MacGyver 1x19 – Compass


Qual o intuito de apresentar personagem novo AGORA?! Uhm.
Episódio de MacGyver apresentando personagem nova – não acho que a introdução de Frankie na série tenha sido aleatória, especialmente depois que a série já foi renovada para a segunda temporada e Matty deu uma bronca em Mac, achando que talvez ele “devesse trabalhar com alguém que fala a sua língua”. Dicas lançadas, tivemos um episódio divertido e investigativo, que começou com uma situação meio Star Wars repleta de referências e depois uma notícia avassaladora: Frankie, uma colega de MacGyver no MIT, acabou de morrer em um acidente. Como a boa supervisora e humana que é, Matty solta um “Go. We’ll deal with all this later”, firme e querido, em um dos momentos pequenos e simples que me fazem amar mais e mais a personagem. Frankie era 5 anos mais velha que Mac, linda e extremamente inteligente. Muito mais inteligente que Mac.
Ele tinha uma queda terrível por ela, naturalmente!
Com toda a situação de luto e um funeral tristinho, as coisas se transformam depressa como é comum em MacGyver. Nada é “simples”, vocês se lembram da questão da afilhada de Matty. Então, quando Mac descobre que o Dr. Vanketesh, orientador de Frankie, também morreu “em um acidente” há apenas um mês, ele sabe que não pode ser mera coincidência… alguma coisa está errada e ele precisa investigar. Matty lhe concede 48 horas, porque então ele precisa voltar para um novo caso. MacGyver e Jack investigam o laboratório destruído de Frankie, com Mac chegando à conclusão de que tem que ter sido uma bomba, e um vídeo de Frankie mostra que ela SABE que está sendo seguida, e que as mesmas pessoas que mataram o Dr. V agora estão tentando mata-la também. Mac precisa, urgentemente, descobrir o que aconteceu.
Então ele esbarra em Frankie.
SIM, A FANTASMA.
Acontece que Frankie não morreu, como eu desconfiei desde o começo. Lá está Frankie, tendo usado a explosão da qual escapou como uma forma de forjar a própria morte, enquanto tenta identificar um assassino com sua pesquisa e aquele que tentou matá-la. A pesquisa é todo o motivo de ela ter se tornado um alvo – afinal de contas, ela consegue identificar DNA pelo sangue, muito mais do que comumente acontece. Assim, investigando o sujeito A35-B42-1707, temos várias cenas de Mac e Frankie em uma dinâmica muito bacana. Adoro ver os dois conversando, adoro os termos e como eles se entendem, gostei da química, e de como funciona um “flerte” entre “nerds gênios”. A cara do Jack é impagável vendo esses dois! Com um “laboratório” criado em casa, Mac e Frankie conseguem informações o suficiente para Bozer fazer uma réplica do rosto do assassino:
RICHARD SANG.
O cara que fez o discurso no funeral de Frankie. Temos um ótimo episódio que se resolve com um soco de Jack e a prisão de Richard Sang, de forma razoavelmente simples, depois que todos os problemas se aquietaram. Mas, como eu disse lá em cima, eu NÃO acho que esse tenha sido um episódio aleatório, ainda mais tão próximos como estamos da Season Finale. Frankie vai voltar para a série, quase que certamente. Não sei se ainda nessa temporada ou na próxima, mas a veremos novamente. E eu espero ansiosamente. A despedida dos dois foi muito bonitinha, na qual ela o convida a ficar, e ele diz que precisa ir, mas eles precisam manter contato – afinal, eles conseguem entender como funciona um telefone. O abraço foi tão lindo, um pouco demorado, repleto de sentimentos não ditos. Essa química dos dois é fascinante!
Volta logo, Frankie!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários