3% 2x09 – Colar



“Você acreditou em uma coisa podre!”
Ah, se esse não é o melhor episódio de “3%”, eu sinceramente NÃO SEI QUAL É! Que delícia podermos explorar o passado do Maralto vs o Continente, podermos entender a história que transformou o “Trio Fundador” em simplesmente “Casal Fundador” ao longo de 105 anos de história, e foi com infelicidade que descobrimos um lado desprezível de André – poxa, André, depois de tudo o que torcemos por você?! De todo modo, a promessa é GIGANTESCA para o Season Finale, e eu acho que teremos um episódio e tanto, com o plano de Joana e Fernando agora com a ajuda de Rafael e, talvez, da própria Michele! Mais interessante ainda foi que “Colar” soube dosar bem a trama no passado com o presente, fazendo paralelos inteligentes que conduzem a história um passo a frente, e o roteiro dessa segunda temporada está mesmo impressionante.
Já quero renovação para terceira temporada!
\o/
O episódio começa 107 ANOS NO PASSADO, dois anos antes do Primeiro Processo, e estamos na Sala de Dados a que Michele e André chegaram no fim do episódio passado. O até então “Trio Fundador” estava construindo o Maralto, mas havia uma base complexa por baixo dessa história, com o pai de Samira no Continente, às portas de uma guerra civil, o povo na rua, pensando em antecipar a migração ao Maralto, mesmo que ela diga que “eles ainda não estão prontos”: “O Maralto é pra ser uma utopia! Fartura, tecnologia, sustentabilidade. Como vocês querem uma sociedade assim, já começando com essa injustiça?” O plano do pai de Samira é levar para lá as pessoas que financiaram o Maralto e pronto, e manda que ela inicie a “desocupação” imediatamente. Naturalmente, isso vai contra tudo o que foi inicialmente pensado, e ela se recusa.
Há UM ANO E MEIO, trabalhando no Departamento de Construções, André descobriu esse lugar “abandonado” pelo Casal Fundador, e foi quando ele começou a assistir esses vídeos de anos no passado e a entender a trama por trás dessa fundação. O Trio se revolta, diz que não podem permitir que eles invadam o Maralto, que eles drenarão o lugar até a última gota, como fizeram com o Continente! “Nós, do Trio Fundador, somos contra a migração antecipada”. Assim, Samira sugere uma alternativa: que eles permitam que eles recomecem a pesquisa no Continente, iniciando a proposta do Maralto do zero, ali para TODO MUNDO, e eu senti um tremendo orgulho dela. “Você vai abandonar sua família mesmo?” “Com prazer”. Seus companheiros, no entanto, não concordam com a sua proposta, e se recusam a abandonar o Maralto a todo custo.
Portanto, planejam “atacar antes que os invadam”.
Sabotar o Continente.
Enquanto vemos essa trama toda no passado, e vemos Michele se inteirar de toda a história através das gravações (“Trio?!”), com certo choque, também vemos o plano da “Causa” começando a ganhar consistência. Fernando e Joana estarão dentro do Prédio do Processo, onde apagarão as primeiras cópias dos registros, e Rafael irá para o Maralto naquela noite, para que possa apagar o backup do lado de lá, ou então eles serão avisados e farão alguma coisa. Tudo tem que ser coordenado para acontecer ao mesmo tempo. É algo importante, e eles farão isso e entrarão para a história! Glória, no entanto, quase arruína o plano todo convencendo a guarda da prisão a deixar Fernando sair (fiquei com raiva dele por não acreditar nela, porque eu acreditava desde sempre!), mas ele é esperto e um pouco idiota provocando e cuspindo na cara dela…
Pelo menos, ele continua preso…
precisa estar dentro do Prédio para o plano funcionar!
