Turma da Mônica: A Série 1x04 – Cascão

Cascão e Feitoso!

Definitivamente, o episódio em que eu mais sofri até agora. Centrado, dessa vez, no Cascão, a “Turma da Mônica: A Série” desenvolve o mistério de quem jogou um balde de lama na Carminha Frufru, apresenta algumas respostas, mas ainda não chega a um veredito… e eu acho que podemos acabar nos surpreendendo com o que vem a seguir, porque não acho que será algo tão óbvio – pelo menos, o episódio “Cascão” resolve o mistério de quem alterou o “plano infalível” original do Cebolinha e quem acrescentou terra ao balde de água, para transformá-lo em lama. Cascão é um dos personagens mais queridos da “Turma da Mônica”, e a série, seguindo o modelo dos filmes e das histórias dos Irmãos Cafaggi (!), consegue trazer um drama muito realístico para as características dos personagens… e, no caso do Cascão, talvez tenha sido quando eu mais sofri.

Cascão não gosta de tomar banho… ele tem pavor de água. Em “Turma da Mônica: A Série”, vemos como isso está se refletindo em sua família e nas suas amizades, e como a chegada da Carminha Frufru e suas “piadas” de mau-gosto fazem com que o garoto sofra… e é doloroso! Eu acho muito interessante como a proposta live-action consegue trazer realidade para temas que, nos quadrinhos e nas animações, pode ser só uma brincadeira divertida. Lá, não vemos muito do Cascão sofrendo por não querer tomar banho (embora na “Turma da Mônica Jovem” ele tenha que ter aprendido!), mas na série o vemos ser repreendido pelo Quinzão, que não quer o seu cheiro ruim na padaria, e pelos pais, que falam sobre como ele está crescendo, os hormônios também, e como seu cheiro está cada vez pior – e, se ele não quer tomar banho, então vai ter que lavar as próprias roupas.

Os amigos, por sua vez, passam por dois momentos: uma montanha-russa de sentimentos. Mônica e os demais são bem legais com o Cascão quando criam o “Cantinho do Cascão” no Clube da Turma, um lugar com guarda-chuva de emergência, um monte de gibis, um ventilador para jogar o cheiro para o outro lado e uma espirrada ocasional de perfume… quando a Carminha Frufru chega, no entanto, as coisas começam a mudar – como mudaram para todo mundo, mas possivelmente Cascão e Mônica foram os que mais sofreram com a nova moradora do Bairro do Limoeiro. Maldosa e cruel, Carminha solta um porco no Clube da Turma apenas para “debochar” do Cascão, e eu acho que mais doloroso do que ver a Carminha fazer isso é ver os amigos da turma de fato rindo dele… apenas a Mônica não ri, mas não quer dizer que, depois, ela não seja igualmente maldosa.

Coitado do Cascão, sério!

É por isso que o Cascão tenta encontrar um novo lugar onde ele possa ficar… e ele chega no Sebo Feitoso, que pertence ao seu tio, Feitoso, um cara que se isolou da família pelos mesmos problemas que o Cascão está enfrentando agora… não sei se a série vai chegar a apresentar o Feitoso como “Capitão Feio”, mas ele é um importante vilão dos quadrinhos, quando vira o seu alter ego. Nesse momento, Feitoso compartilha com Cascão uma história igualmente dolorosa de sua infância (que viveu provavelmente com a Madame Frufru, mãe da Carminha, já que ele reconhece o nome “Frufru” quando o Cascão o cita), mas acolhe o Cascão naquela imundície na qual ele nunca vai precisar tomar banho ou tirar o lixo… talvez a série até apresente a “transição” da “Turma da Mônica” à “Turma da Mônica Jovem”, com o Cascão aceitando que eventualmente vai ter que tomar banho.

Quando o Cebolinha aparece no Sebo Feitoso para convidar o Cascão para a festa da Carminha Frufru, trazendo para ele a roupa azul que ele deve usar, o tio é quem descobre o plano infalível do Cebola e o que eles realmente querem fazer com ele na festa… e, assim, Feitoso ajuda Cascão a alterar o plano, o que explica algumas coisas. Vemos a cópia sendo feita, vemos o Feitoso transformar o desenho do Cascão em um desenho da Carminha, e o Cascão aceita ir na festa, porque agora ele pode mudar o plano a seu favor… como o Cebolinha armou contra ele e não disse nada, e ele estava brigado com a Mônica, isso quer dizer que Cascão não trabalhou com nenhum deles. Ele roubou o controle, misturou terra no balde de água e deixou tudo pronto para colocar o plano em ação, mas Cascão garante, durante a celebração da Denise, que não foi ele quem apertou o botão.

Agora, a nova pergunta é: quem apertou o botão?

Teria sido Milena? Também acho que não… mas vamos ver o que ela tem a contar!

 

Para mais postagens de “Turma da Mônica: A Série”, clique aqui.

 

Comentários