13 Reasons Why 1x09 – Fita 5, Lado A


“How do I live with that? How do you, Justin?”
Provavelmente a fita mais traumatizante até o momento – não, CERTAMENTE. Temos uma fita forte repleta de cenas terríveis que precisamos acompanhar, embora a Netflix já advirta, no início do episódio, as cenas fortes e perturbadoras a seguir. Diferente da maioria das outras fitas, Clay Jensen JÁ OUVIU a fita inteira quando o episódio começa, e ele está tentando FAZER ALGUMA COISA. Ele está atrás de Jessica, dizendo que eles precisam procurar ajuda, precisam contar o que houve a alguém, enquanto ela continua dizendo que o que Hannah Baker disse na fita é mentira, embora seja evidente que ela não saiba do que está falando – Jessica está MAL. Ela é uma garota totalmente diferente do que era antes. Está no limite, está bebendo na escola, e o seu namorado continua sendo um completo inútil, como foi na noite fatídica em que tudo aconteceu.
“God help them if they come to you!”
As coisas aconteceram no dia da festa de Jessica, a PRIMEIRA FESTA DO ANO. Com um cabelo novo e tentando se reinventar, Hannah Baker não estava pensando em ir, mas Clay a convenceu – disse que seria legal eles estarem juntos num lugar que não fosse coberto por chiclete e tudo o mais… e então ela foi, mesmo que não estivesse com muita vontade. As atenções se dividem entre o passado e o presente, no qual Clay está INCONFORMADO com tudo. Ele quer fazer ALGO. Qualquer coisa. E infelizmente as pessoas não estão nem aí. Marcus insiste no discurso de que “Jessica disse que não aconteceu nada”, mas Clay tem razão: aquela fita TEVE UM CRIME, algo precisa ser feito… independente do que Jessica diga. Porque naquela desesperadora cena com Courtney, por exemplo, ela se questiona. Ela diz que não sabe se Hannah estava mentindo, porque ela não mentiu sobre a foto, sobre a lista…
Jessica não tem certeza de que nada aconteceu.
Porque alguma coisa aconteceu.
O sofrimento se espalha de forma dolorosa. Alex Standall continua se aproximando perigosamente do limite, enfrentando as pessoas não porque se importa, mas porque chegou a um ponto no que se importa TÃO POUCO que nada mais lhe interessa! “So if I kill myself you die too?” O sofrimento dos pais também é doloroso, ao perceber o quanto Hannah estava GRITANDO POR AJUDA, para a escola e para eles, e ninguém fez nada… e para impedir que Clay faça alguma coisa (que passe as fitas adiante ou que fale com alguém, como ele vem ameaçando fazer), Marcus vai falar com o NOJENTO do Sr. Porter e a polícia encontra droga em sua mochila, o que lhe confere 3 dias de suspensão, três dias fora da escola nos quais, supostamente, ele não poderá fazer nada… é realmente ANGUSTIANTE, porque eles estão mesmo dispostos a calar Clay Jensen.
E o Clay está igualmente no limite.
Na festa de Jessica, Justin e Jess estão completando 2 meses de namoro, e então Hannah nos alerta: “And people don't really change. Welcome to your second tape, Justin Foley. Aquela noite conteve muitas histórias, histórias para durarem mais de uma fita. Hannah diz que, pela primeira vez em muito tempo, não se sentia invisível… tudo isso por causa de Clay. Mas 3 coisas precisam ser ditas sobre aquela festa. A primeira delas Hannah nos conta já, nessa fita. Hannah está no quarto, escondida (isso é coisa para outra fita), vendo e ouvindo Justin com uma garota – Jessica está bêbada demais, e então ela desmaia… e o Justin sai, por um tempo. Mas Hannah não teve a oportunidade de escapar, porque outra pessoa entrou no quarto, e o que aconteceu foi PESADO DEMAIS, e Hannah teve que presenciar tudo: Bryce estuprou Jessica, que estava parcialmente inconsciente.
Foi nojento, e Hannah não pôde fazer nada.

“I had to do something. I had to make him stop. But I couldn't get my feet to move. It was dark in there. And the music was loud, but I saw his face. And I recognized his voice as clear as day. And so would all of you. But this tape isn't about him. It's about you and me, Justin. You called him a friend. But your girlfriend needed you. That girl had two chances that night. But we both let her down. How do I live with that? How do you, Justin? How does she live with what happened?”

