar em nunca mais beijar aqueles lábios. Logo em seguida, no entanto, ela beija Rajan, e É UM MOMENTO BELO. Wolfgang e Rajan arrasaram e formam uma dupla e tanto… e, como o final do episódio ainda nos reserva, não apenas “salvando vidas”, mas na cama também, por exemplo. É sério, “Sense8” é deliciosamente provocante, não é?
Assim, com a vida de Kala SALVA, entramos no GRANDE ATO FINAL. Jonas reaparece, para entregar a ajuda que prometera, e ao fazê-lo, ele conta a verdade do plano de Angelica, como foi ela mesma quem tentou matar o Presidente da BPO, e como ela enganou o Whispers, que não é o único que pode controlar os “drones”, como pensa. Assim, ele assume o protótipo de Angelica, como ambos pertenceram ao mesmo clã, e faz a sua parte, cumpre a sua promessa ao MATAR O PRESIDENTE DA BPO. Como prometera a Angelica, e agora ele pode se juntar a ela, em paz. “Goodbye, Will”. Depois disso, a ação envolve Will atirando como o Wolfgang, mais da Sun lutando, e o grande momento de Wolfgang, COM UMA BAZUCA, como foi tão memorável ao longo da série… agora, ele mira no helicóptero onde Lila e Whispers tentavam escapar e o EXPLODE.
É o fim.
Agora, todos podem ser felizes…

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários

  1. Esperamos tanto por esse episódio final, e é tão maravilhoso ler esse texto e rever esses momentos memoráveis, desse último episódio que foi tão incrível, passando em nossa mente. A morte de Kala é um dos momentos mais dramáticos desta parte, já o mais divertido é, com certeza, eles se fingindo de turistas, a interpretação deles foi sensacional! Esse momento vai ficar marcado (risos), porque souberam deixar muito bem colocado um momento de leveza em meio a tanta tensão... Amo Sense8!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... foi muito bem-colocado como um momento "mais leve", ainda que totalmente necessário para o desenvolvimento da história, e era algo que precisávamos ter nesse último capítulo, não? Simplesmente fenomenal... a cada episódio mais apaixonado por Sense8, vou levar para sempre essa série no coração, com muito amor! <3

      Excluir

Postar um comentário