The Flash 3x19 – The Once and Future Flash


“Go home, Barry. There's nothing for you here”
Foi um episódio SENSACIONAL (porque eu adoro o tema), mas que nos desapontou ao continuar enrolando em relação à identidade secreta de Savitar, e termos todo esse episódio em busca de uma resposta justamente a essa questão e não chegarmos a lugar algum foi um pouco vergonhoso… ainda mais quando insistem em terminar o episódio com a identidade por trás de Savitar saindo da armadura e se revelando para Killer Frost (que imediatamente confia nele com um “What do you need me to do?”), mas ninguém quer contar para nós… por isso estou escolhendo séries de temporadas mais curtas ultimamente! De todo modo, o que mais me incomodou nesse episódio, além do cabelinho forçado de Barry Allen em 2024, que foi risível, foi os problemas matemáticos nas contas mais SIMPLES possíveis! Eles estão em 2017, reforçam isso o tempo todo… como ele vai para Fevereiro de 2024 e são “8” anos no futuro?
Quer dizer, supostamente vocês são BONS com números!
Apesar disso, de Barry estar perto de SETE anos no futuro apenas (de Abril de 2017 a Fevereiro de 2024, faça as contas!), o episódio é bem legal. Estamos em 2024, depois que Barry Allen deixou de atuar como o Flash, e ele chega ao futuro em busca de respostas a respeito da identidade de Savitar – e encontra um futuro desolador. Não existe mais Team Flash, STAR Labs fechou, Cisco Ramón vive deploravelmente sem seu melhor amigo e sem seus poderes, por causa de uma luta contra Killer Frost que lhe custou as mãos, e o Barry Allen de 2024 está tão DESTRUÍDO que ele não é de muita serventia. “I need to talk to me. Do you know where he is?” E tudo o que Barry quer saber é quem é Savitar, e o Barry do futuro não pode lhe contar isso, porque ele também não sabe… “You’re from before she dies, aren’t you?” Mas quando o Barry de 2017 tenta voltar ao passado… ele não consegue.
“I don’t know. A portal won’t open. I can’t get back. I can’t get back to the past”
Assim, Barry Allen (de 2017) continua em 2024, enquanto tenta descobrir uma maneira de retornar ao seu próprio tempo, embora vá poder retornar no exato momento em que partiu, independente do tempo que passar ali… visitamos o futuro e a maneira como a vida de todo mundo foi DESTRUÍDA a partir de 2017 e a morte de Iris West. Julian Albert trabalhando. Killer Frost presa – e a informação de que ela trabalhou com Savitar e, portanto, sabe sua identidade (“You are gonna be so surprised when you find out”). Wally West na cadeira de rodas, catatônico depois de um encontro devastador com Savitar. E Joe West no túmulo de Iris, dizendo a Barry que ele o abandonou, que ele não estava ali por ele quando ele mais precisou. Quando Joe perdeu os dois filhos, Barry Allen se afastou e também não estava ali para ajudá-lo.
Ele quebrou a promessa que fez.
A “conversa” de 2017’s Barry versus 2024’s Barry foi fortíssima e arrepiante:

“You will go back. You will do everything that you can think of to save her. You're even gonna create time remnants of yourself, but he's gonna kill them all, mostly. And then on the night of May 23rd, Iris West will die in your arms. And in that moment that she takes her last breath, it'll feel like an eternity. And it will break you. She's the love of your life, Barry. She was the love of my life”

E ele continua, sobre abandoner todos e derrotar Savitar:

“There'll be nothing left at all but stopping Savitar. So no, you won't be there for Joe. You won't be there when Caitlin becomes Killer Frost. When Savitar destroys Wally. You won't be there for any of them. But then one day, you'll stop him. You'll lock him in the Speed Force forever. But at that point... he already won. Because everything that you've ever loved is gone. Including you. Go home, Barry. There's nothing for you here”

Foi um discurso fundamentado em emoção e choque – me doeu assistir àquilo, ver a dor de Barry Allen, ambos, ver as lágrimas do Barry de 2017. Sentindo a dor que seu futuro eu já sentiu. Parcialmente destruído, também, Barry tenta voltar para casa, mas o discurso de Cisco sobre como precisava dele é tocante, e ele não tem coragem de voltar sem ajudar uma única vez. Ele reúne parte da equipe. Cisco. Julian. Joe. HR. E juntos, com uma ajudinha do Barry de 2024, com um uniforme LINDÍSSIMO que eu quero ver como oficial na série, eles derrotam Top e Mirror Master, em uma dupla de Flashes que é fenomenal, e ali ele começa a consertar o futuro… ele faz algum bem nessa visita. E volta para casa, no momento em que partiu, com alguma esperança: as informações de Tracy Brand que podem ajudá-lo a derrotar Savitar.
Talvez o futuro possa ser mudado enfim.
Um episódio predominantemente emotivo, com um futuro desesperador. Gostei!

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


P.S.: Cisco dizendo “Hey, you know you’re my BFF, right?” foi o cúmulo da FOFURA! <3

Comentários