Control Z 3x07 – Yo soy @todostussecretos

No impunity.

Respostas… e respostas interessantes, na verdade! Já comentei, lá no início das minhas reviews dessa última temporada de “Control Z”, que a série não é exatamente um grande exemplo de condução de roteiro nem nada, e a “resolução” do mistério de @todostussecretos não foi exatamente o que eu estava esperando, mas eu gostei da surpresa, e eu acho que fez bastante sentido dentro da proposta da série, inclusive conectando com pontos da primeira temporada… agora, Raúl está em perigo, Sofía está entrando em uma guerra que não pode vencer, os segredos de várias pessoas no Colégio Nacional estão expostos, e tudo o que de fato me interessa é a trama do Gerry… impressionante como, ainda que tenha achado algumas coisas doentias e preocupantes nesse episódio, o personagem de Gerry foi o personagem mais bem desenvolvido de “Control Z”.

O episódio começa com um vídeo postado por Raúl nas redes sociais dizendo que ele é a pessoa por trás de @todostussecretos, novamente, e que “não quer que ninguém leve créditos por algo que ele está fazendo”, e então ele diz que “vai sumir com o dinheiro da venda da sua casa”. Enquanto quase todo mundo parece aceitar sem grandes dúvidas que Raúl é novamente a pessoa por trás de toda essa confusão, Sofía tem certeza de que ele não está dizendo a verdade – que ele foi obrigado a dizer aquilo para o vídeo e, consequentemente, está correndo perigo. Então, Sofía se dedica a encontrar uma maneira de ajudar/salvar Raúl, enquanto os demais lidam com as consequências do vazamento de seus segredos e Javier, por exemplo, impede que Natalia vá embora, porque “não quer perdê-la”. Entramos mesmo em ritmo de reta final da série.

As deduções e investigações de Sofía finalmente a levam a algumas respostas, e é assim que ela chega a Bruno, o hacker que ajudou Raúl quando ele fora @todostussecretos pela primeira vez. É, novamente, ele por trás da conta – de certa maneira, pelo menos. Quando saiu da prisão, depois de ter assumido todas as consequências de algo que não fizera sozinho, Bruno estava disposto a se vingar de Raúl, e por isso hackeou o seu celular. Vendo todos seus arquivos, suas mensagens, seus áudios, Bruno descobriu coisas preciosas, como a foto da noite da morte de Suzana, que foi o que deu o pontapé inicial nessa temporada… então, Bruno iniciou um fórum na internet, falando sobre como a justiça não existe ou como existe “apenas para quem tem dinheiro o suficiente para pagar por ela”… e, agora, é esse fórum quem está por trás de @todostussecretos.

A conta @todostussecretos e o fórum “No Impunity” se transformaram em uma espécie de seita que saiu totalmente do controle de Bruno… agora, várias pessoas que se sentem como ele se reuniram para “fazer justiça com as próprias mãos”, o que explica a descoberta recente de Javier de que “existem vários deles”, e faz com que as coisas mudem um pouco de figura – afinal de contas, com várias pessoas por trás de @todostussecretos, como eles podem ser detidos? O próprio Bruno já pensou em parar com isso tudo, mas não pode mais… ele fundou uma seita, um grupo de “justiceiros da internet” que se acham acima da lei… o que é uma ideia interessante e atual a ser discutida, na verdade. Sofía, no entanto, acha que pode simplesmente entrar no “covil” da seita, com 30 ou 40 pessoas, e resgatar o Raúl. Milagrosamente, eles devem sair de vida de lá de algum jeito no último episódio.

Gerry… a trama de Gerry chegou a um momento crucial no episódio anterior, quando seu “segredo” foi revelado e quando ele teve toda a coragem de encher o peito e dizer que é gay, mas isso acabou com Gerry sendo espancado por seus colegas de instituição – inclusive, ele levou alguns socos do próprio Bernardo que, a meu ver, estava apenas “fazendo o que Gerry pedira”, porque Gerry tinha pedido, quando ele o ajudou a se safar de ter o celular clandestino descoberto, que “ele não se metesse em confusão por sua causa”, e isso aconteceria se Bernardo fizesse qualquer outra coisa que não fosse obedecer os caras que o mandavam bater em Gerry… ainda assim, foi tão difícil assistir àquilo. Cada soco uma dor diferente. De certa maneira, é como se Gerry achasse que “merecia” aquilo, e não, de modo algum, por ser gay… mas por causa do que fizera a Luis.

Inclusive, ele vê Luis em Bernardo em algum momento.

Depois da surra que levou, Gerry desperta na ala médica com uma notícia: ele cumprirá o restante da sua “pena” fora dali, para “garantir a sua segurança”, então ele acaba sendo liberado, e consegue, ainda, sorrir para Bernardo quando vai embora, como se dissesse que vai esperar por ele lá fora… mas será que Bernardo vai ter coragem de procurar o Gerry? No momento, no entanto, Gerry tem outra preocupação mais grave: tendo saído da instituição, ele precisa de um lugar para ficar, e de alguém que assine a sua soltura como seu “tutor”, e aquele abrigo para pessoas LGBTQIA+ que ele conhecera recentemente não pode fazer isso por ele… quem o faz, ironicamente, é a mãe de Luis. E isso é tão estranho, tão pesado, tão doentio de certa maneira… mas sabíamos, assim que Gerry começou a procurar onde ficar, que era o que aconteceria.

Dormir no quarto de Luis não vai ser fácil. Será que Gerry consegue? Será que Gerry ainda tem a chance de ser feliz?

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários

  1. Concordo super com vc e realmente, o desenvolvimento do Gerry tá chamando mais minha atenção que qualquer coisa, me doeu muito ver o Bernardo batendo nele e tbm acho meio doentio a mãe abrigar o garoto que matou o filho, maaaassss, fora isso, achei meio fofo ^-^

    ResponderExcluir

Postar um comentário