Sítio do Picapau Amarelo (2005) – O fechamento da pensão!

“Batatal! A Mortadela se deu mal!”

É bom ver as coisas que a Marcela planeja não darem certo, né? Mas também é angustiante ver que ela continua cometendo uma série de atrocidades sem precisar pagar por isso. Recentemente, ela tentou mandar o Zequinha para um colégio interno e, quando não conseguiu, ela queimou todas as coisas do garoto, incluindo seus CDs, as partituras das músicas que ele compôs e o seu violão – e o Teodorico não fez absolutamente nada. Pelo contrário, ele abaixou a cabeça e ficou quieto. Depois de Marcela ter maltratado o Zequinha daquele jeito naquela cena desesperadora, Emília se vestiu de bruxa, levou um saco de sal para a Dona Joaninha para que ela não precisasse sair por aí pedindo sal, e a levou até o quarto da Marcela para que elas pudessem assustar um pouquinho a Marcela… e eu adorei ver a Marcela assustada, saindo durante a noite gritando.

Vou tentar me conter, mas eu preciso falar mal do Teodorico mais um pouco: enquanto Marcela grita pelas ruas do Arraial e o seu rabo de ratazana (presente de Joaninha e Emília) fica visível, o Teodorico vai buscá-la dizendo que “isso é demais para ele”: maltratar o neto e queimar todas as coisas dele não é demais para ele, mas que as pessoas vejam o rabo de ratazana da primeira-dama, isso sim, um absurdo! Infelizmente, o susto que a Marcela leva não dura muito, porque Emília acaba derrubando sua fita de cabelo no quarto dela, e Marcela rapidamente se dá conta de quem estava com a bonequinha de pano: a Dona Joaninha. Então, ela decide se vingar, e sabe exatamente como vai fazer isso: sabotando a pensão. Marcela manda o Angico levar uma caixa cheia de baratas até a pensão da Dona Joaninha e deixá-la na cozinha, enquanto ela liga para a vigilância sanitária.

É triste (quem diria que eu teria pena da Dona Joaninha um dia?), mas já começamos a ver como as coisas vão se resolver quando o Angico aparece na pensão com a desculpa de que “veio ver a Teteia” e se oferece para “buscar um suco na cozinha”. Felizmente, César estava coincidentemente consertando a sua câmera naquela hora e, sem querer, tira uma foto de Angico com a caixa na mão. Em paralelo, Zequinha escuta enquanto Marcela liga para a vigilância! Sabemos que isso vai se resolver em breve, mas é angustiante ver o inspetor aparecer na pensão de qualquer maneira, falando sobre a denúncia e encontrando as baratas na cozinha, então a pensão é INTERDITADA, uma injustiça sem tamanho. Fiquei muito triste com a Dona Joaninha se lamentando e chorando na venda do Seu Elias, dizendo que “a sua pensão era a sua vida”.

Há um pequeno erro de roteiro se pensarmos que até Joaninha é expulsa da pensão, porque eu acho que, como dona, ela poderia continuar na casa, só não funcionando mais como pensão, é claro, mas Antonica diz que ela pode ficar no Sítio enquanto a pensão estiver fechada: então, Dona Joaninha se muda para o Sítio com a Cecéu, a Teteia e o César. Zequinha e Cléo, desconfiados, vão até o Sítio para contar sobre a ligação de Marcela à vigilância e como, provavelmente, ela armou par que a pensão fosse fechada, então Teteia fala sobre a visita do Angico, sobre como ele foi até a cozinha, e eles conseguem entender o que e como tudo aconteceu – mas eles precisam de provas. Naquela noite, Joaninha e Emília, vestidas de bruxas novamente, entram na pensão fechada atrás de provas e encontram a caixa que o Angico levou com as baratas.

Enquanto isso, César revela a foto de Angico com a caixa na mão.

São algumas provas… talvez não contundentes o suficiente em um tribunal, mas talvez sejam o suficiente para convencer o Coronel Teodorico a fazer alguma coisa – mesmo que sob pressão e ameaça de que isso vai danificar a sua imagem, porque tudo o que ele faz é por ele mesmo. Teodorico olha para as provas com sua recorrente cara de pamonha, e Marcela chega logo depois, rindo e dizendo que as “provas” que eles têm são patéticas e que só estão tentando difamá-la, e quase achamos que isso não vai dar em nada, mas o pessoal do Sítio é irredutível, e César diz que essas provas mais o depoimento do Zequinha são o suficiente para convencer os leitores que a pensão da Dona Joaninha foi sabotada – ele só precisa escrever uma matéria sobre isso. Teodorico fica assustado quando ele percebe que isso pode chegar a ser ruim para a sua imagem.

Marcela tenta se esquivar quando vê a foto, diz que tem certeza de que isso é “uma travessura do Angico”, então o próprio Angico, para não levar toda a culpa sozinho, conta a verdade, diz que foi ela quem lhe deu a caixa e o “obrigou” a levá-la até a pensão, então não tem mais como negar a sabotagem… felizmente, A PENSÃO DA DONA JOANINHA É REABERTA. É ridículo, no entanto, que não importa o que a Marcela faça, ela nunca sofra consequências por seus atos, mesmo quando fica provado que ela está errada. Ela sai da prefeitura fazendo toda uma cena sobre como ela foi injustiçada, e o Teodorico, o mais patético de todos os personagens do “Sítio do Picapau Amarelo”, sai correndo atrás dela, chamando-a de “minha deusa”. Depois, ele ainda tenta se promover por ter reaberto a pensão, como se ele tivesse feito isso porque realmente se importa.

Foi só pela pressão e, novamente, não fez mais que sua obrigação.

Como no lance da merenda escolar.

Não sei até quando o Teodorico vai permitir que a Marcela faça o que bem entende, mas se acreditamos que ele tomaria alguma atitude quando a megera se voltasse contra seus netos não podíamos estar mais errados – nem por Angico e Zequinha Teodorico consegue abrir o olho ou tomar alguma atitude. Marcela faz o que bem entende e ele aplaude, simples assim. Mais tarde, revoltada com a reabertura da pensão, Marcela grita com os netos do Teodorico, diz que eles estão proibidos de sair de casa e que eles vão ficar sem mesada, e até o Angico se revolta e pede para que o avô faça alguma coisa, e ele diz que “não pode fazer nada”. Ainda bem que temos outras pessoas com quem podemos contar para garantir a eventual queda de Marcela… pessoas como o Dr. Saraiva, e a assistente social Joyce, cujo relatório deve ajudar o Saraiva a conseguir a guarda de Cléo.

Vamos aguardar.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários