Turma da Mônica Jovem (1ª Fase, Edição Nº 6) – O Brilho de Um Pulsar, Parte 1


“Aguardando novas ordens, Minha Amada Princesa!”
WOW! Empolgante. Verdadeiramente empolgante. Depois de uma pequena pausa nas aventuras mais épicas para acompanharmos a Turma da Mônica Jovem em seu cotidiano de escola e paixões, estamos de volta às sagas, dessa vez em 3 Partes! E é tudo incrível. Misturando muita aventura com ficção científica, O Brilho de Um Pulsar tem como inspiração o filme “A Princesa e o Robô”, de 1983, e traz sequências impressionantes de ação em estilo mangá, que por vezes tomam páginas completas e fazem a leitura fluir, deixando-nos curiosos por MAIS. Com a ajuda do Franjinha, a turma embarca em uma viagem interplanetária, para estudos em Marte, embarcando no Cruzador Espacial Hoshi, comandada por ninguém menos que o Astronauta! Mais maduro e durão, é bacana ver uma nova faceta de um personagem que sempre fora mais velho que a turma.
Acredito que as histórias da Turma Jovem funcionam melhor nesse estilo – quando mesclam aventuras com momentos que expressam os sentimentos e as relações dos personagens. Por exemplo, enquanto o Cascão está empolgadíssimo com a viagem interplanetária e brincando com a falta de gravidade, o Cebola está muito mais apreensivo, com medo, trocando letras, e fascinado pelos “dentões” da Mônica, sem conseguir disfarçar. Depois ela vai ficar morrendo de ciúmes do Cebolinha ao lado de Xabéu, mas ele sempre foi meio fissurado nela, não? De todo modo, o mundo está mudando, Mônica está indo atrás de seu futuro, e agora temos cidades COMPLETAS no espaço, com tudo a que uma cidade tem direito. Menos banhos regulares… porque água é um recurso importantíssimo que não pode ser desperdiçado. Portanto o banho é com areia esfoliante.
Detalhe para a cena de Cascão correndo só de toalha pela nave!
Naturalmente, o Franja é o mais empolgado de todos, e eu gosto muito do Franja porque me vejo demais no personagem! [E ele estava absolutamente lindo na p. 46, com aqueles olhos brilhando de fascinação pela nave original do Astronauta, esférica] Também gosto da história focar em outros personagens, como o próprio Franja, além do Astronauta e da Xabéu, como protagonistas mais velhos. E eu nem me lembro muito bem o que vem pela frente na história do Astronauta, mas temos muita coisa a explorar. Ele ficou um homem bonitão, carrancudo, sério, com poucas habilidades sociais. Mas parece que o Franjinha começa a temer que ele não seja mais exatamente aquele que ele imaginava e que idolatrava. Lembra-se da história de “Nunca conheça seus ídolos”? Mas vamos falar de coisa boa: QUE DELICIOSA CHEGADA A MARTE!
Xabéu explica detalhadamente as “praias” de Marte:

“Marte foi um dos primeiros lugares onde instalamos colônias! No começo, só extraímos minérios para abastecer a indústria na Terra… mas agora, estamos preparando o planeta para morar aqui. construímos usinas térmicas para derreter o gelo nos polos! O gelo virou água e inundou Marte com oceanos! A partir da água, é simples gerar atmosfera! Os gases que respiramos agora são exalados por algas transgênicas que libertamos nos oceanos! Agora, o Planeta Vermelho tem um céu azul! Fizemos Marte voltar a ser como era há milhões de anos! É o milagre da terra-formação!”

Gostei demais. Foi didático, rápido e fez muito sentido! Aparentemente a Turma da Mônica Jovem está ambientada em um futuro próximo em que as coisas já estão um pouco mais avançadas que agora, e eu ADORO isso! Bem como a perigosa exploração do Templo de Marte. Misturando ficção científica com aventuras no estilo Indiana Jones, estamos em um lugar repleto de mistérios, contra o qual o Astronauta tem um péssimo pressentimento, cujo motivo se revela quando milhares de mini-esferas aparecem e Magali decide tocar uma delas, achando que são inofensivas… mas não são, claro. É um ataque brutal. Xabéu fica na frente de Magali para defendê-la, e leva toda uma carga que a debilita seriamente, mas manda a Turma embora para que eles possam ficar em segurança… e, por ciúmes, a Mônica acaba concordando com ela.
O Cebolinha fica horrorizado, claro, e Mônica não consegue lidar com a culpa quando ele fala sobre como ela sempre foi a mais forte, e agora está fugindo do perigo deixando uma amiga para trás. Enquanto a saída do Templo também é bloqueada e o Astronauta aparece com upgrades em seu traje para derrotar as esferas (aqui o Franja se assusta porque, até onde ele sabia, o Astronauta não usava armas!), Mônica volta por Xabéu, aguentando um disparo das mini-esferas atrás do outro, forte e poderosa como sempre. Decidida. E é então que, num cliffhanger bacana, o robô desperta, vem em seu resgate destruindo todas as esferas com um só golpe, e se coloca à disposição: “Aguardando novas ordens, Minha Amada Princesa!” Rapidamente, só para completar, vemos a Princesa Guerreira Mimi, e eis então a grande vilã da próxima saga…
“Prepare uma Esquadra Punitiva. A Princesa Usagi Mimi ordena!”

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz



Comentários