Lost 2x13 – The Long Con

“There’s a new sheriff in town, boys”

O Sawyer é um personagem interessante que sempre dividiu opiniões: ou você o ama ou você o odeia, não tem meio-termo. E eu preciso dizer que o amo. “The Long Con”, exibido em 08 de fevereiro de 2006, é um dos meus episódios favoritos nessa temporada de “Lost”, e eu estava mesmo sentindo falta de um flashback para o Sawyer. Com um flashback interessante e bastante didático para as suas ações na ilha, o episódio também entrega uma excelente trama para os sobreviventes, e, como dizem, eu vou “passar pano” para o Sawyer, porque a satisfação de ver a cara de Jack e de Locke depois de AMBOS serem enganados é impagável. É um episódio bem-conduzido e que centra principalmente em Sawyer e no seu golpe, mas que ainda consegue nos provocar com o que parece “um comentário aleatório” de Hurley em uma cena com Sayid, mas que é uma dica e tanto.

O episódio começa nos relembrando como Jack buscou Ana Lucia para começar a treinar um exército, e Sawyer parece estar em segundo plano durante grande parte da sequência da ilha – com um sorriso debochado no rosto e várias provocações, ele parece apenas o Sawyer de sempre, se divertindo com as confusões alheias, mas ele é inteligente e sorrateiro e consegue manipular metade da ilha para conseguir o que quer… metade da ilha e dos espectadores, porque eu realmente acreditei na culpa de Ana Lucia. Jack e Locke fazem um acordo sobre como ambos terão a combinação para o cofre das armas na Estação Cisne, e Ana Lucia comenta com Jack sobre o motivo de as pessoas não quererem se juntar ao “exército”: todos se sentem muito seguros ali. Na cena seguinte, então, vemos Sun ser atacada misteriosamente e carregada antes de ser solta.

Parece tudo conveniente demais para ser, de fato, um ataque dos Outros. E Ana Lucia interpreta brilhantemente o papel de culpada: é fácil acreditar que foi ela quando ela comenta o ataque a Sun depois, no mesmo tempo em que Jin fica pedindo uma arma porque quer se vingar… Sawyer, então, planta na mente de Kate a desconfiança de que isso tudo foi uma armação de Ana Lucia, e ela o manda ir falar com Locke e avisar que Jack está indo buscar as armas. Sawyer é convincente quando Locke pergunta “por que ele está fazendo isso” e ele responde que é “para irritar o Jack” – porque é tudo o que o Sawyer mais gosta de fazer, na verdade, e com toda a razão: ele prometeu que faria isso no início do episódio quando Jack pegou de volta os remédios que ele tomara da Estação. Mas, no lugar de Sawyer, eu teria a mesma raiva que ele tem do Jack…

Jack se acha muito melhor que todo mundo, odeio sua arrogância.

Nos flashbacks do episódio, vemos Sawyer conhecer Cassidy, uma garota em quem ele tenta aplicar o mesmo golpe que o vimos aplicar na primeira temporada quando descobrimos o seu passado, e é uma sequência interessante a da garota percebendo tudo – achei o flashback extremamente bem colocado nesse episódio, muito melhor do que o último flashback de Jack, por exemplo. Vemos Sawyer e Cassidy passarem seis meses juntos enquanto ela diz que “quer aprender a dar golpes nas pessoas”, e tudo é, na verdade, um “golpe longo”: Sawyer sabia o que estava fazendo e aonde queria chegar desde o começo, e sabia como enganar Cassidy para que ela pensasse que tudo era ideia dela. A grande habilidade de Sawyer é saber ler as pessoas, prever as suas ações e as manipular para que, eventualmente, elas façam exatamente o que ele espera.

É assim no flashback e é assim na ilha.

Jack e Locke precisavam desse sacode, a verdade é essa. Foi satisfatório DEMAIS ver o Jack surtando com o cofre vazio e o Sawyer debochando dele, e também foi incrível vê-lo ir à praia tirar satisfações com o Locke, que também estava se achando um máximo, quando Sawyer aparece atirando e dizendo que “tem um novo xerife na cidade”. Sawyer pensou em tudo sabendo exatamente como cada um agiria, e seu plano deu certo… o que ele queria de fato, difícil saber; talvez fosse apenas incomodar o Jack mesmo, ou talvez fosse porque “ele gosta de ser odiado”, como Kate já dissera na primeira temporada, e agora Charlie estava “roubando esse posto”. De qualquer maneira, aquela cena final do Charlie com o Sawyer é de arrepiar, e Charlie termina o episódio perguntando por que Sawyer fez isso tudo e como pôde pensar em todo o plano.

Sawyer responde simplesmente que “não é uma boa pessoa”.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários