Chiquititas (2013) – A morte de Letícia


Há capítulos nós estamos nos preparando para isso, e ainda assim é uma dor terrível ver a personagem partir… trata-se da trama de Chiquititas, e todos sabíamos disso desde o início da novela, mas parece que na versão de 2013 foi ainda mais dolorido perder Letícia do que na versão de 1997. Quando eu assistia Chiquititas quando criança, Letícia partiu depressa, nós já estávamos muito habituados com a imagem de Dani como uma das garotas do orfanato, porque ela estava nas fotos (e no CD) com o vestidinho verde do Orfanato Raio de Luz da época, e mais do que isso: DANI SEMPRE ESTEVE NA ABERTURA JÁ DE UNIFORME. Enfim, já nem sei mais onde quero chegar com isso, mas quero dizer: dói demais perder a Letícia em Chiquititas 2013. Eu já venho escrevendo sobre a doença dela (clique aqui) e sobre os seus desejos (clique aqui) há algum tempo…
…mas agora é oficial.
A Letícia era uma personagem adorável, e a interpretação de Amanda Acosta é impecável. Ela nos emociona e nos faz rir, ela parece tão real… vou sentir saudades dela. Foram as cenas que mais me fizeram chorar em Chiquititas até o momento (o capítulo dos desejos da Letícia eu chorei do início ao fim!), mas eu fico feliz que tudo tenha sido feito com tanto cuidado e carinho para uma personagem de que tanto gostávamos. O seu último desejo na lista era 7) Cantar no palco na frente de muita gente, e ela pode fazer isso no primeiro show do Tomás Ferraz (aquele que a Cris não pôde ir e gerou o vídeo que viralizou nas redes sociais, mas eu muito provavelmente vou escrever sobre isso em outra ocasião), e foi basicamente a última coisa que vimos da personagem em vida… porque depois do show, em casa, ela passou mal e foi ao hospital.
Todas as cenas foram muito mais sugestivas que evidentes. TODOS NÓS sabemos que a Letícia morreu, mas não a vimos em uma cama de hospital, e não vimos o funeral, apenas os amigos voltando dele vestidos de preto… e mesmo assim tudo foi profundamente tocante. Eu fui derrubado quando a médica anunciou para a Carol, e quando o Beto levou a Dani para “passear” enquanto a Carol podia contar para os outros… foi tudo tão triste. E eles não enrolaram para contar para a Dani, como não podiam mesmo fazer, e foi uma cena terrível que contou com a garota saindo gritando e chorando, dizendo que é mentira, que sua mãe não morreu… “desaparecida”, Dani se esconde para chorar sentida, e é Fernando quem a encontra, e me partiu o coração ver todo o sofrimento da personagem. Mais ainda quando ela soltou aquele “Eu não quero falar com você, vai embora!” contra a Carol.
Doeu muito.
Porque a Carol estava sentindo DEMAIS e sofrendo porque perdeu a sua melhor amiga, de tantos anos, e eu lamentei que todas aquelas pessoas não pudessem nem sofrer em paz pela amiga porque tinham que estar juntos e fortes pela Dani, uma garota tão nova que não estava preparada para isso. Foi tão lindo, no entanto, como o Júnior soube falar com a Dani, dizendo coisas como “A Tia Carol tá triste também. Ela e sua mãe eram grandes amigas, viu?”, e ele foi um fofo chegando até a Dani ao dizer que também perdeu a mãe dele, e que isso dói demais, mas isso não significa que ela possa culpar as outras pessoas, porque elas estão sofrendo também. Então a Dani abraça a Carol. E EU CHOREI. E eu sei que não era exatamente o momento, mas eu fiquei feliz que o Fernando ir conversar com o Júnior fez com que ele e Carol fizessem as pazes!
Ela precisava de um apoio assim.
A cena pós-funeral foi repleta de emoção, como todas as cenas. Tivemos todos se perguntando como as coisas seriam agora, a Clarita dizendo que ia ser terrível ir trabalhar todo dia e não ver a Letícia lá, e a Carol fala sobre dar entrada nos papéis de adoção da Dani… ainda temos muita história nesse sentido. Mas a química da Dani e da Carol está incrível. Emocionei-me muito, por exemplo, na cena em que Dani está sofrendo e chorando na cama, sozinha, e a Carol chega e a abraça, dizendo que vai fazer o que puder, embora jamais vá poder substituir sua mãe, e com todo o carinho e amor possíveis, ela abraça e beija a Dani, perguntando se pode apertar ela, e ela responde: “Só um pouquinho”. É um momento rápido e simples, mas profundamente emocionante. Terno. Eu fico muito triste em saber que ainda tem tanto sofrimento nessa trama.
Especialmente porque o último café-da-manhã foi DIFICÍLIMO!
Rui reaparece, talvez pela última vez, para deixar com a Carol uns vídeos que a Letícia gravou e que devem ser mostrados para a Dani. Um agora e outro quando ela for adolescente. Carol vê, sozinha, o vídeo para quando ela for adolescente, e nós choramos, porque são os típicos e lindos conselhos de mãe, e ela está profundamente emocionada. E o vídeo para AGORA? Profundamente EMOCIONANTE, e é tanto para a Dani quanto para a Carol, porque ela fala para a Dani ser legal com a Tia Carol, e ela agradece a Carol, sua amiga, sua irmã, por tudo o que elas passaram, por tudo o que elas representam uma para a outra, e por tudo o que ela TEM CERTEZA que a Carol ainda fará daqui para a frente por sua filha. Ainda temos aquela lindíssima música final para nos arrepiar completamente… toda uma história incrivelmente bem conduzida!
Vou sentir saudades da Letícia.

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

Postar um comentário