A Favorita – O plano de Diva

A troca de identidade…

Donatela não teve como fugir da condenação: 30 anos de prisão. Dessa vez, Flora conseguira o que sempre quis: mandar Donatela para a prisão por um crime que não cometeu. E é bacana como, mesmo nessa situação desesperadora, Donatela ainda encontra quem esteja disposta a ajudá-la: Diva – “Você vai sair como Diva Palhares. Você vai assumir a minha identidade”. Diva está prestes a completar sua pena, mas ela fala que quem tem um futuro lá fora e pessoas esperando por ela é a Donatela… segundo Diva, ela já está doente e, por isso, “logo vai chegar sua hora de sair de cena”. Na verdade, Diva não conta todos os detalhes do seu plano para Donatela, mas o que importa é que, naquele momento, ela está disposta a ajudar e, independente das condições, é melhor para Donatela estar do lado de fora e tentar reconstruir sua vida do que ficar 30 anos presa injustamente.

Diva só pede que ela procure seu filho e os dois pais dele, para dizer que ela foi sua amiga e que Donatela pôde contar com ela, para que eles saibam que ela não era assim tão má. DOIS MESES se passam até que o plano possa ser colocado em prática, até que o dia da soltura de Diva Palhares chegue – nesse período, Lara, Dona Irene e Flora vão para a Europa, nessa tentativa de Flora de estreitar laços com Lara, por puro interesse… na cadeia, Donatela e Diva trocam de lugar um dia antes, para que Donatela esteja na cela de Diva no dia de sua soltura, e é legal ver uma se caracterizando como a outra… Diva corta o cabelo de Donatela, lhe entrega seus óculos e sua boina; Diva, por sua vez, coloca uma peruca de cabelo comprido e faz uma trança, para se parecer mais com Donatela, e elas contam com a pouca luz e com o turno de uma mulher que não as conhece tão bem para que o plano funcione.

Parece arriscado, mas elas precisam tentar.

As duas passam a noite uma na cela da outra, depois de fazerem alguma coisa com a luz da cadeia. A hora da fuga, no entanto, é um pouco mais tensa, e Roseli, a responsável pelo lugar, reconhece Donatela – porque não era um plano assim tão perfeito, no fim das contas. “Bom trabalho, Donatela. Você achou mesmo que podia me enganar?” Mesmo que Donatela tenha sido reconhecida, nem tudo estava perdido, porque Diva já tinha pensado nessa possibilidade e tinha entregado para Donatela um punhado de diamantes para ela usar como sua “passagem para fora desse lugar”. Então, Donatela oferece os diamantes a Roseli, que pede um tempo para pensar, mas é evidente, desde o primeiro momento, que ela vai aceitar o acordo… assim, DONATELA CONSEGUE SAIR DA PRISÃO NO LUGAR DE DIVA, E RESPIRAR O AR PURO. Quase aliviada, pela primeira vez em muito tempo.

O plano de Diva, no entanto, não termina por aí… depois que Donatela está livre, sua cela pega fogo, e percebemos que Diva pensou em todos os detalhes, porque eventualmente eles a descobririam lá dentro e então caçariam Donatela do lado de fora incessantemente: ela precisava convencer todo mundo de que Donatela estava morta. E como o incêndio aconteceu na sua cela e existe mesmo um corpo lá dentro, todos estão propensos a acreditar nessa história… essa parte do plano não foi compartilha com Donatela, e ela descobre quando assiste no jornal a notícia sobre o incêndio e a TV anuncia o nome de “Donatela Fontini”. A TV ainda não confirma que ela tenha morrido, porque encontraram um corpo não identificado, mas a cela era dela, então a conclusão é óbvia… Donatela chora ao pensar que Diva se matou para encerrar o plano.

Seria bem dramático e, por um minuto, eu acreditei que Diva tivesse mesmo feito isso… mas não. Mais tarde, reencontramos Diva VIVÍSSIMA e LIVRE, comandando algum esquema que deve ter a ver com os diamantes que ela tinha dentro da cadeia ou sei lá… quando Roseli a procura do lado de fora, entendemos que elas trabalharam juntas e que foi um plano delas para encobrir a fuga de Diva e de Donatela – em um flashback excessivamente explicativo (!), entendemos que a ideia veio à Diva quando Soraya, uma outra detenta, morreu na noite anterior… então, Roseli impediu esse corpo de ser levado e elas usaram esse corpo para colocar no incêndio e validar toda a história… Soraya já estava morta de todo modo, e agora ela “morre novamente” para que todos pensem que era a Donatela. Essa cena também nos mostra que Diva não é tão altruísta quanto nos fez acreditar…

Donatela talvez ainda tenha problemas por ter assumido sua identidade!

Mas, pelo menos, ela está do lado de fora da cadeia, como Diva diz. Aqui, ela tem mais opções.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários