Sítio do Picapau Amarelo (2005) – O acidente de Saraiva

“A tua vida mansa lá do Sítio acabou!”

Marcela não conseguiu roubar do Dr. Saraiva a joia que o pai de Cléo deixou de herança para a filha e que vale uma fortuna, mas ela não vai descansar enquanto não descobrir onde ela está – e antes que o Dr. Saraiva tenha a chance de ir ao Sítio do Picapau Amarelo para conversar com a Cléo, Marcela o sequestra e o prende em um apartamento em algum fim de mundo, sem saber que isso vai acabar gerando muito problema pra ela: o principal deles o fato de o Dr. Saraiva sofrer um acidente, perder a memória e não poder mais contar onde a joia está escondida. O “acidente” acontece quando Saraiva consegue se desamarrar e vai para a janela tentar chamar a atenção de alguém na rua, mas Marcela acaba entrando no quarto bem naquele momento, então o Dr. Saraiva se assusta, se desequilibra e acaba caindo lá de cima, e ela é obrigada a chamar ajuda.

O quadro do Dr. Saraiva não é nada bom. O médico diz a Marcela que “não tem boas notícias”, e os jornais começam a noticiar o acidente, então Dona Benta precisa mostrar para Cléo, porque ela tem o direito de saber – “Ai, Dona Benta, o tio Saraiva não. Eu já perdi meu pai, minha mãe… o tio Saraiva não”. Imediatamente, Cléo decide que ela precisa ir para a cidade para ver o tio, para saber como ele está, e Dona Benta é um amor, a abraçando e a acolhendo naquele momento e dizendo que ela não vai sozinha. Pedrinho, então, corre para contar para o João da Luz que a Cléo está voltando para São Paulo, pelo menos por um tempo, e João corre para o Arraial, porque não pode deixar ela ir embora sem falar com ela antes… não quer que ela vá embora e que fique aquele clima estranho entre eles. Naquele momento, eles esquecem de tudo…

E É LINDO.

João conversa com Cléo em frente ao ônibus no Arraial, e o diálogo é lindo, a química entre eles palpável, as emoções escancaradas, os sorrisos fofos nos rostos… João diz que ficou preocupado com ela e veio ver como ela estava, e ela o abraça, dizendo que não saberia o que fazer sem o tio, e ele a apoia lindamente, diz as coisas que ela precisava ouvir naquele momento; depois, diz que vai ficar ali torcendo por ela, mas completa com algo que queria muito dizer: que vai sentir saudade, e ela retribui, dizendo que também sentirá saudade. ISSO É MUITO FOFO, e meu coraçãozinho apaixonado já fica todo saltitante, mas as coisas melhoram: quando Cléo se vira, então, para entrar no ônibus, João segura o seu braço e ela vira para ele em câmera lenta, a música do casal tocando, então ele tira o chapéu e os dois se aproximam para O PRIMEIRO BEIJO DE JOÃO DA LUZ E CLÉO.

E, olha… é um beijão!

Se você está acostumado com as produções mais recentes do Disney Channel e tal, você se surpreenderia. Não é um selinho, não é rápido, é um beijo digno de novela mesmo… exatamente o que queríamos, porque o primeiro beijo de João da Luz e Cléo tinha que ser intenso, tinha que ter fogos de artifício. Depois do beijo, os dois estão ainda mais fofos que antes, porque estão felizes, sorrindo, mas também estão um pouco nervosos e um pouco tímidos, a coisa mais fofa desse mundo. ele diz para ela não demorar, porque vai ficar esperando, e então Angico aparece para estragar um pouquinho do clima… mas só um pouco, porque na verdade eles continuam sendo perfeitos. Angico e João se provocam, Angico diz que “aquela gatinha não é pro bico dele”, e os dois acabam brigando, com direito ao João jogando o Angico no chão, antes de sair correndo da confusão.

Mas João acaba seguindo o ônibus de Cléo por um bom tempo, enquanto Cléo vê uma matéria sobre adoção no jornal que Dona Benta está lendo e comenta: “Dona Benta, é difícil um garoto mais velho, mas que ainda precisa de pai e mãe, ser adotado?” João é um fofo correndo atrás do ônibus, tentando acompanhá-lo, e Cléo demora um tempo para vê-lo, mas o vê, e aquilo é o cúmulo da fofura – um pouco brega, quem sabe? Sim, mas totalmente romântico e eu amei. Quando o João consegue subir na escadinha atrás do ônibus, Cléo escreve no vidro “Você é louco” e os dois se “beijam” mais uma vez, pelo vidro, e é tão lindo ver que os dois estão FELIZES… e eles precisam aproveitar esse momento mesmo – já não será assim quando Cléo voltar de São Paulo. Agora, no entanto, eles estão apaixonados, felizes e sabendo do amor do outro.

João até conversa com o Pedrinho e fala sobre a conversa que ouviu dele e de Cléo, sobre como ela falava que não gostava dele e que eles eram de mundos diferentes e um monte de coisa, e o Pedrinho se diverte e conta que ela estava falando sobre o Angico, não sobre ele – agora, João está muito mais feliz que antes! “Cê jura, Pedrinho?” Enquanto isso, Cléo começa a se preocupar com outras coisas, quando ela e Dona Benta finalmente chegam ao hospital para ver o Dr. Saraiva, e encontram a Marcela lá, e é uma cena intensa, porque a Cléo já chega acusando, perguntando o que ela tem a ver com isso – afinal de contas, ela já tinha percebido que havia alguma coisa de errado assim que Marcela chegou no Sítio, agora chega no hospital e a encontra ali… quer saber de onde a Marcela empurrou o tio Saraiva. No fim, elas acabam expulsas do hospital.

Quando Cléo finalmente consegue entrar para ver o Saraiva, ela tem uma fala linda com ele, e então decide não voltar para o Sítio, porque tem que ficar por perto até ele acordar, o que é uma decisão questionável e perigosa: com a Marcela ali? Dona Benta pergunta se ela tem certeza disso, diz que não pode ir contra a sua decisão, mas deixa o telefone e o endereço da casa de sua filha Tonica, onde ela vai ficar naquela noite. Antes de se despedirem, Cléo pede que Dona Benta lhe dê um abraço, e é lindo! Sem a Dona Benta, Cléo volta à sua vida infernal com Marcela, que está louca para colocá-la para trabalhar (“A tua vida mansa lá do Sítio acabou!”) como antes, em desfiles, festas, exposições, dia e noite… e ainda a proíbe de ir ao hospital! Então, Cléo dá um jeito de escapar e, felizmente, ela sabe exatamente para onde ir: a casa de Tonica.

Ela vai voltar ao Sítio com Dona Benta!

Essa viagem também introduz uma história que será desenvolvida nos próximos capítulos: Dona Benta chega à casa da filha a tempo de ouvir uns gritos entre ela e o marido lá de dentro, e o Nestor é bem grosseiro quando eles falam sobre o Pedrinho e a volta às aulas, falando de “matrícula, material, tudo de novo”, e percebemos imediatamente que Tonica e Nestor estão tendo alguns problemas financeiros que talvez gere brigas sérias entre o casal… Dona Benta, assim como uma excelente avó, é uma mãezona, e a sua conversa com Tonica é muito bonita, e a filha se abre, falando sobre como o marido perdeu o emprego e sobre como ela não sabe como vai conseguir sustentar a casa só com o seu salário de professora, e Dona Benta chega a se oferecer para ficar com o Pedrinho lá no Sítio, dizendo que ele pode estar na escola do Arraial dos Tucanos…

É uma nova trama se iniciando, e é uma história bem bacana!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários