Shadowhunters 2x10 – By the Light of Dawn


“Magnus... I love you” <3
A três meses de seu próximo episódio, Shadowhunters veio com um fôlego tremendo para seu excelente Midseason Finale. A ação estava presente desde o começo do episódio, com a Madzie atacando o meu Alec e o Valentine ligando para Clary para mostrar Simon preso como uma forma de ameaçá-la e forçá-la a ir até o Instituto, no intuito de ativar a Espada. Além disso, o episódio contou com vários momentos MEMORÁVEIS, como a Isabelle voltando a ser a nossa Izzy que sempre adoramos, algumas finalizações bacanas, a informação de que Jace NÃO É irmão de Clary e, melhor do que tudo isso, na minha opinião, o maravilhoso momento Malec do fim do episódio e aquele momento entre Jace e Simon, com o “I would have killed you” e o “And I would’ve let you”, que chegou a me dar um tipo de calafrio… um calafrio gostoso.
Estávamos cada vez mais perto de Valentine conseguir usar a Espada para destruir submundanos, como era o plano desde o início, e tudo o que era necessário era uma maneira de DESTRUIR a Espada – e é assim que, ao pegar de Jace e Clary a visão que o Anjo lhes deu, Magnus interpreta a visão, já que anjos falam através de símbolos: um Morgenstern demoníaco. Ou seja, JACE. Jace pode destruir a Espada. O problema é que recaímos naquele drama de, caso faça isso, ele também se destrói no processo… o ritmo do episódio estava fantástico, e contribuiu para nos deixar apreensivos, destruindo as unhas… um verdadeiro desespero. Além de Simon como uma forma de trazer Clary até o Instituto, a energia necessária podia vir da energia de um anjo que todo Instituto tem… então Valentine tinha, basicamente, tudo de que precisava.
Só faltava ativar a Espada.
Adorei Jace passando para Alec a missão de desativar a fonte de energia, e a maneira como nada foi parado no episódio – as coisas aconteciam depressa, pouco vimos dos personagens parados. E adoramos, por exemplo, ver o Alec lutando… COMO É LINDO! Triste é vê-lo precisar lutar ao lado de Aldertree… bem como é apavorante ver Valentine cortando o pescoço de Simon. Confesso que não cheguei nessa parte dos livros (eu parei há muito tempo, e sinceramente não sei se um dia vou voltar para terminar), e me deu um pequeno pavor pensar em me despedir de Simon, embora isso CLARAMENTE não fosse acontecer, Simon é amorzinho demais para ser tirado da série… mas Clary tinha 30 minutos para salvá-lo, então eles tinham que agir depressa. Por isso, apesar dos perigos, Magnus levou Clary até o Instituto, e Raphael rapidamente apareceu para matá-la e impedir que ela entrasse.
Era, afinal, um caso de vida ou morte.
Todas as cenas ali também foram fenomenais, com Luke e Jace aparecendo para salvá-la, Jace dizendo que vai entrar para destruir a Espada, e então Clary entra… WOW. Adorei, particularmente, “Clary” alimentando Simon com seu próprio sangue, enquanto ele estava naquele estado deplorável, e enquanto uma lágrima escolhia dos olhos de “Clary”, Simon quase não pôde parar, e Valentine fez com que ele parasse, revelando a verdade: JACE SE PASSANDO POR CLARY. Clary, a verdadeira, por sua vez, estava também dentro do Instituto, com Magnus, mas isso pouco importa, se temos umas raras e PERFEITAS cenas de Jace e Simon… como eles lutando juntos, com a rapidez vampiresca de um e a agilidade da prática do outro. Foram golpes fantásticos, em uma ação bem rápida, mas eletrizante. E claro, aquele momento de agradecimento de Simon, a fala sobre o sangue.
NADA foi melhor que aquele “I would’ve let you”, sério, eu quase MORRI.
Mas ter Izzy, NOSSA IZZY, de volta também foi FANTÁSTICO. Que cena <3
Então as coisas se tornam surpreendentes. A fonte de energia está ali, a Espada, e Valentine tem Clary exatamente onde ele quer que ela esteja… e embora Simon a salve, impedindo-a de tocar a Espada, Jace aparece para destruí-la, e mesmo que ele tenha ficado absolutamente LINDO com tanta intensidade e demonstração, retirando a Excalibur, não foi útil, porque ele não morreu nem destruiu a Espada… uma fonte de energia nova o jogou para longe, e então, para nossa surpresa, VALENTINE CONSEGUE USAR A ESPADA. Isso mesmo, a Espada-Alma foi ATIVADA. Quando os submundanos atacam aos montes o Instituto, Valentine levanta a espada, e com uma luz e uma energia fortíssima, ele mata todos os submundanos presentes. Com exceção de Simon. Assim, lentamente, as verdades começam a vir à tona, uma a uma.
Primeiro:

