Carinha de Anjo (2018) – Dulce sonha com Teresa e Cecília!


“Dulce Maria? Teresa? Eu posso entrar?”
Um dos destaques da novela “Carinha de Anjo” sempre foi a participação da atriz mexicana Lucero como “Teresa”, a mãe da pequena, que aparece para ela em sonhos, com conselhos, broncas e diversão. Às vezes os sonhos parecem desconectos da trama principal da novela, bastante aleatórios, e a sua recorrência pode ficar enjoativa, às vezes, mas de modo geral é motivo de muita EMOÇÃO na novela. Gosto muito da Lucero, e ela brilha como a carinhosa mãe de Dulce Maria. Agora, com o casamento do seu papito Gustavo (embora ela nunca diga “papito” na versão brasileira!) com a Cecília se aproximando velozmente, a Dulce teme que vá deixar de sonhar com a sua mãezinha quando isso acontecer, ou se ela deixar de dormir na escola, que é onde, supostamente, ela mais sonha com a Teresa. Tudo é uma maldade tremenda da Frida e da Bárbara, claro.
Afinal de contas, a Dulce sonha com a sua mãezinha, e ela falou sobre isso com as amigas, e Frida viu a oportunidade perfeita para aprontar. A ideia do Gustavo e da Cecília, depois do casamento, é que a Dulce possa vir dormir em casa todas as noites, e a Frida provoca a Dulce dizendo que, quando isso acontecer, ela vai deixar de sonhar com a Teresa. Inocente, a menina acredita. É muito triste ver a Dulce tratando a Cecília mal (“Eu não nasci grudada com ela mesmo!”), mas felizmente dura pouco. Tudo a faz sofrer demais, e ela acaba conversando com a Irmã Fabiana, que é super compreensiva e a orienta a ir falar diretamente com a Cecília… na tentativa de aliviar a dor da pequena, a Cecília promete que ela poderá seguir dormindo na escola, mesmo depois do casamento. O problema é que é uma decisão importante e Cecília não consultou o Gustavo.
Por um momento, eu achei que teríamos um grande problema entre o casal por causa disso, mas as coisas até que caminham bem. O problema é que eles explicam/contam as coisas muito devagar. O Gustavo fica bravo, em um primeiro momento, dizendo que ela não podia prometer algo assim sem consultá-lo primeiro, mas então ele compreende a atitude da noiva, que estava preocupada com a imensa tristeza da Dulce Maria, e só quis acalmá-la. Por fim, a história fica guardadinha com o Gustavo agradecendo a Cecília por tranquilizar a filha deles. Foi bem bonito, por fim. E eu tenho as minhas ressalvas em relação à Dulce ir dormir na casa todas as noites, porque parece “favoritismo”, e no começo da novela a Madre Superiora deixava muito claro que não gostava que as meninas saíssem da escola a qualquer hora, como queriam tirar a Dulce.
Mas isso não importa agora.
O QUE IMPORTA É O BELÍSSIMO SONHO.
Eu estava ANSIOSO por esse sonho da Dulce Maria, com as suas “duas mamães”. É uma cena bonita, profunda e toda repleta de EMOÇÃO. Lucero e Bia Arantes interpretaram brilhantemente, com a emoção estampada na conexão que se estabelece entre as duas, contracenando pela primeira vez, provavelmente a última… e a cena me arrepiou. E me arrancou lágrimas. Infelizmente, a Lorena Queiroz não consegue expressar toda a emoção de um momento tão único quanto esse, mas as atrizes adultas fizeram com que a cena fosse perfeitamente MEMORÁVEL, com uma carga emocional altíssima e tocante. E eu acho que tudo que uma disse à outra fez muito sentido, e quase pareceu uma despedida da Teresa, embora ainda não seja o caso… quero ver como a versão brasileira da novela tratará essa finalização, inclusive.

“Isso se chama sintonia. Eu quero, minha carinha de anjo, que você tenha absoluta certeza que a Cecília, pra mim, é uma pessoa muito importante. Porque ela vai lutar sempre pelo amor da minha família. E quem ama os meus amores também merece o meu amor”, diz a Teresa a Dulce sobre a Cecília.

Então a Cecília bate na porta e a abre… pergunta se pode entrar.
Meu coração acelerou, meus olhos se encheram de lágrimas. QUE CENA MAIS LINDA!

“Eu não podia assumir a sua família sem antes pedir a sua bênção, Teresa”
“Você aqui nesse sonho, Cecília, é a prova de que quando queremos muito alguma coisa, lutamos por ela, e usamos os melhores sentimentos que existem dentro de nós, o sonho pode se tornar uma realidade”
“Eu também tô muito emocionada de estar aqui com vocês. Mas a minha felicidade só vai ser completa se você abençoar a minha união com o Gustavo”
[…]
“Linda e querida Cecília: eu confio a você o que tive de mais importante na vida. O Gustavo e Dulce Maria. Eu vou sempre estar rezando e guardando por vocês. Minha filha, a partir de agora, você tem duas mamães, e quero que respeite, obedeça, ame sem medo e confie na Cecília como se fosse eu ao seu lado”
“E você, Teresa, está sempre nas minhas orações. Toda vez que eu me sentir insegura, passando por alguma dificuldade, sem saber como fazer, como agir, eu vou pedir a Deus que me guie e me ilumine, para que eu possa agir como se fosse você”

“Então, minha carinha de anjo, agora seja para a Cecília a melhor filha que você puder ser, assim como já é pra mim. E que amanhã seja o começo de uma nova vida pra vocês, repleta de alegria, de amor e saúde”
“Iupiii!”

Mais do que falar sobre a cena, precisava transcrevê-la, porque são palavras LINDAS DEMAIS, que me emocionaram do começo ao fim. E abaixo está a cena, para você que não viu ou que gostaria de rever:


Ainda não sei como a versão atual de “Carinha de Anjo” vai tratar a personagem de Teresa no fim da trama. A Dulce Maria está preocupada demais em “perder” a sua mãezinha nos sonhos, mas eu acho que isso é algo que precisa acontecer eventualmente, como aconteceu na versão mexicana. No último capítulo, a Angélica, mãe da nossa Dulce, aparece pela última vez durante a primeira comunhão da garota, e se despede, porque sabe que a sua missão ali chegou ao fim. É como se a Dulce Maria precisasse muito da presença constante da mãe enquanto estava sozinha no colégio, mas agora ela “cumpriu sua missão”, e o seu espírito pode descansar em paz. Não que a Dulce não precise mais dela, mas agora ela está crescendo, e agora ela tem a sua família completa, formada por Luciano/Gustavo e por Cecília para acompanhá-la. É um momento muito simbólico e bonito.
Vamos aguardar para ver como será nessa versão!

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Eu também chorei com essa cena. Foi lindo o momento de união entre Teresa e Cecília por amor a Dulce Maria. Que coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, a Cassandra vai estudar no internato. A semana que vem acaba com ela pedindo pra não ir, mas acho que vai sim. A nova versão sempre insistiu em nos garantir que haviam alunas adolescentes ali no colégio, embora nunca tenham sido mostradas. Curioso para o uniforme, não quero que seja o mesmo já usado pelas crianças. Espero que seja um parecido com o da escola Ruth Goulart, de Poliana (porque eu AMEI aquele uniforme, me lembrou Rebelde). Passa no meu blog, tem posts novos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais temia: as "grandonas" na escola. Pra mim parece tão absurdo, porque essas alunas eram fantasmas até então! HAHA Todo evento só tinha as pequenas, toda notícia era só para as pequenas, TUDO era só para as pequenas... enfim, vamos ver como vai ser isso, mas eu vou rir HAHA Vou dar uma olhadinha no uniforme de Poliana, não conheço! :P E passar no seu blog!

      Excluir
    2. Pior que nessa nova versão, nunca vi alunas mais velhas, aliás, eu não me lembro de nenhum capítulo em que a Cassandra aparece uniformizada no colégio Doce Horizonte.

      Excluir

Postar um comentário