This is Us 1x17 – What Now?


“– Love, William”
Sinceramente, eu acho que não estou preparado para o próximo episódio na semana que vem. Acho não, tenho certeza. Com a belíssima e incrivelmente triste despedida de William, dividida em dois lindos episódios, o segundo para dar uma amenizada na tristeza do anterior, eu achei que, talvez, a série se limitasse a uma grande morte por temporada. Mas não. O final desse episódio deixa as coisas claramente preparadas para um Season Finale no qual teremos que nos despedir de Jack, e pode ser de uma forma mais dolorosa do que o que inicialmente previ, e isso me parte o coração. Tivemos um episódio lindíssimo, cheio de conteúdo, que mesclou muito bem a trama da morte e do “fun-eral” de William com as demais tramas, que se preparam para ser fechadas de um modo ou de outro antes do retorno para a segunda temporada.
As mensagens que William deixou e sua presença intensa ao longo de todo o episódio me comoveu. Aquela ideia de pedir que as garotas organizassem o seu memorial foi tão bonita e tão original que eu me apaixonei! Diz ele que os adultos tendem a fazer isso de forma muito triste, e ele não queria que fosse assim. Porque esse não era William. Nós vemos por depoimentos que vêm de fora, por exemplo. Quando o carteiro aparece com uma encomenda para Randall e fica arrasado ao descobrir que William morreu, porque ele conversava com ele todo dia, perguntava de sua filha, e a vizinhança vai sentir muita falta dele. Verdade. Também temos aquele breve momento de Jesse, quando ele liga para Randall e conta uma história sobre William e futebol, que só mostra o quão bom era William! E eu adoro isso tudo. Vou sentir saudades dele.
No passado, Rebecca está saindo para a sua turnê, e as coisas não estão nada bem entre ela e Jack. E é de partir o coração. O clima pesado entre eles, a maneira como ele não lhe beija na despedida, mas eu entendo o porquê de ele estar se sentindo tão mal… e infelizmente ele já tem um histórico com bebidas. Eu gostei, a princípio, de como a Kate ficou mexida com isso no passado, de como olhou para ele com aquele “Dad” tão convincente e amoroso, e ele a escutou – eu só lamento que essa pequena cena, tão linda e tão cheia de boas intenções, tenham tido um impacto tão profundo na vida de Kate, como vemos agora, no presente. Mas precisamos voltar no presente. Duas coisas acontecem nesse dia: o memorial de William preparado por suas netas, e a nova estreia da peça de Kevin, com ele indo até o The Times implorar para que o crítico fosse novamente.
E ele não vai.
COMO NÃO DEVERIA IR MESMO!
O funeral em si estava LINDO, por incrível que pareça. As meninas são GENIAIS. Toby chega com 49 balões, e as garotas explicam: “Grandpa said we're supposed to celebrate his life and not be sad, so today we're going to act out William's perfect day”. É terno e atencioso, eu adorei a originalidade do momento. Começando com o café-da-manhã, os “remédios” (que eram só chocolate) e me emocionei com as declarações de Beth, como ela falou comovida com Randall sobre William: “I loved him too, Randall”. Mais tarde, no “brinde”, eu acho, particularmente, que a fala de Beth foi incrivelmente mais emocionante que a fala de Randall. “And even though we only had him for a few months, he's part of our fabric now. We'll remember things as ‘Before William’ and ‘After William’”. De Randall, devo dizer que estou ORGULHOSO do fato de ele pedir demissão e decidir VIVER.
A ideia das meninas com a caminhada com os chapéus do “vovô” foi MARAVILHOSA.
Uma parte que me emocionou profundamente foi Kate saindo chorando desesperadamente depois do discurso de Beth sobre William, por pensar em seu próprio pai, e o Randall a consolando foi A COISA MAIS LINDA DO EPISÓDIO. O sonho do Randall com Jack e William conversando como amigos também foi MUITO LINDO. E depressa isso se transforma em noite e estamos na re-estreia da peça de Kevin, e aparentemente é um sucesso. Mas eu não gosto dele, não gosto da maneira como age, não gosto como acha que tudo vai ficar bem com um “I came here for you, Sophie”, quando está prestes a arruinar tudo novamente por causa de uma grande chance de estrelar um filme que acabou de ganhar por telefone. Porque nós sabemos que ele vai estragar.
Kevin SEMPRE ESTRAGA TUDO.

Pausa para comentarmos o lindo cartão-postal de William para Beth…

“Told you I'd send you a postcard. Good-bye, my dearest Beth. The daughter I never had. Love, William”

…e a carinha dela ao lê-lo <3

Por fim, em uma última cena arrebatadora e instigante, embora eu não esteja nem um pouco preparado para o Season Finale, começamos a conhecer as condições que levaram à morte de Jack, e pensar nela me dá uma tristeza profunda – teorizamos. Terá Jack morrido pelo óbvio? Será que ele não consegue ver Rebecca novamente? Foi muito triste Kate iniciando o assunto com Toby sobre o motivo de não falar da morte de seu pai com um “Well, that’s because it’s my fault”, e achamos que entendemos o motivo. O vemos ligar para Kate depois de deixar o bar, dizendo que ela estava certa e que ele ia arrumar as coisas com sua mãe. Foi fofo, foi querido, mas me deu uma agonia tremenda vê-lo sair naquele carro sozinho… e se acontecer o que estamos pensando, faz todo o sentido que Kate chore tanto, que não fale sobre isso e que tenha passado tanto tempo em terapia.
Como vamos superar esse Season Finale, eis a pergunta!

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários