MacGyver 1x20 – Hole Puncher


“You're not looking at it from the right perspective”
Com a alegoria do jogo de beisebol no começo do episódio (que foi bem divertido), Hole Puncher foi mesmo um grande jogo, embora o meu desconhecimento a respeito do beisebol me iniba de fazer comparações válidas. Temos Murdoc de volta, depois que ele pausou para fazer uma pontinha em The Flash fantasiado de Abra Kadabra, um vilão do futuro, e ele está melhor do que nunca. Ameaçador, meio descontrolado, um psicopata nato. Gosto do personagem, e adoro a interação que ele teve com Mac e com Matty, por exemplo, motivando a trama do episódio, especialmente porque Matilda tem os seus próprios métodos que a fazem querer o que quer, independente de como ela conseguiu – e quando ela invoca a imagem do filho de Murdoc, falando da escola e de presentes de natal, ela implora para uma parte humana do personagem que nem sabíamos que existia. Mas está lá.
“Are you threatening a child?”
“No! I’m threatening you”
Porque algo surgiu. A Omnus está de volta e quer matar um cara que chamam de “o Arquiteto”, mas tudo é feito em um sigilo quase absoluto, e a única maneira de descobrir a identidade desse homem é SENDO Murdoc. Por isso, MacGyver se transforma nele – “I’m going in your place and you’re gonna teach me how to be you”. É um trabalho dificílimo, naturalmente. MacGyver, como o próprio Murdoc insiste, é “o bom moço”, e ele precisa passar por um assassino. Como fazer? “What's hard is teaching a Boy Scout like you how to go convince a client that you're a cold-blooded killer”. Adorei a interação entre Mac e Murdoc, porque foi diferente do que eu esperava que ela fosse. Foi muito mais intensa e mexeu com a mente de MacGyver de uma maneira quase assustadora, porque em algum momento ele aceita o papel…
E o discurso de Murdoc é assustador, embora, talvez, um pouco real:

“Sure, you can say that killing is wrong and life is precious and death is this tragedy. But you feel that way... because you're not looking at it from the right perspective. It's a lot to take in, I know, but believe me, MacGyver, you and I basically have the same job. See, the difference is that when you cage one of your cancer cells, they call you a hero. When I kill one, they call me a psychopath”

Mac aceita o papel de Murdoc quando ele fala de família. Foi ANGUSTIANTE ver o Mac segurnado o pescoço de Murdoc, talvez preparado para matá-lo, mas ele não vai até o fim, porque isso descaracterizaria o personagem – mas ele teve vontade. Por algum tempo, ele realmente pensou nisso. Então MacGyver vai ao trabalho, como Murdoc, e é convincente (de uma forma quase assustadora), tanto no elevador, com o “Now, why would you want to play games before we exchange pleasantries? There was no El Salvador job. We've never spoken before”, quanto mais tarde, encontrando Joshua em sua casa, quando ele amarra o pescoço de Joshua e o arrasta, e aperta o seu pescoço e o ameaça e o Lucas Till ficou apavorante, em uma interpretação brilhante e convincente de um psicopata, pela qual eu não estava preparado. Mas foi SENSACIONAL!
E o roteiro deu a entender que ele de fato mataria, talvez.
Mas ele não o faz. Não só porque vê o Arquiteto com sua família, e isso não o permite seguir em frente, mas porque ele interroga Joshua sobre a Omnus de forma veemente e perigosa, bem Murdoc, mas ele parece não saber de nada – e nós acreditamos nele! Mas então, por que a Omnus quer pagar 10 milhões de dólares pela sua morte? É bem interessante essa sequência do episódio, porque Mac varia entre Murdoc e o próprio Mac, falando no telefone de forma ameaçadora, e depois falando com Joshua em outro tom… admirei mais que nunca a interpretação de Lucas Till, e o roteiro do episódio era doente e maravilhoso! Um dos melhores improvisos de Mac no episódio foram fingir a morte de Joshua, o Arquiteto, para mandar para a Omnus e receber o pagamento. E um pouquinho do Joshua sorrindo pra foto, que foi HILÁRIO!
As revelações vêm à tona: “So Omnus is The Organization”. Assim, toda a trama da temporada começa a se concentrar e fazer sentido de uma forma completa, desde o que se buscava antes da primeira aparição de Murdoc e antes de Patricia ser afastada, com os “novos” vilões da era de Matty, a Omnus. E Jack se preocupa, com razão: “Y-You mean to tell me my boy's been out there cosplaying as Murdoc with The Organization?” Então eles sabem de tudo, e Mac corre perigo. O clímax do episódio é eletrizante, com direito a fumaça, a bombas improvisadas, e o Jack salvando o dia. Queria ver o Joshua de volta na série. Mas Murdoc está ali e temos muito o que explorar ainda… “See, I'm for any outcome that keeps you alive... long enough for me to get to kill you”. Bem próximos do Season Finale, as coisas prometem pegar fogo agora que a Phoenis pegou Daniel Horn…
“But what you don't know, Matilda Webber, is that I wanted to be caught”
Naturalmente.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários