Além da Ilusão – O showzinho de Davi

“Eu sou inocente”

Joaquim está só esperando a oportunidade de denunciar Davi Jardim para a polícia – e quando Iolanda aparece com a pasta que contém as provas de que ele e a mãe roubaram da tecelagem, mesmo que ela peça 100 mil cruzeiros por ela, Joaquim sabe que precisa pagar: é a única maneira! Então, Joaquim e Úrsula queimam todas as provas que existem contra eles e Joaquim planeja entregar Davi para a polícia no dia seguinte, como um presente de aniversário para Isadora… naturalmente, as coisas não vão sair como Joaquim espera (até porque, mocinho ou não mocinho, e eu nem vou entrar em muitas discussões a esse respeito, a maneira como o roteiro superprotege o Davi é patética), porque a Dona Iara ouve uma conversa de Joaquim com Iolanda sobre o que ele pretende fazer e, é claro, ela corre para contar para o “Dr. Rafael” o que ouviu.

Então, Davi arma um circo… até porque tudo tem que ser um espetáculo, tudo tem que ser sobre ele. Se até o casamento da Heloísa com o Leônidas, que era para ser um dos poucos momentos de felicidade da Heloísa, Davi estragou para torná-lo sobre ele mesmo, por que não fazer isso no aniversário de Isadora? Por que não armar um espetáculo que gera destruição desnecessária e possivelmente traumatiza a Violeta? O que importa é deixar o Joaquim com cara de tacho, não? Falando no Joaquim, preciso falar sobre a atuação impecável do Danilo Mesquita em toda a sequência da morte do Abel… estou longe de defender o Joaquim, mas eu adoro elogiar boas atuações, e ele BRILHOU no choque com o que a mãe fez, na cena em que se livra do corpo, no choro durante o banho, no interrogatório com a polícia, o desespero contínuo… Danilo Mesquita um excelente ator!

De volta ao aniversário de Isadora…

Como eu não suporto o Davi (o critiquei milhões de vezes nos meus textos já, mas resumo: é insuportável como o roteiro é conveniente para ele de formas absurdas, é irritante como todas as coisas erradas que ele faz são relevadas e, pior, como ele é tratado como um santo, como o “homem sem defeitos”, e a atuação do Rafa Vitti, infelizmente, é limitada ainda), foi bem difícil assistir a toda a sequência do aniversário da Dorinha ou a “lição” que eles dão em Iolanda antes disso… eu consigo ver que a intenção das cenas era “divertir”, porque seria divertido ver isso tudo se conseguíssemos torcer por esses personagens, mas não é. Vemos o Davi enrolando Iolanda para Isadora roube o dinheiro dela, e convenhamos que todo aquele discurso dele de que “ele fez de tudo pelo Toninho” é absurdo… ele só o registrou, e nem foi no nome dele mesmo.

Ele nunca nem criou uma relação com o garoto.

Enfim… depois que Davi e Isadora roubam o dinheiro de Iolanda para ela “aprender que o crime e a falta de caráter andam de mãos dadas”, Davi reúne o seu grupo de minions para “preparar algo para Joaquim”… e, na festa de aniversário de Isadora, o Joaquim chega com o delegado e a polícia, com o delegado dando voz de prisão a Davi Jardim, e quando Violeta tenta defendê-lo dizendo que ele se chama Rafael Antunes e é funcionário da fábrica, o delegado rebate: “Não. Ele é o assassino da sua filha”. Me revolta a expressão de Davi, achando que está abafando, e como NINGUÉM se importou o suficiente para, sei lá, contar para Violeta o que ia acontecer (porque todos sabiam o que ia acontecer), ou para criar uma desculpa e tirá-la da sala antes do delegado chegar… eles simplesmente deixaram que ela descobrisse que Rafael era o Davi ali, naquele momento de choque.

É pura insensibilidade, falta de respeito, e mostra que não existe amor e preocupação o suficiente com Violeta… e não importa se o Davi é inocente ou não, porque até onde sabemos ele é (eu ficaria muito feliz se ele não fosse), porque não é isso o que importa naquele momento: naquele momento importa o fato de que Violeta passou a vida toda acreditando que Davi Jardim, o mágico, era o assassino de Elisa, e mesmo que ele seja inocente, é um baque muito forte descobrir que o tal Davi é um cara que ela acolheu DURANTE MESES na sua casa, na sua fábrica, e como namorado de sua filha mais nova… é absurdo o descuido com Violeta. Davi olha para Violeta e confirma que é o Davi Jardim, mas “não matou Elisa”, como se ela tivesse a obrigação de simplesmente balançar a cabeça naquele momento e acreditar… acreditar, sem questionar, que foi o Matías.

Que algo em que ela acreditou durante 10 anos é mentira.

Davi faz todo um espetáculo, é claro – um circo, que tem que ser sobre ele. Ele conta, novamente, toda a história de como foi o Matías quem atirou, como o primeiro perito confirmou que não tinha suas digitais na arma, e quando o delegado tenta levá-lo, ele joga algo no chão para fazer seu showzinho de mágica… fumaça, delegado algemado, e o Davi contando sobre como “ele se apaixonou pela Isadora” (algo que ninguém questiona o motivo, mas tudo bem). A sequência escala e chega a proporções absurdas e revoltantes. O show de mágica de Davi se torna destrutivo: ele quebra um monte de coisas da casa (!), faz um verdadeiro estrago para poder ficar trocando de lugar e continuar falando, e então some atrás da cortina para não voltar para cadeia… e some dizendo que voltará para “viver seu amor pela Isadora”. E todos assistem como se fosse a coisa mais normal do mundo.

É exagerado, desnecessário… não havia necessidade de quebrar tanta coisa daquele jeito. Não havia necessidade de fazer a Violeta sofrer como ela sofreu… mas Davi e os demais escolheram fazer isso dessa maneira. Até porque, afinal de contas, o Davi é um mágico e grande parte daquele show foi para alimentar o seu ego. Não tem como negar isso.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários

  1. A Isadora e o davi enganado a Iolanda e roubando o dinheiro que ela ia usar pra cuidar do filho e ainda quererem pagar de justiceiros com um ar de superioridade me da nojo,aliás Isadora teve a personalidade alterada pra santificar o santo davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso o que mais me incomoda: o ar de superioridade. O fato de eles acreditarem de fato que eles são "as melhores pessoas do mundo", personificações da santidade...

      Excluir
  2. Aliás o respeito pela violeta e pela morta foi com Deus na

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... vou escrever mais um texto sobre isso ainda haha
      (Na força do ódio, que tá sendo só assim ultimamente, mas vou)

      Excluir

Postar um comentário