A grande sacada do episódio, mais surpreendente do que todo o resto, foi a trama da Terceira Fundadora, que queria salvar todo o Continente, em paralelo com André e Michele, e descobrimos coisas que não esperávamos. Em primeiro lugar, o Casal Fundador “oficial” foi bem filho da p*ta, porque eles só pensaram neles mesmos enquanto a Samira era a única mais humana que se importava com o pessoal no Continente: “Vocês dizem que tão preocupados com a humanidade, mas só estão preocupados com vocês mesmos!” Toda a situação é difícil, e Samira os confronta sobre eles estarem pensando em SABOTAR aquelas pessoas que tinham se disposto a ajudar, e isso destruiria as gerações futuras. O desprezível Casal Fundador foi o RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÇÃO E MISÉRIA DO CONTINENTE. Por culpa deles a usina explodiu, o pulso destruiu qualquer tecnologia…
Por culpa deles o Continente é o que é atualmente.
E em um momento cheio de tensão, percebemos que o André também acredita nisso tudo. Nisso que o Casal Fundador acreditava, não no que Samira acreditava. Samira, exasperada, os ameaça com uma arma, para impedi-los de sabotar o Continente, mas em toda a confusão de tentar desarmá-la, ELES ACABAM A MATANDO, e escondem o seu corpo e a história para sempre. O mais doloroso foi ver que A HISTÓRIA SE REPETE. Enquanto Michele está horrorizada com todas essas revelações, André está em um discurso desprezível sobre como eles fizeram o que tinha que ser feito, e sobre como quem sofre são “apenas as pessoas que merecem, porque quem merece vai para o maralto”. RIDÍCULO. É uma decepção aterrorizante perceber essa mentalidade corrompida do André, e então a conclusão seguinte é bastante óbvia: ele realmente matou aquele homem.
André, no fim das contas, NÃO ERA INOCENTE. Ele foi o primeiro (segundo? Terceiro?) assassino do Maralto, e matou como o Casal Fundador matou Samira: porque pensava diferente. Quando o homem ao seu lado decidiu que precisava mostrar aqueles vídeos para o Conselho e reparar os erros que cometeram contra o Continente nesse tempo todo, porque foram os RESPONSÁVEIS por isso, no fim das contas, André o atacou para manter aquela ideia elitista e injusta do Maralto nos últimos mais de 100 anos. “3%” surpreendeu ao desenvolver tão bem essa trama, mas é triste ver aquilo que construímos em relação ao André DESMORONAR desse jeito, como desmorona para Michele… e a representação gráfica dessa decepção está na cena em que André mata o homem A PANCADAS, profundamente violento e descontrolado, em um momento chocante.
É nojento ouvir seu discurso agora.
Não há mais retorno para o André. Mesmo depois de tudo, mesmo depois de a Marcela ter “arruinado” a sua vida, ele quer provar para ela que é mais útil ao seu lado do que preso no Cubo, e isso é BURRICE, no mínimo. A relação entre ele e Michele se parte definitivamente quando eles discutem aos gritos e, depois de ela dizer que “ele acreditou em algo podre”, e ele responder que “melhor que ela, que não acredita em nada”, ela solta um “Eu acreditava em você!”, que foi uma das cenas mais fortes da Michele na história de “3%”! Agora, o plano está sendo colocado em prática. Joana, Fernando e Rafael trabalhando lado e lado, e quando Michele escuta a conversa deles através da Sala de Dados do “Casal Fundador”, ela pega o colar de Samira, o que é repleto de simbolismo, e deixa André para trás, enfim se juntando a um lado da luta.
E me parece o lado certo!

Para mais postagens de 3%, clique aqui.

P.S.: “Esse aí é doidinho, cara. Foi o próprio pai que entregou ele pra gente” Tá vendo, Fernando? NA SUA CARA!

Comentários

  1. Esse episódio foi maravilhoso, surpreendente e comovente. André culpado foi um baque, toda a história sendo revelada foi sensacional. Com certeza uma série que merece uma renovação. Amo!

    ResponderExcluir
  2. Amooo essa série ela merecia mais reconhecimento!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário