Legion 1x07 – Chapter 7


“It made me... it made me crazy”
Um episódio, agora que estamos quase na Season Finale de Legion, que vem no sentido oposto da maioria dos episódios da série: ao invés de inundar-nos de perguntas, eles fornecem algumas respostas. A série atingiu seu ápice inigualável no quinto episódio, desde então começa a reduzir a marcha para fazer algumas explicações e, acredito, consolidar uma base de fãs que garanta um segundo ano para o programa… estou esperando um Season Finale que novamente seja embasbacante e me deixe cheio de dúvidas e perguntas para que possa pensar sobre a série até o seu retorno, que será aguardado ansiosamente. O sétimo episódio começa ainda com a maior parte do elenco principal na ilusão do hospital psiquiátrico criado por Lenny/Monstro, mas ele começa a ruir. Com direito à roda da cadeira do Professor Xavier e tudo, o episódio forneceu respostas bem contundentes!
Começamos a entender David de fato.
Enquanto a ilusão do hospital psiquiátrico tenta se sustentar, as vozes de Lenny e do Monstro se misturam, e ficam apavorantes… Carry é o primeiro a escapar, estando com Oliver no Cubo de Gelo, e então entendemos um pouco mais de Oliver e dos efeitos prolongados que sua estadia extensa demais no Plano Astral causou. Coisas como não se lembrar do que é o horário de verão, o que é mais longo que horas, ou de sua esposa, Melanie, por exemplo… ainda assim, ao lado de Carry, ele é essencial para nomear o Monstro (Amahl Farouk, o Rei das Sombras), explicando, consequentemente, a dica que estava presente no cachorro não existente da infância de David, King, e dando o primeiro passo rumo aos sentidos almejados. David, por enquanto, está preso em um lugar pequeno de sua mente, e quando ele tiver partido definitivamente, Farouk assumirá o seu corpo.
Portanto, eles precisam salvar David.
Primeiro passo, soltar o tempo no quarto de infância do David, mas primeiro mudar a dinâmica do quarto, para poder bloquear as balas, mover os corpos e salvar a todos – por isso, todos precisam despertar da ilusão. Carry vai primeiro em busca de Syd, que não precisa de NENHUMA explicação prolongada, porque desde o episódio anterior ela é quem primeiramente se deu conta de que nada daquilo era REAL. Assim, Syd é enviada de volta ao hospital psiquiátrico com óculos que lhe mostra o que é real e o que é ilusão, com a missão de salvar quem mais ainda esteja por lá, enquanto David continua preso em um caixão minúsculo no fundo da terra, gritando e batendo, e é angustiante… Melanie, por fim, está no quarto de infância de David, se perguntando como consertar aquilo tudo, quando Carry e Oliver chegam, e ele se apresenta novamente…
Uma das melhores partes: A MANIFESTAÇÃO DA MENTE RACIONAL DE DAVID!

“I'm you. Your rational mind. You're having a breakdown... a stress response. Your power is kicking in to save you. It created me. You did”

Eu achei FASCINANTE. Essas escolhas de Legion de como materializar os poderes de David e sua mente conturbada são impressionantes – ganhamos dois Davids contracenando nesse episódio, um preso e o outro racional, que no intuito de libertá-lo antes que Farouk tome controle do corpo, lhe dá a dica perfeita sobre o “caixão” no qual está “preso”, que é: “Tell me, how can we be underground when we're not even inside our body? So if there's no body and no ground, then there's no coffin. It's just an idea”. Se o David já é um máximo sozinho, duas versões dele são fascinantes – sabendo tudo o que o Monstro sabe, o David Racional sugere que ele os transporte para uma “sala de aula”, e então ele coloca no quadro tudo o que descobriu, para que possa completar as lacunas e entender a história completa, com a ajuda dos conhecimentos do Monstro.
Primeiro, ele é adotado. Segundo, há um parasita dentro de si. Então David Haller é guiado por ele mesmo, com o que o Monstro sabe, para deduzir tudo o que aconteceu e como aconteceu, em uma sequência maravilhosa com desenhos no quadro negro, que explicam tudo – ele é um mutante, seu pai era um mutante, que lutou contra o Monstro no Plano Astral e venceu. No entanto, o monstro sobreviveu, então o seu pai deu o bebê (ele) porque ele não estaria salvo com ele… mas o Monstro soube, e o seguiu, e então o possuiu. Ele está fazendo isso tudo por vingança? “It... it possessed me. And that made me sick. My powers didn't help... hearing voices and seeing... but this thing made it worse. And he... it poisoned me, my whole life. It made me... it made me crazy. And it fed on me”. Até que tivesse força suficiente para escapar e tomar o corpo de David SÓ PARA ELE.
Foi tudo MUITO INTELIGENTE. Porque o monstro se manifestou quando Syd o encontrou, e quando ele não pôde mais se esconder… em posse de todas essas informações, David faz de tudo para recuperar o controle sobre seu próprio corpo, enquanto Syd salva Kerry, e ganhamos outra sequência desconcertante e, por isso mesmo, apaixonante de Legion. Com a música de Oliver no quarto de infância de David, com as notas musicais materiais saindo do ar e pairando entre as pessoas da sala, parecendo quase magia, ganhamos uma sequência épica, orquestrada e intercalada por mensagens e falas como em um antigo filme mudo, que nos deixou surtando. Syd e Kerry fugiam. David tomava conta de seu poder, e era um pouco assustador. “The Monster arrives!” Lenny mata Walter, deformando-o, e ele morre em uma explosão de sangue aparentemente espontânea no quarto…
Na realidade…
Eu gosto desse tipo de sequência, que é bizarra e hilariantemente assustador. “Okay, kids, prepare to die!” Uma sucessão rápida de cenas, a intensificação da música de Oliver, o poder de David balançando as portas do hospital psiquiátrico, uma abundância de sangue de Walter, e então Lenny vai até o quarto para parar sua música, e volta para matar Kerry e Syd, e você não sabe o que vai acontecer ou como vai acontecer. Quem vai vencer o eletrizante duelo de braços… Lenny/Farouk em seu poder de matar os amigos de David, ou David no limite tentando recuperar o seu poder. Direção fascinante. Interpretações impecáveis. Dan Stevens estava intenso como David, quase assustador… e então ele explode as portas do hospital, enquanto Syd e Kerry parecem prestes a morrer, e a bala no quarto se aproxima perigosamente. A tensão crescente culmina NO QUARTO DE INFÂNCIA.
E então lembramo-nos de respirar.
Toda a sequência termina com Carry colocando algo, como uma coroa, na cabeça de David, algo que isola o monstro e salva a todos, por ora. Não há mais quem atire. David parou todas as balas que estavam em sua direção. Seu poder se manifesta em uma luz fortíssima. Por enquanto, Farouk está contido dentro da mente de David, ainda lá, mas em silêncio, enquanto ele não tirar a coroa, ou enquanto o Monstro não se fortalecer. Toda a sequência traz consequências sérias. Oliver está de volta ao mundo real. Kerry e Carry se partiram. O menino do livro assustador da infância de David volta a aparecer, mostrando que tem MUITO mais. A sequência final, a perfeita elaboração para o Season Finale, mostra o Monstro alternando-se entre o cara gordo, Lenny e o menino do livro, gritando e batendo no mesmo caixão em que David estivera…
Até que ele rache.
PRONTO. TUDO EXPLODIU DE NOVO!
VEM SEASON FINALE! \o/

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários