13 Reasons Why 1x04 – Fita 2, Lado B


“Be careful. And don’t get caught”
Como você se sentiria se tivesse alguém te perseguindo o tempo todo e tirando fotos suas escondidas, mesmo quando você está em sua casa, no seu quarto, no meio da noite? Bem, talvez alguém fosse gostar disso… não Hannah Baker, naturalmente. Embora, como ela ressalte, nós vivamos em uma época propícia para que as vidas de todos sejam “perseguidas”. O Lado B da Fita 2 convida Clay Jensen, e cada um que veio antes dele, a uma aventura perigosa, uma aventura na beira da janela do próximo porquê do suicídio de Hannah Baker, para ele saber como ela se sentiu… e, obediente, Clay realmente vai até lá. A janela de Tyler Down, nosso próximo alvo das fitas de Hannah Baker. Eu acho que é uma introdução fantástica a que Hannah Baker faz ao tema, e perfeitamente cabível à nossa época, nossa juventude e a maneira como tratamos os outros.
Embora tenha muito a se conjecturar nessa fita!

“Have you ever wondered what it would feel like to watch someone? To invade someone's privacy? Do you wonder what secrets you might uncover? What skeletons you might turn up? Well, for this next one, you're about to find out. A-4 on your map, kids. Now, don't say you're too afraid or that you don't feel comfortable doing this kind of thing, because guess what? You spy on people every day. We're always watching someone. Following someone. And being followed”

Hannah tem toda a razão.
E cada fala dela é um tapa na cara.

“Facebook, Twitter, Instagram... they've made us a society of stalkers. And we love it. Of course, stalking someone in real life is a whole 'nother thing. That's right. I had a stalker. And if you've made it to A-4, you're outside his window. Just like I am... right now”

Clay Jensen chega à quarta parte dessa história, onde ele encontra Marcus, que diz que ele não escutou as fitas. Ouviu o suficiente para saber de quem se tratava cada uma até descobrir quem vinha depois dele… e depois as passou adiante. Tony garante que ele está mentindo. Mas quer saber: isso importa? Talvez a corrosão da curiosidade fosse muito mais potente, no fim das contas… Clay Jensen está na janela de Tyler Down. Uma janela quebrada, pela milionésima vez, e uma janela quebrada por um motivo que ele sabe muito bem qual é. Ele já escutou essas fitas. Depois de Justin Foley, Jessica Davis e Alex Standall. Cada um que escuta a fita depois dele está ali no mesmo lugar que Clay, em algum momento, provavelmente sentindo-se no direito de jogar pedras em sua janela, na maior hipocrisia… como Clay estará.
Digo hipocrisia, porque É UMA HIPOCRISIA.
TODOS eles são culpados. Todos.
E não se deixe enganar pela maneira como Clay Jensen está agora, ou como são os seus flashbacks com Hannah, como quando eles falaram sobre zumbis e ele estragou isso para ela pelo resto da vida… porque nós sabemos que ele estará lá, e embora haja controvérsias, eu acho sim que ele é bem culpado. Mas chegaremos a isso mais tarde. Vamos aos fatos. Descobrimos depressa o que Tyler Down fez: ele tirou fotos. É uma agonia quando Hannah Baker chega em casa e escuta o barulho de câmera, e fica um pouco paranoica, olhando ao redor, tentando descobrir quem está, onde está. A sensação é uma mistura insana de medo e de raiva! O fato de ela precisar dormir vestida, ainda de uniforme, é muito angustiante. Porque só assim ela se sente segura. “I didn't sleep much that night. You should know. But then, the pictures you took that night aren't the reason you're on this tape, are they? We're talking about one picture in particular”.
Mas não se engane.
Novamente.
Nada é tão simples e nada pode ser levado tão rapidamente a uma conclusão. “Aquela foto é o motivo pelo qual Tyler Down está nessas fitas” e pronto. Sim, são. Mas lembram-se de como Hannah Baker falou sobre o “Efeito Borboleta” no episódio passado? Acontece que ela não estava falando de Alex Standall. Ela estava falando de TUDO. Tudo isso que começou com Justin Foley, na primeira fita, e que se prolonga… as ações de Tyler Down são o começo, uma pontinha de tudo, prestes a piorar, e a tomar proporções terríveis já no fim desse episódio. Porque os motivos para deixar Hannah ANGUSTIADA são abundantes. E Clay, como está fazendo com todo mundo, está atrás de Tyler, buscando-o, enquanto Bryce o convida para uma festa de Halloween, onde Alex também estará presente, da qual Tony o salva no último instante.
Enquanto isso, Olivia Baker continua inconformada, querendo entender mais dos motivos que levaram sua filha a se matar. É angustiante ver o Sr. Porter dando palestrar para pais sobre como notar os sinais de depressão e o pedido de ajuda de alguém que está considerando se matar – uma ironia tremenda. A escola é irresponsável, nega qualquer tipo de bullying quando ele é EVIDENTE, e eu adorei o momento em que Olivia aparece no meio da reunião e expõe isso tudo, fala sobre o banheiro, por exemplo, repleto de mensagens que os filhos DELES escreveram! E é desesperador de fato… a dor de uma mãe exposta de forma violenta e verdadeira. E só então a escola decide visitar os banheiros, investigar… “How have we never seen this before?” é uma excelente pergunta que muito mais gente deveria estar se fazendo.
Por que as pessoas só se importam tarde demais?
Hannah Baker chega cansada à escola no dia seguinte ao que ouviu as fotos sendo tiradas, já que não dormiu, e ela compartilha com Courtney o segredo, que decide dar um jeito nisso, armando com a nova amiga uma armadilha para eles capturarem o pervertido. Enquanto isso, como sabemos que é Tyler Down, Clay Jensen assume uma posição totalmente diferente – ele vai até Tyler, no seu estúdio, e o AMEAÇA. E no momento eu achei interessante, agora eu acho RIDÍCULO. Acho ridículo porque vi até onde Clay Jensen estava disposto a ir, isso sem ouvir as fitas depressa, sem saber o que ainda virá (o que ele fará contra Bryce, por exemplo, se manter essa posição de “fazer justiça com as próprias mãos”?), e sem saber sua própria participação nisso tudo… ele exige que Tyler queime os negativos, ou então ele vai denunciá-lo. Ele fez toda a pesquisa.
Ele tem como fazer isso.
Mas uma coisa acontece: AS COISAS SE INTENSIFICAM AQUI. Ainda não nas fitas, mais do que antes, mas fora delas. Clay vê uns caras zoando a casa de Hannah, por exemplo, e manda-os embora e vai tirar o papel higiênico jogado, e Olivia diz que vai chamar a polícia… quando ele diz que não foi ele, e que ele conhecia Hannah, ela o convida para entrar, LOUCA por qualquer tipo de ajuda. Clay estava acuado, em uma situação estranha, e a mãe só queria entender o que aconteceu. Aquele devaneio louco de Clay Jensen mostrando a ela as fitas, e o “Now I know who is responsible. You are”, antes de tentar matá-lo com o fio do fone de ouvido foi ANGUSTIANTE. Eu perdi a respiração quando vimos Olivia Baker escutando aquelas fitas, ainda que não fosse real. Meu coração parou por um segundo… mas não. As consequências seriam devastadoras.
Por isso Clay fugiu. Mesmo com Olivia tentando falar com ele…
Ele não conseguia aguentar.
Na noite em que Tyler Down tirou a grande foto, Courtney e Hannah estavam sozinhas em casa, um pouco (bastante) bêbadas, e conversando, Hannah contou a verdade sobre o boato com Justin Foley, e foi bem bacana, para Hannah, ter uma nova amiga, elas se divertiram e quase esqueceram-se dos planos… em um jogo de desafios ousados, Courtney tirou a blusa e desafiou Hannah a beijá-la, e então elas se beijaram, e então o beijo ficou sério, Courtney estava gostando daquilo, e as fotos vieram. E Hannah descobriu quem era: “Who are you? Tyler? Tyler Down?” O segredo de Courtney, exposto. Ela não gostou disso. No dia seguinte, elas conversaram e foi até fofo, Hannah estava preocupada, ela queria conversar, ela garantiu que conversaria com Tyler e conseguiria as fotos de volta com ele, e então tudo ficaria bem.
Mas não ficaram. Porque as fotos foram vazadas.

“Remember when I said you wouldn't believe the skeletons Tyler found? Turns out they weren't mine. They were Courtney's. […] I guess we all have secrets. And nobody likes it when their secret gets out”

“What did you do?”, foi o que Courtney perguntou quando encontrou Hannah depois da foto ter se espalhado pelo colégio e tomar proporções terríveis, em um choro lamentoso, real, pura agonia e sofrimento. Courtney sofreu. Hannah sofreu também. Courtney pediu que ela se afastasse, e ambas choraram ali. Há vários motivos porquê. Hannah estava com raiva de Tyler por ter feito isso com Courtney. Estava triste porque perdeu uma amiga que estava conquistando. Estava se sentindo culpada, talvez, porque essa coisa toda de “armadilha” foi só por causa dela? Não sei. Expor alguém como Tyler expôs Courtney é sério, doloroso, e ninguém tem o direito de fazê-lo, as pessoas sabendo que é ela na foto ou não. Porque ela sabe. O medo a corrói e é doloroso. É doloroso e apavorante, ver como a foto foi usada por garotos, por exemplo.
Por Clay, por exemplo.
Agora a culpa bateu, né, Clay?
O episódio teve forças específicas. Eu acho que a multiplicidade de motivos pelos quais toda a questão da foto divulgado por Tyler Down afeta Hannah é um deles. A maneira como Olivia Baker se agarra a Clay Jensen, na esperança de conseguir alguma resposta, algum motivo, alguma coisa, também. A maneira como Tony aparece como uma ameaça a Clay, justamente quando ele começa a questionar a veracidade das instruções de Hannah e as supostas “repercussões” que virão caso as fitas não forem passadas adiante… entendemos finalmente o que ela quis dizer com isso. Existem, SIM, mais cópias das fitas. Me arrepiou todo quando Clay duvidou e Tony colocou a primeira para rodar em seu carro. A voz de Hannah Baker saída de outro lugar, nova. Desde o começo… o choque de Clay é o mesmo nosso. E outro momento impactante é Justin e os outros garotos achando que as fitas finalmente chegaram para Bryce, abrindo brutalmente uma caixa de encomenda…
Até onde eles irão para não deixar que Bryce escute essas fitas?
Justin com aquela faca foi um pouco ameaçador.
[E isso me faz pensar que uma segunda temporada seria, sim, interessante]

“You made me paranoid, Tyler. So now... I'm giving that to you. Maybe I'll never know why you did what you did. But I can make you understand how it felt to be me. That's why I'm outside your window, Tyler. And after people hear this, I bet I won't be the only one. Knock knock, Tyler”

Eu acho que Hannah Baker finalizou perfeitamente, e foi inteligente, ao invés de baixo, como Clay Jensen foi. Essa fita fala de vingança, pela primeira vez. Hannah deixou Tyler paranoico, sabendo que há pessoas à sua janela, como ele deixou Hannah. Clay é muito mais explícito, e isso me enervou. Ele tira uma foto de Tyler da janela do seu quarto, nu, mostrando a bunda, e espalha para toda a escola – e agora? Eu não defendo Tyler. Não mesmo. E eu sei que ele fez o mesmo e tudo o mais. Mas há uma certa dúvida sempre pairando sobre “fazer justiça com as próprias mãos”. Clay Jensen não está fazendo com outra pessoa o mesmo que fizeram com Hannah e foi um dos motivos de sua morte? Acho que Clay não entendeu o propósito das fitas ainda. [E se Tyler se mata? Clay é um porquê!] Clay já tinha inimigos. Acabou de arrumar mais. “Fucking Clay. You’re so done. You’re so fucking done”. Bem, Tyler acabou o episódio chorando, acabado, destruído…
Sentindo o próprio veneno.
Why (not)?

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.


Comentários