The Flash 3x15 – The Wrath of Savitar


“I am the future[,] Flash”
Vou assumir que me dói ter que dizer isso, mas… O BARRY ESTÁ CADA VEZ MAIS INSUPORTÁVEL. A cada episódio que passa, Barry Allen se torna mais irritante, mais desprezível e eu simplesmente NÃO POSSO mais defendê-lo de coisa nenhuma. Ele deixou que o seu medo tomasse conta de tudo, e então ele se tornou uma pessoa extremista, potencialmente grosseira e com uma postura/atitude cada vez mais enervante. Lamento ver no que se transformou um personagem que começou tão leve e pelo o qual todos nós éramos apaixonados, mas embora eu ainda ame o Grant Gustin (lindo, simpático, enfim…), não dá mais para AGUENTAR Barry Allen. Não dá. Esse episódio foi mais uma grande prova disso tudo, e tudo o que eu adorei foi ver o Barry apanhando. Do Savitar, mais pra frente no episódio, e do Wally, no início, quando eles estavam treinando.
“0.21. Just fat enough to save Iris from Savitar”
Tudo estaria bem se Wally West não tivesse começado a ver Savitar. Começou ali, quando ele finalmente foi rápido o suficiente para salvar a irmã. Mais ou menos uma semana depois, Wally foi brutalmente atacado por Savitar sem que ele realmente estivesse ali. A cena ficou fantástica! E o medo no rosto e na voz dele era palpável… e quando todo mundo toma conhecimento do que aconteceu, o resultado é DRAMA. Por favor, Barry, não estamos com a mínima paciência para isso nem pra você. O Barry estava nojento (e hipócrita) cobrando dele que ele não contou o que estava acontecendo, que é a vida de Iris que está em jogo e Wally não entende isso. Sinceramente? No lugar de Wally eu gritaria algumas verdades do tipo “Seja rápido o suficiente VOCÊ então, como você nunca foi”. Mas é sério, por pouco, por MUITO POUCO, eu não abandonei a série NO MEIO DO EPISÓDIO. Sério.
Especialmente nesse diálogo:

“You’re out, Wally”
“I’m out”
“I’m sorry, Wally”
“Yeah, you don’t sound real sorry”

Porque eu não estava disposto a aturar a atitude arrogante de Barry, esse nervosismo sem educação todo ele, e como as coisas sempre têm que ser à sua maneira. Como quando ele quer conversar com Savitar e pede que o Julian Albert sirva como walkie talkie mais uma vez. E Julian, por motivos ÓBVIOS, não queria fazer isso, mas o Barry continuava sendo chato, insistente e, resumidamente, insuportável. O que me acalmou um pouco e me fez manter-me no episódio foi aquela cena de Julian e Caitlin sobre ele fazer isso de contatar o Savitar ou não, quando ela se deu conta que um dos motivos pelos quais Julian não queria fazer isso era porque ele não queria que ela o visse assim. No fim, ambos foram absolutamente fofos um no outro e decidiram confiar. E foi lindo. UM BEIJO RÁPIDO, DOCE E TERNO. Torci mais pelo casal do que por Iris e Barry.
Na temporada INTEIRA.
Mas tenho uma quedinha pelo Julian, verdade seja dita. Ele é um fofo.
Contatamos Savitar, e ganhamos coisas como:

“I'm nothing like you, Barry. You're cruel, you're selfish. From my perspective, you're the big bad. […] we had to be. Only one of us could live. You thought that Thawne and Zoom were your biggest foes, but... but it's me. It's always been me, Barry”

E vamos TEORIZAR. [O único motivo, pelo visto, pelo qual ainda gosto da série!]
Primeiro, que a primeira parte do discurso de Savitar, para mim, pareceu super são. Convincente. Apoiei. Depois que aquela coisa de o motivo pelo qual eles precisavam ser inimigos, e o Savitar disse “Only one of us could live”, e lembrando que é o Tom Felton quem interpretou o canal, eu devo dizer: DE NOVO?! Porque não estão economizando nas referências para Tom Felton, pelo jeito, porque eu só conseguia pensar em Lord Voldemort e Harry Potter, e a profecia que dizia que nenhum dos dois poderia viver enquanto o outro sobrevivesse. Enfim. E ainda levanta-se algumas perguntas, porque circula pela internet uma informação de que Savitar é Savitar e pronto, dessa vez não há “identidade secreta”. Mas Barry enfatizou que ele já foi um homem como ele, e Savitar disse que ele estaria lá quando ele se transformasse nisso.
E seria em breve?
Quão breve?
Breve o suficiente para JÁ TERMOS VISTO NESSE EPISÓDIO? Uhm.

“You took everything from me! […] I am only this way because of you. All of you! […] You're there when I become who I am”

A cabeça chega a girar, mas acho que essa é a parte da temporada que realmente promete. Não me importo nem um pouco com o que o Savitar disse sobre Barry sofrer ou ter que sofrer mais que todos, porque não estou me importando mesmo (embora mais drama do Barry seja dispensável!), só com como a trama cresce. Com aquela questão do Templo e os adoradores de Savitar, a nova mesma caixa, que conteve a Pedra Filosofal, mas quando a caixa é aberta, ela está vazia… e embora Savitar provavelmente esteja, então, com a Pedra Filosofal, ele não está com ela por inteiro: parte dela está com Caitlin. Você lembra da profecia: “One will betray you”. E Julian Albert teme que seja ele a fazê-lo, mas Caitlin explica que não, e mostra a Pedra. MAS ELA SÓ QUERIA USÁ-LA PARA SE LIVRAR DE SEUS PODERES DE KILLER FROST.
Não sei se é perdoável, mas whatever.
Vou dizer: EU AMEI ALGUNS MOMENTOS DO WALLY! No geral, eu gosto muito do Wally, diferente de muita gente, mas eu estava tão absolutamente IRRITADO com o Barry, que eu adorei quando o Wally foi para o futuro para ver a morte da irmã que devia impedir, e então notou uma coisa e, agindo impulsivamente, ele revelou algo bombástico para todo mundo. Quando ele gritou…

“You're so full of it. Railing at me for not telling everyone about Savitar? What about what you're not telling everyone, Barry? Cisco vibed me... into the future. I saw what happened. Tell my sister why you asked her to marry you. Go on, tell her the real reason, Barry”

…EU GRITEI DE VOLTA DE EMOÇÃO!
Por mais “infantil” que talvez as pessoas possam achar que foi, eu ADOREI ver o Wally devolvendo um pouco para Barry aquilo tudo pelo o qual ELE TEM QUE PASSAR O TEMPO TODO. É bom alguém ter o bom senso de gritar na cara dele o quão hipócrita e mesquinho ele é. E Wally West fez isso e, ao fazê-lo, ganhou muitos mais pontos comigo. Basicamente, o Barry só pediu a Iris em casamento porque no futuro ela não tinha aliança nenhuma, então na tentativa de mudar o futuro, não porque realmente quisesse se casar com ela e só isso, e posso dizer? Não ficou bonito para ele não. E eu sorri de orelha a orelha. [Sou maldoso e sou maldoso mesmo, mas já estava desejando a Iris morrendo e o Barry passando os últimos dias de vida dela com ela magoada com ele porque ele a tinha enganado desse modo. Eu sei que eu adoraria]
Novamente, Barry pede a ajuda de Julian. Não, não pede. EXIGE.

“I’m not a human Ouija board, Barry”

Toda a confusão vem quando o controle de Savitar sobre Wally é GRANDE DEMAIS. Wally vê a mãe, e então ele desmorona por toda a angústia do que vem sentindo, e por mais forte que tenha sido a cena, ele se toca da verdade quando a mãe insiste: “Son… you’re not fast enough. You never will be”. Mas enquanto Iris precisa recusar o pedido de casamento (amo ver o Barry sofrer mais!), e isso dá a Barry a dica de onde Savitar está preso, Wally luta contra ele de uma vez por todas. E é angustiante. E eu teorizei. Porque aquela fenda no tempo ligando à Speed Force, o Wally flutuando na beira dele, sendo sugado, tendo a máscara consumida, parte do uniforme caindo para fora e, mais do que isso: Barry chegando a tempo de ver tudo. Eles sugeriram que a transformação de Savitar aconteceria BEM EM BREVE, e BARRY ESTARIA LÁ PARA VER.
E se foi essa a “transformação”?
Se Wally West se transformou, no fim, em Savitar?
Assumo que seria um grande risco e um passo grande a ser dado, especialmente tendo em vista que Wally West é o Kid Flash nos quadrinhos, e eles deram a explicação toda sobre como Wally só ocupou o lugar de Savitar na Speed Force para que ele pudesse se libertar, tudo como parte de um plano iniciado desde o Flashpoint, no qual Wally foi construído para substituir Savitar… mas vejamos bem: ELES PODEM ESTAR NOS ENGANANDO. Acho que tudo tem a ver com timing, e foi dito nesse episódio que Savitar já foi um homem como Barry, ele fez questão de dizer que NÃO ERA como o Barry (algo que o Wally diria, acredito eu), e a sua transformação em Savitar estava ainda no futuro, mas num futuro próximo, e Barry veria ela acontecer. Por que não? Acho que vale, ao menos, levar isso em consideração. Caso seja mentira, Wally completa outra parte da profecia:

“One will suffer a fate worse than death”

Última parte de “teorização”: quando Barry pergunta ao Savitar QUEM ELE É, querendo ver seu rosto (se é que existe algum, acho que já existiu, mas não existe mais, vide a boca da “máscara” se mexendo!), o Savitar responde: “I AM THE FUTURE, FLASH”. Ou “I AM THE FUTURE FLASH”. A entonação de Savitar ficou bem dúbia, e na verdade NÃO DEU PARA TER CERTEZA se tinha ou não tinha uma VÍRGULA nessa frase. Eu sei que posso começar a parecer estar indo longe demais, mas se você reassistir a cena, você percebe como a frase pode ser interpretada de ambas as maneiras. “I am the future, Flash”, no sentido de ele ser o futuro, apenas. Ou “I am the future Flash”, no sentido de ele ser “o Flash do futuro”. Não sei como faríamos para realmente chegar a ENTENDER isso, mas é uma possibilidade alarmante… mas que eu acho que gostaria.

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários