The 100 5x08 – How We Get to Peace



“My sister, my responsibility”
Sério, como eu já vinha dizendo há semanas: ALGUÉM TEM QUE DETER A OCTAVIA! No fim do episódio passado, quando ela colocou Madi ao seu lado para a GUERRA, Clarke decidiu que algo precisava ser feito urgentemente. Segundo Octavia, “War is here!”, mas existe uma maneira de garantir a paz: Diyosa está disposta a dividir o Vale se Wonkru se render, e se Octavia jamais faria isso, é hora de tirar Octavia do comando e garantir essa tão sonhada paz. Clarke está disposta a matá-la, se for preciso, embora Bellamy seja totalmente contra essa ideia, e mesmo que eu ame e defenda o Bellamy dentro do possível, dessa vez não havia como – Clarke estava certa. Passei o episódio todo com muita raiva de Octavia e a maneira como ela é irredutível e teimosa, e com medo dessa sua proximidade com Madi, embora o episódio as tenha mostrado pouco.
Enquanto Wonkru implode, Kane se pergunta se, ao depor Octavia e deixar que Diyosa cuide de tudo, eles não estariam substituindo uma ditadora por outra, embora ela garanta que não – é interessante notar que todo o nojo que originalmente sentimos da personagem agora está começando a diminuir, com toda a tentativa de humanização do roteiro, um pouco pela sua gravidez, que dura 100 anos e 5 meses. As decisões de Diyosa nem sempre são muito compreensíveis… Murphy e Emori planejam usar McCreary para trocarem-no por Raven, mas Diyosa se recusa a fazer a troca (“May God have mercy on his soul”), e McCreary, ao saber dessa recusa dela, resolve “ajudar” Murphy, que aceita a proposta apenas para que possa salvar Raven, mas eu sinto que, ainda a cinco episódios do fim da temporada, deve haver algo escondido ali.
“May God have mercy on his soul” pode, quem sabe, ser um código?
As coisas mudaram quando Murphy disseram “as palavras exatas” de Diyosa!
Também estou cada vez mais enojado de Abby, mas, em minha defesa, eu nunca gostei muito dela, e sempre deixei isso muito claro. Agora, ela descobriu uma possível maneira de curar as pessoas que estão ali, tomando o Vale, mas não quer fazer isso porque “é sua função como médica”, mas porque quer garantir a droga em que está viciada. Para que a cura seja possível, Abby precisa da ajuda de Raven, que fica revoltada e grita com ela quando descobre o porquê de ela estar ajudando Diyosa, dizendo que não vai mais ajudá-la a conseguir a sua droga, mas Abby faz de tudo pela sua dependência, inclusive atacar Raven. Não importa que ela estivesse chorando naquela cena, eu senti um ódio tremendo de Abby, como já sinto há muito tempo! E falando nisso, também temos Echo, pensando racionalmente e decidindo que precisam matar Shaw, o único piloto que eles têm, porque é a única vantagem real de Diyosa sobre eles.
Mas acho que Raven não terá coragem disso.
Ela não é como a Abby.
De volta em Wonkru, o plano de Clarke é matar Cooper para fingir que ela morreu em um acidente e acabar com a vantagem que Octavia tem sobre Diyosa: os vermes. Monty é forçado a ajudar, e isso lhe faz muito mal, e eu gosto que, embora ele tenha ajudado, ele deixou muito claro o seu desgosto e jogou na cara de Monty o quão hipócrita ele estava sendo naquela coisa de “tirar uma vida para salvar centenas”, porque ele não estava disposto a matar Octavia! Clarke e Bellamy organizam para que a morte de Kara Cooper pareça um acidente, com um corte na sua luva, e Indra ajuda liberando o gás que destrói todos os vermes, “antes que eles se espalhem por Wonkru”, mas Octavia tem tudo muito bem pensado: eles não vão usar os vermes para atacar o Vale, mas ovos, que já estão à salvo, então a morte de Cooper não faz sentido nenhum.
“Whoever wanted to make this look like an accident, they didn’t know that, either”
E o plano segue… A GUERRA SEGUE. Octavia manda prenderem Clarke pelo assassinato de Kara Cooper, e ainda ameaça prender também Bellamy quando ele tenta intervir a favor de Clarke. Octavia está totalmente DESCONTROLADA, e exige a execução de Clarke (!), por isso Bellamy percebe que não pode seguir apenas defendendo a irmã… algo tem que ser feito. Assim, por mais que seja difícil para ele e que a cena tenha sido dolorosa, por parte de Bellamy, ele teve a atitude correta, tomou a decisão certa e difícil: ENVENENOU OCTAVIA! Ele a segura para que ela não grite (“Shh. You'll be ok. By the time you wake up, we'll be in the valley. We will have peace”), e então a deixa ali, no chão. Agora, Octavia não estará mais no comando, talvez seja a oportunidade que eles terão de se render e conseguir a paz, dividindo o vale com Diyosa… ou não.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários