A Favorita – O filho perdido de Donatela

“Eu sequestrei o Halley”

Entramos em uma nova fase de “A Favorita”: a do FILHO PERDIDO DE DONATELA. O romance de Lara e Cassiano, que eu achava tão bonito (!), acabou mesmo ficando para trás na novela, e agora a trama está tentando desenvolver um romance de Lara com Halley, que começa quando ele é contratado por Gonzalo para estar sempre perto de sua neta… eles se aproximam, trocam uns beijos, acabam brigando porque Lara eventualmente descobre que ele era contratado do seu avô, mas Halley não desiste de Lara: segundo ele, ele se apaixonou de verdade e quer que Lara o perdoe. Inicialmente, eu até cheguei a pensar que Lara não cairia nos seus pedidos de desculpas, que me parecem exagerados e não muito convincentes, mas a verdade é que Lara já está totalmente mexida por esse cara, então não tem mais como voltar atrás – o sentimento se instalou.

Quando eles engatam um namoro de verdade então, quando a verdade já veio à tona, Cilene parece profundamente incomodada com uma coisa: a possibilidade de Halley e Lara serem irmãos. Recentemente, Cilene descobriu que Halley era, na verdade, Matheus, o filho perdido de Donatela que, conforme ela descobre agora, foi roubado por Silveirinha… foi essa informação que Silveirinha e Flora usaram, há algum tempo, para fazer a Cilene mudar o seu depoimento sobre o assassinato de Marcelo, porque, até então, ela acreditava que Halley era filho de um irmão de Silveirinha que teria morrido em um acidente… inclusive, adepta dos “flashbacks explicativos”, “A Favorita” retorna à cena da “conversa” de Flora e Silveirinha com Cilene no dia em que a convenceram a mudar seu depoimento, e vemos a cena completa… presenciamos o choque de Cilene.

De uma maneira bem “Inception”, temos, inclusive, um flashback dentro de um flashback, o que, por mais que eu ame “A Favorita”, eu devo dizer que eu achei exagerado, mas tudo bem… enquanto Silveirinha conta para Cilene toda a história de como sequestrou o Matheus, também vemos como isso aconteceu, numa sequência muito zoada na qual vemos Donatela sofrendo pelo filho perdido e o Silveirinha com uma peruca ridícula que realmente não era necessária… eu, sinceramente, não consegui levar essa cena a sério. De todo modo, tudo fica bem explicado e retornamos ao presente, onde encontramos Flora preocupada com o namoro de Lara com Halley, não por causa da possibilidade de eles serem irmãos, porque ela sabe que eles não são, mas porque Cilene acredita que sim e pode ser que ela acabe abrindo a boca sobre toda a história do depoimento.

Cilene, então, vai ao rancho para dizer toda a verdade, mas Flora consegue interrompê-la a tempo e a ameaça, dizendo que eles sequestraram o Halley e vão matá-lo se ela abrir a boca. Então, Cilene fica quieta até Halley estar em segurança, e, sabendo do risco que está correndo, deixa uma carta para Luma entregar a Halley, na qual conta toda a verdade caso algo aconteça com ela – e ela é sequestrada pelo Dodi logo em seguida. Dodi tinha ordens de Flora para matar a Cilene, mas Cilene fala sobre a carta e diz que ela estará nos jornais no dia seguinte se algo acontecer com ela, então Flora pensa em uma alternativa, que seria conversar com Cilene e convencê-la a não abrir a boca, e só existe uma coisa que ela pode contar que “acalmaria” a Cilene: que Lara e Halley não são irmãs porque, na verdade, a Lara não é filha do Marcelo… ela é filha do Dodi.

Assim, “A Favorita” ainda nos apresenta mais um flashback, de um pouco antes do assassinato de Marcelo, e vemos o momento em que Marcelo pega Flora na cama com Dodi, e então os dois brigam e Marcelo diz que vai pedir um exame de DNA para saber se Lara é mesmo sua filha… e foi por isso que Marcelo ameaçou deixar Flora, foi por isso que Flora decidiu matá-lo: porque, se ele tivesse uma confirmação de que Lara não era sua filha, ele não só a abandonaria, como ela ficaria sem nada… agora, todas as peças finalmente se encaixam. Sem ver outra alternativa, Flora conversa com Cilene no cativeiro e conta a verdade para ela, o que me parece arriscado, porque é uma informação muito grande para a Cilene ter assim de mão beijada… de todo modo, parece ser o suficiente para deixar Cilene quieta, porque ela entende que Flora deve estar dizendo a verdade, porque agora faz sentido o seu motivo para matar o Marcelo.

E Cilene provavelmente não vai falar nada, porque ela está morrendo de medo, e a Flora é ameaçadora. Na verdade, a Flora está na mão de Cilene, mas ela não deixa que Cilene perceba isso, e ainda a ameaça dizendo que pode denunciá-la à polícia pelo sequestro de Matheus e tudo o mais… mas é claro que essa história ainda vai dar o que falar! Donatela ainda tem que descobrir que o seu filho perdido é o Halley, tem que descobrir que Lara é, na verdade, filha do Dodi, e essa informação está começando a se espalhar… a carta de Cilene acaba não sendo lida por Halley, porque Flora a libera a tempo, mas ela é roubada e entregada justamente nas mãos de Dodi, que vai “conversar” a respeito disso com Flora… é uma pequena reviravolta, mas Dodi ainda não consegue entender todas as informações: ele sabe que existe alguma coisa que Flora não está lhe contando…

…mas não consegue adivinhar que a informação oculta é que Lara é sua filha!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários