American Horror Stories 2x01 – Dollhouse

Melhor que toda a primeira temporada.

QUE EPISÓDIO IMPRESSIONANTE! Muito criticada pelo público, a primeira temporada de “American Horror Stories” foi quase que um completo desastre, e “Dollhouse” estreia uma segunda tentativa promissora de expandir o universo de AHS de maneira inteligente! Com um visual incrível, ótimas atuações e uma história tensa que se sai muito bem criando o suspense, o episódio ainda consegue entregar um final surpreendente que se conecta à mitologia da série principal, sem precisar se desviar de sua trama para isso e, principalmente, sem precisar tornar todo seu episódio sobre isso… diferente daquela coisa pavorosa que foi a Rubber Woman na primeira temporada de “American Horror Stories”. Fui positivamente surpreendido, e já estou ansioso pelo que mais essa nova temporada tem a oferecer – e espero que eles consigam manter o nível em outros episódios.

Mas, é claro, é uma antologia… haverá altos e baixos.

“Dollhouse” começa em uma entrevista de emprego já bastante macabra, que termina com Van Wirt, um fabricante de bonecas obcecado, sequestrando Coby, uma mulher que buscava um trabalho… ela é confinada em uma “casa de bonecas” de tamanho real, na qual ela e outras mulheres estão participando de um “concurso” no qual Van Wirt pretende encontrar a “mulher perfeita” que possa assumir o lugar da mãe do seu filho… é um conceito apavorante, claustrofóbico, e toda a premissa é perversa e doentia de várias maneiras. Algo que me fascinou demais em “Dollhouse”, no entanto, é a qualidade do roteiro e sua capacidade de construir suspense e de contar uma história sombria, sem que isso necessariamente precise se refletir em um cenário sem cor e escuro. A fotografia colorida gera uma dicotomia com a história que está sendo contada.

E é uma escolha criativa sensacional.

O paradoxo do cenário belo e colorido, que evoca a “perfeição” buscada pelo fabricante de bonecas, mais a constante pressão e o desespero sob os quais as mulheres vivem naquela “casa de bonecas” é a principal característica do episódio, e a trama se constrói enquanto vemos as regras absurdas que elas seguem, as brincadeiras tensas com Otis, o filho de Van Wirt, e os testes aos quais elas são submetidas – testes nos quais Van Wirt parece favorecer Coby mesmo quando ela comete erros que poderiam facilmente desclassificá-la… mas, por algum motivo, ele não quer jogar Coby no poço. E Coby vai conquistando uma inimizade dentro do próprio grupo, de uma mulher que não pensa em perder a competição, enquanto se aproxima de Otis e espera que essa proximidade com o garoto possa, quem sabe, salvar a sua vida e das suas colegas da casa de bonecas.

O “teste final” de Van Wirt acontece, por fim, quando Coby lidera, antes da “grande final”, uma tentativa de fuga… na verdade, Van Wirt sabe do que elas estão planejando, mas deixa que elas sigam adiante com o plano, porque, no fundo, sabe que Coby não fugirá com as demais: ela é a única que realmente se importa com Otis, e vai querer voltar para salvá-lo – e é aí que ela é capturada, porque “é a candidata perfeita para assumir o cargo de sua mãe”. Uma virada interessante e irônica do roteiro. “Dollhouse” tem um conceito revoltante e repugnante que funciona perfeitamente em um roteiro doentio de histórias de terror, que é a que a série se propõe, e rende uma boa história fechada com início, meio e fim… considerando como fim a “transformação” de Coby em uma “boneca de porcelana perfeita”, vencendo o concurso de Van Wirt.

Perverso, macabro, sinistro.

Considero a última parte do episódio quase um “epílogo” – mas que funciona perfeitamente bem. Diferente de quando retornamos à Murder House na primeira temporada de “American Horror Stories”, com a mulher de borracha, “Dollhouse” também se conecta a uma história da série principal, mas de maneira breve, inteligente e que faz muito sentido, por fim! Sabemos, desde o início do episódio, que a história se passa em 1961, e vemos Coby conseguir mover um carrinho só com a mente… ela diz que é “um truque de mágica”, e é assim que ela se aproxima de Otis, mas eventualmente confessa a ele que esse é um dom com o qual ela nasceu. Quando tudo parecia terminado e o final mais horrendo tinha chegado para Coby, para sempre aprisionada em uma forma de boneca, ela recebe visitas inesperadas… de bruxas que vieram buscá-la.

A união com “Coven” funciona de maneira quase orgânica – é uma espécie de fan service, sim, mas é aquele fan service bem-feito, que faz sentido e me faz abrir um sorriso… uma bruxa, por fim, Coby é resgatada e levada para a casa conhecida na qual estivemos durante a terceira temporada de “American Horror Story”, e além de vermos brevemente a fachada da casa novamente, também “reencontramos”, de certa maneira, personagens daquela temporada… vemos uma “mini” Myrtle vir receber os novos moradores, por exemplo, e descobrimos que Otis também é um personagem que já conhecíamos, quando Coby o instrui a não usar mais o seu primeiro nome e pergunta se ele tem um segundo: Starling. Torço para que essa temporada de “American Horror Stories” consiga contar boas histórias e, quando houver conexões, que sejam assim: breves, consistentes e divertidas.

Amei esse episódio, é um excelente retorno!

 

Para mais postagens de American Horror Stories, clique aqui.

 

Comentários