Doctor Who, 2022 New Year’s Special – Eve of the Daleks

“Groundhog day!”

Foi um excelente episódio! “Eve of the Daleks” não é o melhor episódio de “Doctor Who” nem nada, mas é um episódio divertido e bem-contado, enquanto nos aproximamos do fim da era de Chris Chibnall na série – o episódio traz Daleks, um dos vilões mais icônicos de “Doctor Who”, de volta, além de contar uma história de time loop, que eu adoro, e confirma os sentimentos de Yaz pela Doctor… mas eu preciso dizer o que eu venho dizendo desde o início dessa temporada: Dan é o melhor companion que Chris Chibnall escreveu para a série, e eu adoraria vê-lo continuar na 14ª temporada, embora saiba que isso não vai acontecer. Depois de a TARDIS ter enfrentado momentos difíceis por causa do Flux, a Doctor a coloca para “reiniciar”, e diz aos companions que eles terão que passar algum tempo fora – numa espécie de praia senciente, de férias, se divertindo.

Na verdade, eles acabam dentro de um armazém em Manchester, na véspera de Ano Novo, a apenas 8 minutos da virada do ano – e eles estão em um time loop no qual eles são mortos por Daleks. Não é um time loop particularmente memorável, por ser um tempo bem curto e sem várias das características que eu adoro nesse recurso, mas a história flui bem enquanto a Doctor se envolve na história de Sarah e Nick: Sarah é a dona do depósito, frustrada por estar trabalhando na noite de Ano Novo, e Nick é um cara que tem um crush nela e que vem toda noite do dia 31/12 para guardar alguma coisa… os dois também estão continuamente sendo atacados por Daleks – uma vez que todos os cinco estão mortos, o ciclo se reinicia, com uma característica peculiar e pouco comum de time loops normais: cada vez que retornam, eles têm um minuto a menos.

O que quer dizer que a Doctor tem pouco tempo para descobrir o que está acontecendo e salvar todo mundo dos contínuos ataques de Daleks – é inusitado ver a Doctor e os companions morrendo em um confronto com Daleks! Tudo tem um sentido de urgência, mas não da melhor maneira possível, porque a minha impressão não é apenas de que eles estão correndo contra o tempo, mas de que o episódio propriamente dito está, para contar sua história, ao mesmo tempo em que a história não parece ter profundidade o suficiente e o time loop acaba tomando bastante tempo de tela. De qualquer maneira, a Doctor e os demais tentam manter-se vivos enquanto pensam em uma variedade de planos e mudam suas ações em cada loop que se inicia, e os Daleks preveem seus planos e vão aumentando o próprio número, parecendo cada vez mais impossível se livrar…

Destaque sempre para o Dan. Interpretado por John Bishop, eu não me canso de dizer O QUANTO EU SOU APAIXONADO PELO DAN: ele é carismático, inteligente e divertido, além de ser muito bonito. Dan tem ótimos momentos durante esse episódio (e já falo sobre as conversas dele com a Yaz e com a Doc), mas destaco aquele momento em que ele corajosamente sai do elevador e diz à Doctor que “ela salvou o universo todo na semana passada, então agora é sua vez de fazer alguma coisa”, e enfrenta um Dalek sozinho, na esperança de que, quando for morto por ele, o ciclo vai recomeçar e a Doctor vai ter feito algum avanço… DAN vs DALEK FOI UMA DAS CENAS MAIS ICÔNICAS DOS ÚLTIMOS ANOS. Com seu bom-humor e seu deboche, Dan conseguiu enrolar o Dalek por um bom tempo antes de ser atacado e, ainda assim, escapou mais um pouco.

Dan maravilhoso!

Mas, é claro, também precisamos falar sobre Yaz e a Doctor… há muito tempo que os fãs de “Doctor Who” falam sobre os supostos sentimentos de Yaz pela Doctor e, agora, eles ficam 100% comprovados quando a Doctor a deixa para trás pela 1834682ª vez, e Dan percebe o que ela sente e pergunta se ela já disse isso à Doctor… mesmo que não tenhamos visto em detalhes a construção da amizade da Yaz e do Dan, foi uma ótima cena, e ele relembra como “eles passaram 4 anos juntos”, então a conhece. Depois, quando a Doctor é desnecessariamente grossa com Yaz, Dan lhe diz que “Yaz gosta dela”, fazendo questão que ela entenda, embora, como ele mesmo diz, ela já saiba disso, apenas finge para eles que não sabe. Isso deixa a Doctor pensativa, e vamos ver como ela vai lidar com isso – não seria a primeira vez que um companion se apaixona pela Doctor.

Oi, Rose! Oi, Amy!

A conclusão do time loop é um daqueles planos mirabolantes da Doctor e, como não podia ser diferente, acontece no último minuto – quando eles retornam às 23:59 e têm apenas um minuto para escapar do loop, tudo funciona bem… quer dizer, o depósito é destruído e tudo o mais, mas a vida de todo mundo é salva, pelo menos! Sarah e Nick foram uma boa participação, mas não devemos vê-los novamente na série, e o trio da TARDIS retorna para reencontrá-la depois de ela ser resetada, e a Doctor precisa agradecê-la por ter feito todo o esforço para mantê-los vivos, já que era a TARDIS quem estava gerando o time loop para dar à Doctor e aos demais tempo de pensarem em algo e se salvarem do ataque dos Daleks. Agora, a Doctor está em uma TARDIS “novinha em folha” pronta para viajar pelo tempo e espaço com Yaz e Dan… mas o seu tempo está acabando.

Aguardando o próximo especial!

 

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.

 

Comentários