Reverie 1x03 – No More Mr. Nice Guy



Is Mara trapped inside her own Reverie?
Apesar de ser um procedural, “Reverie” traz uma série de possibilidades na trama principal de Mara Kint que muito nos intriga. Particularmente, eu gostei muito do caso de Nate Hallo e de como Mara ajudou a solucionar esse problema que poderia ser um processo sério contra a Onira-Tech, mas nesse momento estou pensando bastante na própria Mara. Ela está vendo Brynn por todo lado e está começando a confundir o que é realidade e o que é o programa, mas e aquele final? Ela está presa dentro da Matrix? Se ela estiver mesmo presa dentro de um Reverie, talvez ela sempre tenha estado, desde que a série começou, e então é possível que ela nem seja a personagem que pensamos, talvez ela nunca tenha trabalhado com negociação de reféns, talvez ela esteja se refugiando do trauma de perder a irmã e a sobrinha… definitivamente, são muitas possibilidades!
Mas sem novas informações, vamos falar sobre o caso da semana… NATE HALLO. O episódio começa com um assalto ao banco, o que é inovador, porque como a própria Mara Kint comenta ao entrar lá e buscar por Nate entre os policiais, “ninguém entra no Reverie para ser um assaltante”. Mas pelo jeito, Nate entra. Quando sua esposa, Annie, chega em casa e o vê logado no Reverie nas últimas 16 horas ininterruptas, ela se pergunta “por que ele faz isso” e vai até a Onira-Tech com seu advogado, falando de um processo e pedindo que eles o tirem lá de dentro… no entanto, não é assim que funciona, eles não podem simplesmente desligar o Reverie de Nate: ele só pode sair de lá por vontade própria. Assim, Mara pede que Annie lhe dê um dia para convencê-lo, e entra no Reverie em busca de Nate pela primeira vez, o encontrando roubando um banco e fugindo em um helicóptero!
“Stop distracting me, I’m in the middle of a robbery here!”
Na próxima vez que entra, Mara Kint tenta chamar a sua atenção, e eu acho que ela é maravilhosa ao fazê-lo, mas ainda não tem as informações o suficiente para chegar a ele de fato. Ela diz que falou com sua esposa, mas Nate não quer escutá-lo e diz que “aquela é sua vida real agora”. Então, Mara tenta falar com Annie, do lado de fora, tentando descobrir o que o está prendendo lá dentro, e recebe a informação de que, há várias semanas, eles sofreram um assalto traumatizante que ele pareceu “superar” muito depressa… chegou a dizer, há algumas semanas, que ela devia “seguir em frente”. E isso tudo é bastante peculiar, tendo em vista que Nate Hallo é justamente um assaltante dentro de seu Reverie. Dessa vez, quando entra, Mara tem muito mais sucesso em falar com ele, e diz que isso tudo já lhe custou tanta coisa, como seu emprego e sua casa… não deixe que isso custe sua família também.
Parece-me que Nate estava pensando em ouvir Mara, quem sabe teria até saído do Reverie, mas então ele é capturado por um motoqueiro misterioso com correntes. Confusa, Mara diz a Paul que “não foi ele quem trouxe esse homem para dentro do programa”, porque ele estava apavorado, e Paul a explica sobre como o programa nos lê e como ele toma algumas decisões baseadas em nossas reações e no que ele acha que precisamos, além daquilo que realmente pedimos, e para provar o que diz, ele a leva para dentro de um Reverie próprio, de sua casa de infância, recriada a partir da memória, onde o programa inseriu uma porta e, atrás dela, “a versão Reverie de seu pai alcóolatra”, alguém com quem ele pudesse lidar… a maneira como o programa pode ajudar a lidar com TRAUMAS é bem interessante, embora não necessariamente eficaz.
Ao que tudo indica.
Mara descobre, também, que o cara que prendeu Nate lá no Reverie não é o mesmo do retrato falado que invadiu a sua casa, mas talvez seja uma representação dele… além do mais, Nate nunca apareceu na polícia para identificá-lo, e essa é a chave de tudo! Quando Mara entra novamente no Reverie, ela encontra Nate e o convida para sair com ela, porque poderão enfim mandar para a prisão aquele que invadiu sua casa, mas ele precisará identificá-lo. Ali as peças finais se encaixam, quando Nate conta que o assaltante retornou depois de algumas semanas do ataque, ameaçou matá-lo se ele falasse com a polícia, e foi quando ele disse à esposa que ela tinha que “seguir em frente” e deixou que o medo tomasse conta dele, e se refugiou no Reverie, o único lugar onde podia se sentir forte e seguro novamente. No entanto, Mara o convence a enfrentar o seu medo…
…e o leva para fora.
Foi muito bonito ver Nate Hallo saindo de seu Reverie, indo até a polícia, reconhecendo o cara que o atacou em sua casa, e reencontrando a esposa – a cena com a esposa foi bonita, um reencontro sincero, em que ela diz que “não precisa protegê-la o tempo todo, porque eles estão ali para proteger um ao outro”. Então, seguindo o próprio conselho a respeito de “ENFRENTAR O SEU MEDO”, Mara Kint resolve visitar, enfim, a casa onde a sua irmã e a sua sobrinha foram assassinadas por seu cunhado, e é uma cena muito forte… realmente me questiono a necessidade de estar novamente naquele lugar, mas para efeito dramático da série é essencial! Porque ali, no quarto vazio, Mara Kint reencontra Brynn, e então percebe que tudo ao seu redor está “falhando”. Porque, de alguma maneira, AQUILO TUDO NÃO É REAL… e o que isso significa?
Mara está dentro do próprio Reverie?

Para mais postagens de Reverie, clique aqui.


Comentários