Chiquititas (2014) – A “Festa à Fantasia”


Somos fortes quando estamos unidos.
A temática da humilhação em uma festa à fantasia forjada é bem comum. Em “Chiquititas” não é a primeira vez que a vemos, e muito me orgulha que o pessoal do Orfanato Raio de Luz tenha se saído tão bem. É muito mais fácil lidar com essa tentativa de “humilhação” quando estamos em um grupo grande, como é o caso, do que quando se está sozinho, como Violetta, no início da primeira temporada. Embora eu ainda ache que a Vilu estava linda vestida de anjo, e o pessoal caiu na onda da Ludmila sem necessidade. De todo modo, a festa de uma garota da escola é anunciada em “Chiquititas”, e são os vizinhos que entregam os convites e avisam o pessoal de que “é uma festa à fantasia”. Eles deviam ter se dado conta da armação quando foram os vizinhos que entregaram o convite, mas eu confesso que também não me dei conta.
Por isso, vira uma sensação. Todo mundo está ansioso atrás de fantasias, querendo estar o mais lindo possível. Vivi é, naturalmente, quem mais está preocupada com isso, disposta a gastar do seu próprio dinheiro, que ganhou como modelo em Porto Alegre, para comprar a melhor fantasia possível. Ela devia mesmo ter escutado a Carol, essa é a verdade. Mas, felizmente, a Carmen tinha dado um dinheiro recentemente para o Orfanato (não da “bondade do seu coração”, nem nada, mas para incriminar Matilde e mandá-la para a cadeia, por tê-la traído com Cíntia em todo esse negócio de “tesouro”), e assim a Carol teve dinheiro para conseguir fantasias para todo mundo. Fiquei TÃO FELIZ quando a Bia conseguiu uma fantasia de Capitã Frenética… era a cara dela! E a fantasia da Tati foi um presente do “Homem Triste”, cuja trama também avança…
Vivi já viu Tati conversando com ele de novo.
Devo dizer que o pessoal está muito bonito quando chega à festa. Algumas fantasias mais bonitas que outras, naturalmente. A Tati estava uma graça. A Ana também estava bonitinha de abelhinha. O vestido da Vivi, tão comentado, não foi nem de perto dos meus favoritos. Dani estava de Alice. Duda de Príncipe. Mas ninguém, NINGUÉM, estava tão bonita quanto a Pata, vestida de Rainha, com aquele longo e belo vestido vermelho. ELA ESTAVA DESLUMBRANTE. Muito melhor do que a Marian com aquele vestidinho de cupcake sem graça. De todo modo, eles se sentem muito mal quando chegam à festa e veem que foram enganados. Cris e Vivi, dramáticas como sempre, já querem ir embora e começam a ligar para o Chico. Mas os maiores resolvem ficar e se divertir. Afinal, eles são um grupo grande e podem estar vestidos do jeito que quiserem.
E ao ficarem, eles acabam com os planos dos vizinhos. Não tem mais graça “humilhar” as pessoas se elas não se sentem “humilhadas”. E EU ACHEI ISSO INCRÍVEL! Essa é a grande vitória da cena, o fato de eles não se importarem (ou “fingir que não se importam”, em alguns casos), e se divertirem. A dona da festa adorou, por sinal. E então muita coisa aconteceu na festa… por exemplo, a Marian dançou tanto com o Duda quanto com o Mosca, uma tremenda oferecida nojenta, e a Pata “deu um jeito” nela jogando refrigerante, e posso dizer? EU ADOREI AQUILO! Sempre digo que eu sou muito parecido com a Bia (!), e essa cena prova isso novamente, porque eu, no lugar da Bia, estaria fazendo exatamente os mesmos comentários. Aliás, muito bom a Bia encontrar a Marian no banheiro, para intensificar um pouco a humilhação.
A festa mostra esses dois lados. Porque estamos falando contra a “humilhação”, mas não no caso da Marian… ela bem que merecia uma lição mesmo. Há tempos. Achei tão chato ela dançar aquela música lenta com o Duda, enquanto a Pata sofria… mas pelo menos, para aliviar a cena, o Mosca chamou a Mili para dançar, e eles ficaram absolutamente fofos. Adoro quando ele a elogia daquele jeito, embora ainda falte um bom tempo até que eles se beijem e fiquem juntos de verdade. No fim, os vizinhos tentaram zoar o pessoal do Orfanato e acabaram zoados, porque não atingiram eles em nada. Eles se divertiram e super aproveitaram a festa, e os únicos problemas foram problemas internos (e com isso eu quero dizer “Marian”), então eles não tiveram nada a ver com isso…
A trama da festa também traz à tona o fato de Samuca estar sofrendo bullying na escola por ser “nerd”, e embora nós tenhamos tido cenas divertidas, como as pequenas imitando a “dança” do Samuca, o tema era sério, e eu acho que foi bem tratado. Os garotos babacas da escola cercam o Samuca, mas o Mosca está ali para defendê-lo. Mas não apenas o Mosca, TODO MUNDO. Achei muito bonita a cena de todos se posicionando, com suas fantasias e atitudes duronas, em defesa de Samuca. Um grupo forte. Eu amo como os amigos se tornam fortes e protetores em momentos como esse, demonstrando o amor que as crianças sentem umas pelas outras, e quando essa questão do bullying não chega ao fim, o Mosca faz a única coisa que podia ser feita: fala com a direção da escola. É um importante momento social de “Chiquititas”, ensinando as crianças a se posicionarem contra o bullying, e a não ter vergonha de pedir ajuda nesses momentos.
Essas novelas também servem para isso! São educacionais.

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu adoro a química das crianças de 2013. Cada criança que foi se unindo ao grupo conseguiu ter uma química incrível com os outros, mesmo tendo chegado depois. A minha chiquitita favorita é a Bia. Aquele jeitão dela de lidar com as coisas sempre com brigas é um dos destaques dela pra mim. Gostei dela ter deixado de ser vilã mirim (ela era, até porque Bruxas Feias era dela e da Ernestina). Os meus chiquititos favoritos são o Binho e o Neco (que originalmente são o mesmo personagem), o jeito medroso do Neco e o corajoso do Binho são demais.

    Com a história da Lúcia eu percebi que o Rafa e o Binho se afastaram muito e o Thiago que ficou como melhor amigo do Binho (por mais que o Thiago não seja um dos meus favoritos, mas se eu falar porque já é spoiler da novela, e quero que você fique surpreso com a história do Binho).

    Sobre a Marian: ela tentou matar a Mili pela segunda vez no Rio de Janeiro. E no ponto em que você está ela já deve estar se passando por filha da Gabi. Essa menina tem inveja de todos. Da Mili porque tem amigas e o Mosca, da Pata porque tem o Duda, da Vivi porque é modelo, da Bia porque ela é a melhor e por aí vai. Isso devem ser problemas psicológicos, porque a Marian também tem uma história com os pais adotivos (mais surpresas, menos spoilers, vou me controlar). Você não deu uma passada no meu blog pra comentar por lá... esqueceu ou não quis mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, ESTOU MORRENDO AQUI! HAHA Acabei de escrever um texto (mas para postar só em Abril, está programado para lá!) em que eu acabo de dizer que a Bia é minha chiquitita favorita HAHA Mas ela SEMPRE FOI, e eu acho que eu já cheguei a comentar isso no blog também... enfim.

      Ah, curioso, mas eu gosto do Thiago haha

      Desculpa por não ter passado no seu blog, mas aparecerei por lá, se der ainda agora. Mas é que eu estava mesmo escrevendo um monte de coisa, cuidando dos textos da Usurpadora que eu queria começar nessa sexta porque era o dia em que completavam exatos 20 ANOS da estreia, e acabei bem cheio de coisas... mas vou lá ;)

      Excluir

Postar um comentário