The Sandman 1x08 – Chapter 8: Playing House

“Even a Nightmare can dream, my Lord”

SANDMAN REENCONTRA O PRIMEIRO ARCANO FUGIDO. Seguindo o arco “Casa de Bonecas”, “Playing House” mostra Rose Walker continuando sua busca pelo irmão mais novo, Jed, que não vê há sete anos, enquanto explora, também, alguns “poderes” que desconhecia até então e que a conectam ao Sonhar de maneira inusitada – Rose Walker é capaz de encontrar a sala do trono do próprio Sonho dos Perpétuos, por exemplo, quando o escuta conversar com Lucienne sobre seu irmão… Morpheus, por sua vez, está atento a cada passo de Rose Walker, no Sonhar e no Mundo Desperto, porque ela é um vórtice de sonho e pode criar e destruir mundos a seu bel prazer, talvez até sem saber o que está fazendo. O segundo arco de “The Sandman” se divide em vários núcleos paralelos e acompanha os personagens por vários episódios em sequência, alterando um pouco o ritmo da série até então.

Acompanhamos pequenos trechos de histórias paralelas que, eventualmente, serão todas parte de uma mesma trama… vemos Unity Kincaid sendo abordada a respeito da Doença do Sono, da qual ela é a única sobrevivente (!), mas ela nem imagina que o suposto “jornalista” é, na verdade, Coríntio, um pesadelo que escapou do Sonhar há anos e está causando destruição no Mundo Desperto. Lyta, a melhor amiga de Rose, por sua vez, está se “encontrando” com o marido morto toda noite, em seus sonhos, e aquilo parece mais real do que um sonho deveria ser, com uma vida completa lá dentro, uma casa que ele construiu para que eles morassem, e o convite para que ela continue lá, com ele… inclusive, temos a gravidez mais bizarra possível quando Lyta engravida no sonho, porque “lá tudo é possível”, mas ela desperta também com uma barriga imensa.

Rose lidera a busca pelo irmão, espalhando cartazes com uma foto deles por toda a cidade, mas é Lyta quem convence a assistente social a, pelo menos, ir até o garoto para ter certeza de que ele está bem, porque é isso o que Rose quer saber: que seu irmão está bem. E, é claro, ele não está. Preso no porão por Clarice e Barnaby, sofrendo todo tipo de violência física e psicológica, Jed só tem um lugar no qual se sente seguro: num mundo de sonhos que Gault conjurou para ele e no qual ele se refugia toda noite… quando vemos Gault pela primeira vez, percebemos que ela não é o arcano perigoso que Morpheus insiste que ela é, porque ela está fazendo de tudo para proteger o garoto dos abusos, o mantendo num mundo de sonhos no qual ele é feliz, no qual ele é “o Sandman”. Quando desperta, no entanto, Jed está em uma realidade horrível, e tememos por ele.

Angustiante assistir às suas cenas desperto… a sequência do bilhete me deu calafrios.

Naquela noite, então, Rose Walker adormece para se juntar a Sandman na busca por Jed – E QUE CENA ESPETACULAR. Eu sempre amei, na leitura de “Sandman”, a exploração dos sonhos, e vemos Rose caminhar sem grande esforço pelos sonhos dos demais moradores da casa: Hal, Lyta, Zelda, Ken, Barbara… Morpheus observa tudo de perto, parte fascinado, parte cauteloso, porque sabe que o poder do vórtice é destruidor. Ao “ajudar” Rose, Morpheus tem uma missão muito clara e egoísta em mente: ele quer que Rose o leve até Gault. Ainda assim, ele ajuda Rose Walker a de fato encontrar seu irmão, falando sobre como os sonhos são, muitas vezes, o lugar onde as pessoas “se sentem em casa”, e perguntando a Rose onde Jed se sentiria em casa… assim, Rose encontra o sonho de Jed, e Gault percebe que ela vai ter que enfrentar o verdadeiro Sandman.

Sofri muito por Gault, confesso… apesar de ter sido criada como um pesadelo, tudo o que Gault estava fazendo era pelo bem de Jed, porque queria salvá-lo da realidade monstruosa na qual estava vivendo, mas Morphues é irredutível, e como ela é uma criatura criada por ele e pertencente ao Sonhar, ele acha que aquele é seu lugar e é para lá que ela deve voltar… de volta ao Sonhar, tendo capturado de volta o primeiro arcano fugitivo, Sandman compartilha uma cena impactante com Gault e Lucienne, na qual Gault fala sobre querer ser um Sonho, e não um Pesadelo, e um tema importante de “The Sandman” é “apresentado”: a ideia de que todos podem mudar. Morpheus não está pronto para aceitar isso ainda, mas é algo forte que fica marcado, de alguma maneira, e é como Lucienne diz: eventualmente, até ele mesmo pode mudar.

Por ora, Sandman condena Gault. E foi muito injusto.

O reencontro de Rose com Jed, no mundo dos sonhos, acaba gerando resultados – mas não tão conclusivos e felizes quanto se esperava. Morpheus só está interessado em levar Gault de lá, portanto não dá a Rose o tempo de que ela precisa para conversar com Jed, pouco se importando com a realidade na qual o garoto vive no Mundo Desperto, mas a rápida e desesperadora conversa de Rose com o irmão lhe dá algumas informações, como o nome das pessoas com quem ele está morando e um possível lugar… então, Rose consegue localizá-lo, e precisa ir para lá imediatamente! O problema é que Rose Walker acaba chegando tarde demais. Quando ela chega à casa na qual Jed estava morando nos últimos anos, ela descobre uma cena de crime: Clarice e Barnaby foram assassinados e o garoto não está ali… ele está longe, em um carro com ninguém menos que o Coríntio.

A vida de Jed definitivamente não é nada fácil.

 

Para mais postagens de “The Sandman”, clique aqui.

 

Comentários