É o tema mais pesado do qual tratamos até aqui… uma garota foi estuprada, Hannah Baker presenciou tudo, e não teve a coragem que lhe era necessária para fazer alguma coisa. Doloroso e profundamente traumatizante, o estado de Hannah, chorando e segurando a respiração foi angustiante. Apavorante. Pela primeira vez, a fita não é APENAS de uma pessoa. Não é apenas contra Justin Foley, mas contra ela mesma, Hannah Baker. Ela mesma, Hannah Baker, que não fez nada para ajudar Jessica. Ver isso tudo e saber que podia ter evitado… como aguentar essa culpa e essa dor? Eu entendo o pavor de Clay, também, a sua revolta contra Bryce, porque ele SABE que ele tem que pagar pelo o que fez! Mas como a mãe lhe diz: se ele não tem provas e a vítima não quer falar… então é um caso difícil. Pelo menos isso levou Clay a se abrir com sua mãe sobre sua amizade com a Hannah.
E aquilo doeu profundamente.
Clay vai atrás de Justin, e é uma das cenas mais intensas de 13 Reasons Why. Ele diz que não pode ir até a polícia, mas ele diz que Justin tem que dizer a verdade para Jessica. Ela está destruída, visivelmente destruída, e ele precisa fazer algo – e Justin foi um babaca e um fraco naquela noite. Ele PERMITIU que Bryce entrasse no quarto, e quando ele tentou entrar e impedir que Bryce fizesse alguma coisa, o Bryce gritou com ele e o expulsou, e ele ficou do lado de fora, caído no chão, chorando… foi horrível ver a cena desse segundo ponto de vista, mas que só confirma que tudo o que Hannah disse é, sim, verdade. E esse evento em particular acabou com todo mundo. Com Jessica. Com Justin. Com Hannah. E com Clay. Por fim temos JESSICA pensando naquela noite, e então vemos que ela SABE que é verdade, que aconteceu, e doeu mais que nunca.
O episódio mostra a cena do estupro umas três vezes, e vê-la do ponto de vista angustiante de Jessica é o mais traumatizante de todos. Ela se lembra, ela sabe o que aconteceu, e é quando a cena está mais completa e mais dolorosa. O ódio que sentimos de Bryce é quase insuportável de carregar. Eu entendo PERFEITAMENTE o Clay por querer FAZER ALGUMA COISA. Bryce MERECE ir para a cadeia! Foi doloroso quando Justin veio conversar com Jessica e eles se abraçaram, e ela chorou, sem que ninguém precisasse dizer nada. Foi doloroso quando Clay foi conversar com Tony e EXPLODIU, empurrando ele, jogando a bicicleta e a chutando… ele não pode se conformar com o fato de ninguém estar fazendo nada a respeito das informações nessas fitas, mas ao mesmo tempo é tão DIFÍCIL de conseguir fazer alguma coisa.
Episódio mais forte da série até aqui!
Doeu. Do começo ao fim.

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.


Comentários

  1. Parei nesse episódio, tenho noção do que esperar, pois já li a postagem, a serie tem mexido comigo, é muito complexa e nos faz perceber o quanto somos desatentos para coisas que estão bem ali na nossa cara e não enxergamos por pura falta de empatia ... deixa evidente o quanto estamos em mundo pitoresco, superficial e vazio ... e principalmente demonstra em como nossas atitudes podem afetar a vida de outras bem como a falta de agir afeta de igual ou ainda de pior maneira ...


    P.S

    Acompanho seu blog por um tempo Jefferson , achei por acaso, enquanto buscava informações sobre " Merlin" e por acaso cai nessa página ... sou amante de leitura e sempre quando assisto um filme ou serie, venho aqui para saber sua " crítica" sobre ele ... é impressionante sua forma de captar algumas coisas e mais ainda como você as escreve ..

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Fico MUITO CONTENTE com o seu comentário, de verdade, muito legal saber que está por aqui, lendo as coisas que eu trago... obrigado mesmo pela opinião, vou continuar escrevendo para que você não veja muitos filmes e/ou séries sem encontrá-los por aqui haha Volte sempre! Quanto a "13 Reasons Why", realmente a série mexe conosco... dói assistir a alguns episódios e pensar numas coisas, como você disse. Ainda não terminei, estou indo aos poucos... dentro de algum tempo comentamos o último episódio juntos, que tal? :)

      Excluir
    2. fechado!!! rsrs mas não sou boa escritora tanto quanto sou leitora .. kkk

      Excluir
  2. como vc criou seu blog? eu sempre quis ter um, mas nunca consegui criar, se puder me ajudar! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É bem facinho até, não se preocupa! Você só entra em BLOGGER.COM e então clica em "CRIAR UM BLOG". Se você já tiver uma conta do "Google" (tipo Gmail), pronto, é só seguir com essa mesmo... se não, ele te dá a opção de criar uma conta, é bem rapidinho! Espero que tenha ajudado :D

      Excluir

Postar um comentário