Lost 3x21 – Greatest Hits

Clima de despedida!

AH, EU CHOREI BASTANTE! Há algum tempo que Desmond está falando sobre ver Charlie morrer repetidas vezes, e ele tem conseguido evitar que isso aconteça… pelo menos até agora, porque talvez agora ele não deva fazer isso. Depois que tem mais uma de suas “visões”, Desmond demora um pouco até decidir falar com Charlie e contar o que viu- e como a sua morte, dessa vez, vai levar ao salvamento das pessoas na ilha. Desmond conta ter visto Claire e Aaron subirem em um helicóptero para fora daquela ilha, mas algo já foi estabelecido no último episódio centrado em Desmond: se as coisas não acontecem exatamente como ele viu, então o resultado também não é o mesmo. Achei muito lindo e muito triste como Charlie escolheu que sacrificaria se isso significasse que Claire e Aaron poderiam finalmente sair daquela ilha e voltar para a vida deles lá fora…

“Greatest Hits”, exibido em 16 de maio de 2007, é um dos episódios mais emocionantes e mais tristes de “Lost”, porque estamos há algum tempo lidando com a informação de que Charlie vai morrer – mas não queremos que isso aconteça. Existe sempre a esperança de que alguma coisa aconteça diferente do que Desmond vira, e então ele possa sobreviver… centrado em Charlie, o episódio faz algo um pouco diferente em flashbacks do que fizera em outros episódios, e não centrando-se em contar apenas uma história, mas cinco momentos da vida de Charlie, cinco momentos felizes que foram seus “grandes sucessos”, e que ele está escrevendo em um pedaço de papel, para deixar de presente para Claire quando ele não estiver mais aqui… acho que isso tudo surge para ele naquela conversa dele com Naomi, sobre o álbum de “grandes sucessos” que lançaram depois da sua “morte”.

O primeiro flashback, o #5 da lista que ele está construindo, é um flashback com o irmão e a banda, quando ele estava pensando em desistir de tudo, mas se alegra e se emociona ao ouvir a música deles tocando na rádio pela primeira vez… o #4 da lista é quando o pai o estava ensinando a nadar; o #3 é com Liam, quando ele lhe deu de presente o anel que pertencera à mãe e que a família tem o costume de passar aos seus filhos… e que agora ele vai passar para o Aaron, em um momento emocionante; o #2 é quando ele salva uma mulher (a Nadia!) em um beco e ela o chama de “herói”, dizendo para ele não acreditar se alguém lhe disser o contrário; e, por fim, o #1 da sua lista de “grandes sucessos” acontece já na ilha, no dia em que eles caíram, quando ele vê Claire e se aproxima dela pela primeira vez… aquela conversa dele e de Claire ME FEZ CHORAR.

Que cena linda.

No presente, Claire não tem ideia do que está acontecendo… a ilha está alvoroçada com o eminente ataque dos Outros, e Charlie está se preparando para partir em uma missão importante, mas da qual ele sabe que não regressará: Desmond o vira nadar até uma estação submarina da Dharma, o Espelho, para desligar um interruptor que é o que está bloqueando sinais da ilha de chegar até o navio de Naomi, que está por perto, por exemplo. Então, ele vai aos poucos meio que se despedindo das pessoas, e temos dois momentos muito marcantes: um deles quando o Hurley vem pedir para ir com ele e ele não deixa, mas depois de ser grosso com o Hurley, para tirá-lo dali, ele o chama de volta, o abraça e diz que o ama; outro deles foi quando ele foi conversar com Claire, pediu que ela não se preocupasse com ele, e então se despediu de Aaron, dizendo que o amava.

Destaque para as mãozinhas do Aaron no rosto dele!

Enquanto isso, uma série de coisas está acontecendo por todo lado: Jack reassume a liderança do grupo (gente, como pode um personagem ser TÃO CHATO?!), com um plano que ele pensou com Juliet e Danielle Rousseau desde que descobrira que os Outros estavam vindo… mas um plano que ninguém sabe se vai mesmo dar certo. Afinal de contas, eles planejam enganar os Outros, marcando barracas em que supostamente estão as mulheres grávidas, que foi o que Ben pedira que Juliet fizesse, mas as enchendo, na verdade, de dinamite: dessa vez, É GUERRA, eles pretendem matar todos os Outros que aparecerem ali. É arriscado, mas Jack está tão confiante e tão disposto a não aceitar qualquer outra sugestão que ele proíbe, por exemplo, que o Sayid continue com o plano dele, que tem a ver com ir até a torre de rádio e mandar um pedido de socorro.

No fim, as coisas mudam… depois de matar Locke, Ben muda os planos em relação às mulheres grávidas: afinal de contas, seu gravador sumiu e eles precisam pegar o acampamento de surpresa. Quando ouve o plano, Alex corre para pedir que Karl vá até a ilha principal e avise o pessoal… é como ela diz: Kate e Sawyer salvaram a sua vida, então ele deve isso a eles. Quando Jack e os demais descobrem que precisarão adaptar o plano deles, porque os Outros chegarão pelo menos um dia antes do previsto, a ação se divide. Três atiradores ficarão na praia, esperando os Outros em uma emboscada, enquanto o grupo maior vai até a torre de rádio, para tentar mandar o pedido de socorro para o barco de Naomi, enquanto Charlie faz a sua parte n’O Espelho, desligando o interruptor que barra as mensagens… mas essa parte do plano talvez não seja tão simples assim.

Afinal de contas, Charlie não está sozinho.

Que venha a Season Finale repleta de TENSÃO!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários