The 100 4x09 – DNR


“Happy Hunger Games! May the odds be ever in your favor”
Que melhor maneira de lidar com a revolta dos Distritos do que instituindo Jogos Vorazes anuais? Não, espera… me confundi. Depois da descoberta de um bunker que pode salvar aproximadamente 12 mil pessoas em The 100, uma guerra se ameaça entre os líderes dos diferentes clãs, para decidir quem vai ter a chance de sobreviver ao Praimfaya. Estamos cada vez mais próximos da radiação que vai matar todos, e não tenho certeza se o evento vai esperar até o fim da temporada para acontecer… assim, temos Raven lidando com as consequências de suas convulsões, vendo e falando com Becca enquanto planeja uma viagem ao espaço, e Jasper liderando um grupo de pessoas que não querem viver sob as ordens de Jaha novamente, e eu, sinceramente, NÃO OS JULGO. O episódio também trouxe lindas despedidas!

“We hole up in a bunker now?
Do everything Jaha says?
Back to life on the Ark?
Now that is just crazy talk”

A nova esperança da humanidade frente à morte certa é o bunker, isso está definido. O problema é que a Abby (eu DETESTO essa mulher mais a cada episódio!) faz tudo do jeito dela, e então a confusão está armada em uma guerra entre os clãs, já que acordos foram feitos com Indra e com Roan simultaneamente – e eles nunca concordariam em viver juntos. Enquanto isso, algumas pessoas resolvem ficar para trás, porque NÃO É UMA VIDA voltar para as “asas” de Jaha e seguir todas as suas ordens, com aquela sua atitude superiora e irritante de sempre… eu ENTENDI a Harper e o Jasper por quererem ficar, e eu digo que eu ficaria no lugar deles também, porque eu não SUPORTARIA estar seguindo ordens de Jaha, tudo de novo. Eu me irritei profundamente com ele sendo o babaca de sempre, querendo dar ordens quando não tinha mais esse direito…
“Participation is not an option”
Vou me abster de colocar aqui todos os adjetivos que reservei a Jaha em minhas anotações, mas resumo: são feios. Sua vontade de OBRIGAR as pessoas a irem foi absurda, e ele estava comandando uma força de 400 homens prontos para explodir uma porta e carregar à força aqueles que não queriam ir até o bunker, sob um discurso hipócrita de que “não podia deixar jovens para trás para morrer”. Mas como Bellamy bem lembrou: “You sent them down to die!” Nunca senti TANTO ORGULHO de Bellamy quanto naquele momento, sério! E então o Jaha teve que se dar conta da hipocrisia que estava dizendo e desistir de carregar Jasper e os demais, que só não querem ter que se preocupar em seguir ordens eternas de Jaha, aquele que os oprimiu por tanto tempo, que os mandou para a morte quase certa, e que agora estava se fazendo de salvador… NOS POUPE! Eles têm esse direito…
A despedida de Bellamy e Jasper foi emocionante!

“May we meet again”
“We won’t”
“Whatever the hell you want”

Foi emocionante e TRISTE. As lágrimas nos olhos de Bellamy me comoveram. Aquele abraço entre os dois amigos… cada um escolhendo um caminho. Outra despedida que me emocionou profundamente foi a de Murphy e Raven. Raven está tendo visões de Becca, está conversando com ela e decidindo ir para o espaço, e Emori está preocupada que eles não vão voltar para buscar os três (detalhe para o Murphy sem camisa nessa cena, ele encorpou e está um gato!), mas eles voltam… e quando eles voltam e Murphy vai falar com Raven, Raven diz que não vai embora. Que ela está morrendo de qualquer maneira, e ela tem vontade de andar no espaço novamente, porque era onde as coisas pareciam estar melhores do que nunca. A emoção de Murphy foi palpável – a maneira como ele pediu desculpas sinceramente: “I’m sorry. I’m sorry for doing this to you, Raven”. E foi um momento lindinho e comovente, com direito a abraço, lágrimas e tudo. Lindo demais!
“Tell them… tell them I floated myself”
Por fim, então que venha a Guerra. “We talked. Now we fight”. Clarke tenta impedir a guerra se tornando a nova Comandante, a nova Heda, provando que tem Nightblood e se preparando para receber a Chama – mas Roan interrompe a cerimônia, e a ***** ***** ***** **** *** da Abby aparece para ESTRAGAR TUDO e dizer que o Nightblood de Clarke foi conseguido pela ciência, desestabilizando toda sua credibilidade, e tornando a guerra a única saída. Agora, começam os Jogos Vorazes – ou o Conclave Final, como eles estão chamando, no qual um representante de cada Clã lutará até que apenas um sobreviva… e esse único sobrevivente será o que conduzirá seu povo para o bunker e, consequentemente, para a salvação. Bellamy e Clarke comentam sobre como eles aparentemente não tem chance alguma, até que Octavia apareça para a luta.
Agora, sim, eles têm uma chance!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários

  1. foda se se o jaha da ordens...era só mata ele uma hora..eu escolheria viver do que morrer torrado

    ResponderExcluir

Postar um comentário