Emerald City 1x09 – The Villain That’s Become


“Oz is magic. The Wizard is death”
Esse foi um dos MELHORES episódios de Emerald City, mas por dois núcleos bem específicos. Primeiramente, Tip com West, finalmente se tornando a grande Princesa Ozma oficialmente. E, depois, Jack descobrindo a verdade sobre a Princesa Langwidere e o motivo de suas tantas máscaras… no restante, o episódio foi mais normal e nem merece tanto enfoque. Mas foi angustiante (e possivelmente decepcionante) ver aquela sequência na qual Lucas tenta, de fato, MATAR DOROTHY, e ela pede que, ao menos, ele olhe para ela ao fazê-lo. É bem perturbador, e em algum momento você chega a questionar-se: ele teria mesmo matado ela ou não, quando ele pede que ela feche os olhos e então os fecha à força, e o Totó, como um bom cachorro de polícia, aparece para defendê-la, enquanto ela sai correndo por Oz sem conseguir ir muito longe.

“Stop me! Dorothy, please, stop me! Use the gauntlets, please! Stop me!”

Foi uma cena bem forte, mas Dorothy disse que não poderia usar as manoplas, porque não o queria morto. Por outro lado, ela enfia uma adaga nele em um momento que me deixou apreensivo porque não sabia o que tinha acontecido… mas com ele ainda vivo, Dorothy o pendura novamente como o encontrou, de volta à posição de Espantalho. E ela continua sua jornada, até a Terra dos Munchkins (vai ser chamado assim!) onde chegou, em busca de Nahara, que pode despertar os Gigantes de Pedra para ela lutar contra o Mágico e impedir a Guerra. A cena na Prisão da Abjeção foi desconcertante, com aquele cara vermelho que Dorothy tira da árvore, ou o estado de Nahara, deitada na lama… Dorothy promete levar o Mágico embora com ela e libertar a Magia de volta em Oz, e então Nahara finalmente decide ajudá-la.
A história de Tip e West é uma das minhas favoritas. Andando pela floresta, Tip disse que não sentia nela a magia da Bruxa Má do Leste, mas então a magia vem a ela e ela volta a ser Tip, o MENINO do início da temporada. E West tentando trazê-la de volta à missão é sensacional: “So your parents will go unavenged just so you can take a piss standing up?” e Tip faz uma discussão pertinente sobre como é torturante se olhar todo dia no espelho e não se reconhecer, o que já daria um excelente estudo em uma alegoria inteligente. Mas as cenas caminham para West convocando uma horda de bruxas para se erguer contra o Mágico sob o comando da Princesa Ozma (“In certain circles, I was known as the Wicked Witch of the West”), mas elas não estão dispostas a acreditar que aquele garoto é Ozma, então costuram a boca de West com magia e a penduram no ar.
Wow.
Mas Tip liberta todo seu poder para salvá-la. Uma onda sonora que liberta West, e a metamorfose que não só a transforma em garota novamente, mas na Princesa Ozma, com o vestido e o cabelo dignos. E foi SENSACIONAL. Por fim, para provar ser quem diz ser, ela consegue compartilhar suas memórias com todos, e então elas se dão conta: É MESMO OZMA. Que comece a guerra. Enquanto tudo isso acontece, os homens do Mágico invadem o Castelo de Lady Ev para capturá-la sobre as armas fabricadas, e é terrível ver o Mágico violento e perigoso, com aquele tapa que quebra a máscara da Princesa Langwidere, finalmente REVELANDO O SEU ROSTO. E enquanto tudo ali parece sem esperanças, Jack corre até Jane para pedir sua ajuda, ou então os homens do Mágico vão acabar executando a Princesa Langwidere.
As cenas são fortes e reveladoras. Temos Langwidere sem máscara com o Mágico ameaçando-a com uma arma, e ela não recua: “NEVER SURRENDER YOUR WEAPONS!” Quando estávamos no limite da tensão, Jack aparece na expectativa de salvá-la, mas o seu tiro distante causa a sua morte, e é angustiante ver a reação de Jack, chorando sobre o corpo, com um grito de desespero profundo e frustração. Culpa. E ele a leva para Jane para que ela possa “consertá-la” como fez com ele, embora ele estivesse vivo quando o encontraram. O desespero dele dizendo “I killed her, Jane. It was all my fault. I shot her. I killed her!” enquanto socava tudo era desconcertante. Mas não mais do que o que estava por vir com Jane meticulosamente cortando a pele que cobre o rosto da Princesa Langwidere e retirando a camada superior…
…que escondia um rosto mecânico.

“You didn't kill her. Many years ago, the Beast Forever destroyed this kingdom. Slaughtered the Royal Family. The Queen... her sons... her daughter. […] Only the King survived. […] You didn't kill her, Jack. Because she was already dead. I salvaged what remained. The rest, I rebuilt. I made her masks to hide a face that never aged. It was a secret the King swore me to keep. He couldn't lose her, and you don't have to either. I can repair her”

Por essa cena eu aumento a nota do episódio em VÁRIOS pontos. QUE SENSACIONAL! Fiquei embasbacado e completamente APAIXONADO ao assistir a isso! Que explicação fascinante para o motivo de Lady Ev SEMPRE usar máscaras… foi bem surpreendente descobrir que a Princesa Langwidere já estava morta há tanto tempo, desde o último ataque da Besta, e que aquela ali é uma versão mecânica dela com o pouco que sobrou e o resto que foi reconstruído. Então o Jack se revolta e sai correndo… tudo isso enquanto o Mágico está pronto para ser morto, e eu adorei vê-lo naquele estado, à beira de uma queda terrível, vendado, implorando por sua vida… mas a morte ao Mágico AINDA não veio por causa da marcha dos Gigantes de Pedra, encabeçada por Dorothy e Totó… um final MARAVILHOSO que promete um ótimo Season Finale!
ANSIOSO.

Para mais postagens de Emerald City, clique aqui.


Comentários