“How did I activate the Sword?”
“Only someone with pure angel blood could have done it”

A primeira informação é a de que Jace tem sangue puro de anjo, o que quer dizer que toda aquela história do “sangue de demônio” foi MENTIRA. Mais do que isso, Valentine conseguiu exatamente o que queria. E mais verdades aparecem quando Luke precisa enfrentar Maia, e depois ele luta contra Valentine, seu antigo parabatai, mas perde rapidamente [momento de pausa para a “nudes” sexy de Luke nesse episódio!], e quando Valentine enfrenta Jace, ele diz como tudo foi armado, como tudo foi mentira, como ele injetou sangue de anjo e não sangue de demônio, e a fala mais surpreendente para Jace: “No, you are not my son. I’m not your father, Jocelyn is not your mother and Clary… Clary is not your sister”. Simples assim. A verdade veio à tona. Falando em Clary, também temos mais uma runa nova que ela enxerga e desenha na Espada…
Vem, Sebastian.
“Jace! The sword is gone!”
Enquanto a Espada está desaparecida e a Clave consegue capturar o Valentine, Alec se preocupa com Magnus e quando finalmente o encontra, TEMOS O MOMENTO MAIS FOFO DO EPISÓDIO! Que coisa mais linda. Aquele nervosismo todo do Alec, profundamente preocupado, falando com aquele jeitinho fofo, meio afobado, bem sem fôlego, como se estivesse com medo de perder a coragem e colocando, assim, pra fora tudo o que sentiu: “Look... Magnus, on every mission I've ever been on, I've never felt that type of fear, ever. Not knowing if you were alive or dead. I... I was terrified. Magnus... I love you”. ADIVINHA QUEM FOI QUE GRITOU MUITO? E com aquele fofíssimo “I love you too” do Magnus. Perfeito! Adorei a química dos dois, ainda que seus beijos estejam bem falsos e simples demais, há ainda alguma paixão e amor ali, e o abraço foi verdadeiramente mais emocionante que qualquer outra coisa.
Por fim, temos as finalizações. Quer dizer, temos um “Novo Simon”. Um vampiro resistente à luz do sol, aparentemente. Eu gostei de como ele agiu instintivamente com a luz do sol, mas então quando ele viu que ela não o queimava mais, ele ficou uma graça com os braços abertos, curtindo esse momento… assim como foi fantástico vê-lo levando Clary para fora, todo contente, para mostrar a novidade… eu não sou o maior fã do casal, mas eu sou um fã da felicidade de Simon, então é isso o que importa. E ele estava tão feliz naquele abraço e naquelas risadas… mas fiquei com pena do Jace vendo e desistindo de contar para Clary que eles não são irmãos. Por fim, também temos Izzy dando um fim em seu “relacionamento” com Raphael de uma vez por todas (“I don’t want anything from you ever again”), e pode ser difícil, mas NOSSA IZZY ESTÁ DE VOLTA.
Segunda parte da temporada PROMETE!

Para mais postagens de Shadowhunters, clique aqui.


Comentários