A Favorita – A “morte” de Donatela Fontini

“A minha mãe morreu e foram vocês que a mataram!”

Diva pensou em todos os detalhes para que tanto Donatela quanto ela mesma fugissem da cadeia e ninguém as procurasse do lado de fora – depois de fazer com que Donatela assumisse sua identidade para sair no seu lugar (entregando para ela diamantes que ela usaria de passagem quando as coisas apertassem, tipo quando Roseli a reconheceu), Diva colocou fogo na cena de Donatela e, com a ajuda de uma supervisora, colocou dentro da cela o corpo de uma mulher que tinha morrido na cadeia no dia anterior… então, tudo parece ter funcionado à perfeição para Diva e para Donatela: Donatela estava livre, se passando por Diva Palhares, e todos os jornais estavam cobrindo o incêndio na cela de Donatela Fontini e falando sobre o corpo carbonizado que foi encontrado na cela e ainda não foi identificado. De quebra, Diva ainda escapou também.

Agora, as pessoas precisam reagir à suposta morte de Donatela.

Achei bem triste ver o Zé Bob sofrendo com a morte de Donatela – ele fica bem transtornado quando a notícia chega até o jornal, e isso não é muito tempo depois de ele ter perdido a Maíra, uma de suas melhores amigas. Ele ainda se sente culpado, achando que “ajudou a enterrar a Donatela”. Em contrapartida, acompanhamos a Flora descobrindo o que aconteceu, e essa é uma das sequências mais interessantes de Flora, porque ela fica completamente mexida, mas pelos motivos errados: ela queria que Donatela sofresse presa por anos, e agora teme que ela tenha morrido como uma mártir e que a Lara fique arrasada, porque ainda a considera sua mãe. Eu ri da Flora surtando chorando sozinha enquanto chama Donatela de “maldita”, “desgraçada” e “vagabunda”, batendo o punho na mesa para dizer que ela não podia ter feito isso. Foi bem cômico!

Com razão, Gonzalo se preocupa imediatamente com Lara, porque não sabe como ela vai reagir a essa notícia, e então corre para casa com Irene, dizendo que precisam ser eles a contar isso para a Lara, antes que ela descubra de alguma outra maneira. Quando os dois chegam e chamam Lara para conversar, ela acha tudo muito estranho, mas demora para perceber que o que quer que eles tenham para lhe dizer é sério… quando Gonzalo diz que “aconteceu uma tragédia”, seu semblante muda e ela pergunta: “Foi com a Donatela? Aconteceu alguma coisa com a minha mãe?” Gonzalo, então, fala sobre o incêndio, e é o momento em que Lara começa a se desesperar: “Mas ela tá bem, né? Vô, diz pra mim. Não aconteceu nada com a minha mãe, né? Aconteceu?” Então, finalmente, Lara percebe o que aconteceu: DONATELA ESTÁ MORTA. E ela surta…

E tem todo o direito de surtar.

 

“MATARAM A MINHA MÃE NA CADEIA?! FOMOS NÓS, VÓ! Fomos nós que matamos a Donatela! Fui eu também que matei minha mãe, vocês mataram minha mãe, eu também matei a minha mãe, eu matei a minha mãe, eu matei, eu matei a minha mãe. Eu matei a Donatela, nós matamos a Donatela”

 

Eu não gosto muito da Lara… mas a atuação da Mariana Ximenes é sempre IMPECÁVEL. A dor, o desespero e a emoção que ela consegue passar enquanto entre nesse loop infinito de “Eu matei a minha mãe”, a voz alternando, as lágrimas vindo à tona, os gritos dizendo que quer a sua mãe de volta… é um sofrimento palpável em uma das cenas mais impactantes de “A Favorita” até aqui. E, sem respeitar a dor desse momento, Flora aparece para fazer cena, para dizer que est[a preocupada com Lara e que quer falar com ela, e Lara desce as escadas fria, dura e brava? “Que hora pra você aparecer, hein, Flora? […] Fora daqui. Não me obrigue hoje a ter que olhar pra tua cara!” Lara, naquele momento, TINHA O DIREITO de não querer ver a Flora, e Irene demonstra não ter o menor respeito pela sua neta ao chamar sua atenção dizendo que “ela não pode falar assim com sua mãe” (como eu odeio a Irene).

Lara, por sua vez, responde bem à avó e a Flora: “Você não é minha mãe. A minha mãe morreu e foram vocês que a mataram!”

Quando Flora demora para ir embora, Lara continua falando, várias coisas que EU ADOREI OUVI-LA DIZER. Ela diz a Flora que ela era muito feliz antes de ela aparecer na sua vida, e que foi só a Flora aparecer para a sua vida virar um inferno… Flora tenta falar que ela está sendo injusta ou qualquer coisa, e Lara a faz parar, e manda ela não falar de Donatela, porque A DONATELA ERA A SUA MÃE, E É ELA QUE A LARA AMA, E NÃO A FLORA. Flora faz drama, chora, mas Lara não cai nessas lágrimas e diz que “ninguém nunca vai ocupar o lugar de Donatela”. Então, deixa a Flora sozinha com Irene e Gonzalo, que são dois nojentos que bajulam a Flora, a assassina do filho deles, e caem em tudo o que ela diz… Lara, por sua vez, continua firme: durante o velório, dizendo que “não aceita isso”, Lara volta a falar de Flora e deixa claro que não quer que ela apareça ali

Infelizmente, parece que Flora vai aparecer… ela quer ver “Donatela” ser enterrada.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários