Chiquititas (2015) – Mili volta a enxergar!



“Como você tá bonita, Gabriela!”
Essa caminhada toda em “Chiquititas” foi uma de minhas tramas favoritas, e tudo contribuiu para que fosse memorável. A escrita foi perspicaz, com o tempo perfeito para que nada fosse corrido, mas tampouco enrolado (porque precisávamos entender o sofrimento de Mili e vê-la se desenvolver), e Giovanna Grigio realmente ARREBENTA em sua atuação! Vários personagens funcionam como suporte para essa fase de Mili, e é o caso principalmente de Gabi e Mosca, além de Marian, que está ali para tornar tudo mais complicado, mas é a Giovanna Grigio quem realmente brilha. Ela interpreta uma garota cega de forma convincente, e ainda consegue explorar todo um lado de revolta e desesperança por ser uma garota que ficou cega por causa de um evento traumático, diferente do caso de Téo em “Cúmplices de um Resgate”, que sempre foi cego.
O papel de Téo e a atuação de Fhelipe Gomes também foram IMPECÁVEIS.
Tendo amado tanto esse desenvolvimento todo, eu estava bastante dividido ao me aproximar dessa fase da novela. É claro que eu queria ver Mili voltar a enxergar, e é claro que eu estava ansioso pelo beijo de Mili e Mosca, mas também lamentava o fato de que não teríamos mais essa fase tão dolorosa da personagem de Mili e da atuação de Giovanna Grigio, porque foi esses capítulos que mais mostraram o potencial dela como atriz e a profundidade da Mili como uma personagem real. Afinal de contas, ela sempre foi uma garota que se preocupava mais com os outros do que com si mesma, que cuidava de todo mundo e era a voz da razão em qualquer situação… agora, nesse período em que ficou cega, ela foi humanizada, seus “defeitos” foram trazidos à tona e é maravilhoso ver que “ela não é perfeita”, como talvez pensássemos que ela era.
Porque isso a torna muito mais próxima de nós.
Mili sofreu, e sofreu muito. Ela sofreu com a sensação de que “estava incomodando”, sofreu com o medo de nunca mais voltar a enxergar e a possibilidade de ter que se afastar de todo mundo, porque a Carmem a queria mandar embora… sofreu, mesmo depois dessa sombra passar, porque Marian começou a se passar por filha de Gabi e estava sempre presente e disposta a fazer de sua vida um inferno. Mesmo assim, Mili também recebeu muito carinho e amor nesse período todo. Gosto de como a Gabi cuidou dela, como uma mãe, mesmo que ainda não saiba disso, e gosto de como o Mosca sempre se mostrou presente, cuidadoso e apaixonado. O cúmulo do sofrimento esteve quando Marian abandonou Mili SOZINHA em um lugar perigoso, longe de tudo, sem dinheiro e sem celular, e sem qualquer esperança de voltar para casa… ali, o sofrimento de Mili me atingiu em cheio.
Por isso, ela merecia ser feliz. Tudo começa durante o show de talentos, quando ela abre o seu coração e diz que “cansou” de só pensar nos outros e negar seus sentimentos. Então ela se declara lindamente para o Mosca e ganha o beijo de seu Príncipe Azul. Após o beijo, com todo o estresse do dia caindo sobre ela, Mili desmaia e acaba no hospital e é ali, sozinha no quarto, que MILI ACORDA ENXERGANDO NOVAMENTE. A cena é belíssima. Culminando com toda a brilhante atuação de Giovanna Grigio que acompanhou essa fase, temos a felicidade tão palpável e tão merecida que está presente em seu sorriso, em seus olhos, na maneira como Mili irradia ALEGRIA ao olhar para as coisas ao redor, para as suas mãos, e eu achei absolutamente fofo como a primeira coisa que ela faz é agradecer a Deus. Mili está enxergando novamente, enfim!
Além de Fernando, a primeira pessoa a saber disso é Gabriela, e eu adorei como Mili olha para ela e comenta: “Como você tá bonita, Gabriela!” Chegou a arrepiar e eu chorei. O sorriso de Mili, tão feliz e inocente, puro. As duas se abraçam, e depois é o momento com Carol, Júnior, Pata e Mosca, e o Mosca não poderia estar mais feliz e com um sorriso mais amplo. O abraço em grupo deles é revigorante, repleto de risadas e amor, uma cena totalmente pura e linda. No orfanato, as pessoas celebram, Maria diz que “foi o Papai do Céu que salvou a Mili”, e Cris diz que ela merecia, depois de tudo isso… agora, ela só precisa passar mais uma noite no hospital, para que o Fernando possa fazer mais alguns exames e garantir que está tudo bem, e então Mili poderá voltar para casa… enquanto isso, Marian segue cavando a própria cova, e eu me divirto.
Não sei o que ela pensou, sinceramente. Em algumas ocasiões, Marian pareceu mais inteligente. Aqui, eu não sei como ela achou que “escaparia” disso. Ela agiu abertamente, tirou a máscara, e foi confrontada de todos os lados. Primeiro por Gabriela, que estava furiosa (“Marian, por que você deixou a Mili sozinha no meio da rua?”), depois por Carmem, que a repreende por esse seu planinho arriscado (“Você fez a besteira e agora tá aí. A coisa tá feia pra você e pra mim!”), e depois as garotas todas do orfanato ficam contra ela no dia seguinte, na escola… com razão. A sua escapatória, sabendo que “a coisa ia ficar difícil pro seu lado”, é tentar apelar para o drama, e é o que ela faz quando Gabi a enfrenta novamente… ela diz que todo mundo prefere a Mili, que “ninguém gosta dela”, e acusa a Gabriela de não gostar dela… infelizmente, isso deve funcionar.
Um pouco.
Depois disso tudo, Mili decide que não quer mais morar na mesma casa que a Marian, muito menos no mesmo quarto, e a verdade é que a Gabi mal tem como contra argumentar, depois de tudo o que aconteceu. Por isso, MILI VOLTA PARA O ORFANATO, e é um retorno bonito. Ela está uma graça, toda arrumadinha e fofa, e parece que aquela ali é mesmo a sua casa. Ela quer estar ali, junto de suas amigas, e a emoção dela em estar de volta à casa e ao quarto, ainda mais enxergando, é pungente. O reencontro com as amigas também é bonito, com um abraço coletivo no quarto quando elas chegam da escola, e é uma pena que nem Pata nem Bia estivessem presentes para participar desse momento tão importante. De todo modo, agora ela está de volta e tem um Príncipe Azul a esperando… quando Mosca vai vê-la, ele está mais nervoso que ela.
E AQUILO É TÃO FOFO!
A maneira apaixonada como eles se olham é LINDA DEMAIS! <3

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Achei interessante que a Íris sempre fez com que a Mili tivesse laços com todos desde a primeira olhada. Foi assim com a Gabi, com o Mosca, com a Pata e todos os outros.

    Achei no YouTube algumas chamadas de 2014 anunciando que a novela entraria numa nova fase, com a entrada da Maria e do Tiago ("O Tiago vem morar aqui com a gente"). Achei curioso, porque nunca tinha visto essas chamadas ou não me lembrava de ter as visto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhm, acabei de assisti-los também, achei bem interessante! Mas não sei, eu não assistia ao SBT em 2014, só comecei a assistir em 2015, com "Cúmplices", e então as demais através da reprise... será que elas foram pouco exibidas na época?!

      Excluir
    2. Devem ter sido poucos exibidas, porque eu não me lembro delas nos intervalos de Rebelde, por exemplo...

      Excluir
    3. Ah, sim. Eu não assisti a reprise de Rebelde :(

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário