Chiquititas (2014) – A briga por Laurinha!


Até onde ir por uma boneca?
Olha, eu ainda tenho uma dificuldade imensa para aceitar o visual da Laurinha na versão de 2013-2015 de Chiquititas, porque eu estava habituado DEMAIS à minha versão da boneca, que era MUITO DIFERENTE. De todo modo, embora eu ache que é um figurino terrível, a história de como Maria se afeiçoa a ela está ali, bem retratada, e precisamos falar sobre ela. Tudo começa quando a Carol encontra a Maria no meio do lixo e a convida para sua casa, e a garota a segue, sem coragem de entrar – mas retorna naquela noite. Maria aos poucos vai se abrindo, embora seja um a criança visivelmente traumatizada, que não fala nada e tem medo que se aproximem dela, e então ela vê a boneca de Dani em seu quarto e, como parece que a menina pouco se importa com a boneca, nem quis levá-la ao orfanato, Carol deixa que Maria brinque com ela.
E ela adota a boneca IMEDIATAMENTE.
Tudo é bem bacana. Eu gosto das cenas da Maria e de como ela tem esses dois lados, uma história que seria depois reaproveitada em Chiquititas 2000, na Argentina, com a personagem de Joaninha, que só conversa com Tok. Porque Maria continua muito quietinha, e eu acho bonitinho ver a maneira como, aos poucos, ela vai deixando que as crianças se aproximem. Como quando ela abraça o Rafa depois de ele ajudá-la a descer da árvore, ou como abraça a Mili… também gosto de como ela vai conversar com a Vivi, que está sofrendo por causa de toda a história com Matias que, depois de tanto tempo, finalmente veio à tona, da pior maneira possível, e de como ela sorri com a maneira como a Carol aparece para falar com a Vivi… são pequenos momentos marcados por expressões faciais que ajudam a desenvolver a personagem.
Além das cenas com a Laurinha. Porque, para Maria, Laurinha TEM VIDA. Ela se torna uma garota com o figurino da boneca (feio, por sinal), sua melhor amiga. E são nessas cenas em que ouvimos a voz de Maria – seja conversando com a Laurinha no quarto da Dani ou no pátio do orfanato, e a boneca sempre volta a ser uma simples boneca quando qualquer pessoa se aproxima, como a Carol… agora eu entendo isso tudo de forma diferente, entendo o que Laurinha REPRESENTA para Maria. Para ELA, a boneca tem vida. Mas me lembro de como era angustiante quando eu era criança, e de como eu queria que as outras crianças VISSEM a Laurinha, para que não parecesse que era coisa só da cabeça da Maria… enfim, não vamos nos prolongar nisso. O fato é que Maria vê e conversa com Laurinha, e com ela pode falar de seus sentimentos, do que está sentindo…
Mas é claro que a Dani não ia permitir que tudo ficasse bem e pronto. A Dani sendo como é, faz o maior escândalo quando vê Maria abraçada com a sua boneca, e novamente assume o papel daquilo que todo mundo no orfanato já diz que ela é: uma garotinha mimada. Eu entenderia se ela realmente GOSTASSE da Laurinha, como quando ela diz que foi uma boneca que sua mãe lhe deu, e ela quase podia passar com essa desculpa, tendo em vista que sua mãe morreu recentemente e tudo o mais… mas não é o caso. Não é o caso porque Laurinha não faz com que Dani pense na Letícia, ela não quer a boneca por nenhum motivo sentimental. Não. Ela só quer a Laurinha para que Maria não a tenha, num exemplo CLARO de egoísmo e ciúmes. E a Maria, tadinha, não fala nada, e fica toda tristonha quando a Dani pega sua boneca de volta.
Tão tristinho!
No entanto, uma das melhores coisas é o fato de TODO O ORFANATO estar do lado da Maria, até a Bia! Elas tentam dar bonecas e ursos novos para a Maria, tentam argumentar com a Dani, dizendo que ela NÃO SE IMPORTA com a boneca, e eu ADORO quando as crianças sabiamente se voltam contra a Dani e abraçam a causa de Maria. Como quando os meninos fazem um monte de micagem para divertir a pequena, e depois algumas meninas dizem que seria muito mais fácil se “alguém não fosse tão egoísta”. Então Ana vai lá para fora pintar junto com a Maria, e Pata e Bia também a seguem, junto com os meninos, para ficar junto de Maria. É a MELHOR MANEIRA de vencer a Dani. Deixando de brigar, acusar, ou tentar argumentar, se com ela não há conversa: deixando-a sozinha para pensar no que está fazendo. E eu gosto muito de ver a Maria um pouquinho feliz de novo.
Agora a Maria tem a boneca. A Maria tem a boneca porque a Carol tentou conversar mais uma vez com a Dani, e então ela concordou em EMPRESTAR a boneca para a nova garota, mas a Dani não faz nada porque “é boa”, nem nada assim… então, mesmo que a Maria esteja com a Laurinha, Dani vai até o quarto para “conversar” com ela e dizer que ela deixa ela ficar com a boneca, desde que ela não se aproxime mais da Carol. E Maria e Laurinha conversam e decidem fazer isso, porque pelo menos elas terão uma a outra – não foi um bom conselho da Laurinha, mas tudo bem. Por isso, agora a Maria está com a Laurinha, mas ela está fugindo da Carol quando ela aparece para conversar, e eu acho que isso é tão doloroso quanto não ter a boneca, já que a Carol é tão amorosa e prestativa, e é o motivo de Maria ter um lugar onde ficar agora!
Enfim…
A Dani tem MUITO o que aprender ainda!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários