Primeiro Capítulo de “A Usurpadora” (09 de Fevereiro de 1998)


“¡Pareces mi hermana gemela!”
HÁ EXATOS 20 ANOS! E assim começa a jornada de Paulina Martínez e Paola Bracho. “A Usurpadora” é uma telenovela de imenso sucesso até hoje, e um dos motivos é a brilhante interpretação de Gabriela Spanic, tanto no papel da doce e preocupada Paulina, quanto da malvada e doentia Paola. Desde o primeiro capítulo, desde os primeiros momentos das duas, percebemos o quanto a novela tem carisma, e passamos o capítulo inteiro vidrados, esperando por mais… esperando para ver Paulina entrar na casa dos Bracho. Porque o primeiro capítulo, entre outros acontecimentos, conta com o momento em que Paola conhece Paulina por acaso, no banheiro de um clube chique em Cancún, e percebe que aquela mulher que se parece tanto com ela é a resposta para o fim de seu sofrimento… finalmente ela pode deixar a casa e as pessoas que a aborrecem para trás.
Ela tem alguém que pode assumir seu lugar.
A novela começa nos apresentando Paulina Martínez e sua mãe moribunda. Paulina é uma jovem bondosa, sua personagem leve e repleta de vida e de esperança. Amorosa com a mãe, ela não consegue pensar em sua morte, e diz que “a ama mais que tudo”. Inocente, também espera se casar com Oswaldo antes da morte da mãe, embora as pessoas digam que “o medo de deixar a filha sozinha é a única coisa que ainda a mantém viva”. Mas ela é confiante de que tudo vai melhorar. “No, mamá. No hables de muerte porque no me gusta. Tu te vas a curar”. De fato as coisas estão para mudar, mas não da maneira como ela espera… Paula está muito perto de morrer, e não quer morrer antes de ver novamente sua filha, porque “precisa lhe contar a verdade”, uma verdade que, mesmo que ela não tenha tempo de contá-la ela mesma, virá à tona.
Porque o destino a une a Paola Bracho.
Conhecemos Paola Bracho se divertindo no clube onde Paulina trabalha, bêbada, e um tanto quanto desvairada, se você me perguntar. Tudo é bem rápido. Paola é imediatamente surpreendida pela semelhança que traz com a empregada (“Pareces mi hermana gemela”), e Paulina rebate, num tom quase “bonzinho demais”, que não vê tanta semelhança assim: “Entre usted y yo hay una diferencia muy grande. Usted es refinada, elegante, con clase. Se ve que es muy rica. En cambio yo no soy más que una humilde muchacha de provincia”. De todo modo, Paola GARANTE que elas são muito parecidas, e que se ela se arrumasse como ela e se maquiasse, certamente todos a confundiriam com ela. Portanto, um plano já começa a maquinar em sua cabeça… “¿Sabes? A lo mejor algún día voy a necesitar de ti para alguna de las locuras que a mí se lo me ocurren. A Paola Bracho”.
Em paralelo, conhecemos a Casa dos Bracho. Vemos Vovó Piedad enferma, pedindo por Paola, que é a única que lhe dá licor e conhaque, enquanto os outros tentam convencê-la de que ela não pode bebê-los. Carlos Daniel, seu marido inocente e apaixonado, sente falta da esposa (“Paola, no me acostumbro a estar sin verte”), e parece tratá-la com todo o carinho do mundo. Ela, totalmente DISSIMULADA, tem uma das melhores cenas do capítulo ao falar com ele pelo telefone, dizendo que sente falta de estar com eles, e promete “voltar logo”. Então, para não descumprir sua promessa e não deixar de se divertir, Paola tem uma ideia: mandar Paulina em seu lugar. “Sí, es igual a mí. Tanto que se la mandara a mi casa en mi lugar, nadie se daría cuenta que es otra mujer”. Agora, ela só precisa convencer Paulina a entrar em sua “brincadeira”.
No primeiro teste, Paola vai ao clube com um turbante na cabeça, e meio que obriga Paulina a trocar de lugar com ela, para ver se as pessoas notam. Paulina ainda não sabe se fazer passar por Paola, e não diz nada, mas a aparência faz todo o trabalho: sua própria companheira de trabalho não consegue reconhecê-la. Paola, cada vez mais louca, ri de prazer ao notar que seu plano tem TUDO para dar certo. Então, Paola é bem direta, e pergunta a Paulina quanto dinheiro ela quer para ir até a sua casa e se fazer passar por ela. A proposta é que ela passe UM ANO em seu lugar, vivendo uma vida boa na sua família e na sua casa, e então, quando regressar, Paola lhe pagará com a quantidade de dinheiro que quiser. E ela precisa do dinheiro. De todo modo, em um primeiro momento, Paulina diz que não tem dinheiro que lhe compre para que cometa semelhante delito.
Por ora, é um NÃO. Mas as coisas estão mudando…
Paula está morrendo, Oswaldo a está abandonando… tudo vai mudar.


Para mais postagens de A Usurpadora, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários

  1. Quanta nostalgia! 20 anos! Nem parece que já faz tanto tempo assim. Eu amo A Usurpadora! me lembro bem a primeira vez que a novela foi exibida no Brasil, eu nem sabia o que significava "Usurpadora", mas estava lá, sempre arrumando a "anteninha" da minha TV preto e branco para não perder nenhum capítulo dessa trama tão envolvente, que ao que parece, fez mais sucesso no Brasil, do que no próprio México. Quanta saudades das loucuras maravilhosas de Paola Bracho, e também das bondades emocionantes de Paulina para sustentar uma família problemática no bom caminho. LA USURPADORA, TE QUIERO POR SIEMPRE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário