Harry Potter: De Volta a Hogwarts (Comemoração de 20 anos)

Bem-vindo a Hogwarts!

Celebrando os 20 anos desde “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (e 10 desde “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”), a HBO Max lançou um especial, no primeiro dia do ano, chamado “DE VOLTA A HOGWARTS”, no qual podemos reencontrar várias pessoas que foram importantes na construção da franquia no cinema, como atores e diretores dos oito filmes, revisitando cenários nos quais cresceram e contaram história, relembrando eventos importantes da época das gravações e falando suas impressões sobre os personagens, cenas e filmes… “De Volta a Hogwarts” é uma experiência bonita e apaixonante para qualquer fã de “Harry Potter” e conta, atualmente, com 96% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes – o especial é emocionante, divertido e certamente nos deixa com um gostinho de “quero mais”.

Tudo começa com três rostos conhecidos em uma introdução brilhante: Emma Watson, Matthew Lewis e Robbie Coltrane recebendo cartas de Hogwarts – convites para um reencontro, endereçado diretamente para eles nos lugares onde eles estarão… é algo roteirizado e dramatizado que funciona muito bem, porque dá aquela mesma sensação que “Pedra Filosofal” nos dava, quando vimos a carta de Hogwarts pela primeira vez. Foi ali que eu comecei a me emocionar. O especial, no entanto, é diferente do que eu imaginava, talvez porque eu estava esperando algo no estilo “Friends: The Reunion”, no qual eles andavam pelos cenários e se emocionavam relembrando histórias, por exemplo, e isso aconteceu pouco durante “De Volta a Hogwarts”… quer dizer, eles estavam de volta no Salão Comunal, na sala da Grifinória, no trem de Hogwarts…

Vamos lá, galera, demonstrem emoção! HAHA

O especial foi concebido como uma espécie de documentário sobre a construção da franquia, repleto de entrevistas interessantes, mas nada muito novo para quem é fã há muito tempo – como eu sempre assisti aos materiais extras dos DVDs, especialmente da versão definitiva que lançou o documentário “Criando o Mundo de Harry Potter” em 8 partes (totalizando aproximadamente 8 horas), eu conhecia a maioria das histórias que eles estavam contando, embora algumas sejam sempre incríveis de se relembrar, como a tarefa que Alfonso Cuarón passou ao trio principal quando chegou em “O Prisioneiro de Azkaban”, pedindo que eles escrevessem uma redação sobre seus personagens: Daniel entregou uma página, Emma entregou aproximadamente 12 páginas e Rupert não entregou, dizendo que “o Rony não entregaria”.

Eu ADORO essa história de verdade.

Dentre as entrevistas e reencontros, destaco alguns, como o reencontro de Daniel Radcliffe com Gary Oldman, e todos os comentários sobre como ele estava ansioso para conhecê-lo e como o admirava, ou o reencontro de Daniel com Helena Bonham Carter, que estava divertidíssima com uma risada muito parecida à de Bellatrix. Também me emocionei com as falas de Robie Coltrane e sobre como ele passou muito tempo de sua vida com aquele trio, os vendo crescer, e a Emma Watson falando sobre sua cena na cabana do Hagrid depois que Draco chama Hermione de “sangue-ruim” pela primeira vez, que ela sentia que “era sua grande atuação até ali”. Destaco, ainda, o Jason Isaacs falando sobre Lucius Malfoy, e eu não posso deixar de comentar: o Jason está muito gato, minha nossa! Embora eu sempre o tenha achado charmoso e até vi uma série protagonizada por ele: “Awake”.

Inclusive, recomendo a série, é muito boa!

“De Volta a Hogwarts” começa trazendo Chris Columbus, o diretor que deu início a essa franquia, e que ficou em “Harry Potter” durante “Pedra Filosofal” e “Câmara Secreta”: foi ele quem concebeu grande parte do mundo no qual crescemos, e com o qual os próximos diretores puderam brincar conforme a história amadurecia, bem como os personagens, e tomava rumos mais sombrios… Alfonso Cuarón é, para mim, um dos diretores mais importantes da franquia, porque o que ele fez com “Prisioneiro de Azkaban” é importantíssimo para honrar o universo construído por Chris Columbus, mas magistralmente direcioná-lo para um novo rumo que acompanha o crescimento dos personagens, e é a partir disso que os próximos diretores, Mike Newell e David Yates, trabalham. Muito bonita a conversa de Daniel Radcliffe com Chris Columbus.

Enquanto acompanhamos o desenvolvimento dos filmes, com o especial dividido em “quatro capítulos”, cada um dedicado a dois filmes, podemos relembrar acontecimentos importantes da franquia, ganhar uma visão privilegiada de alguns bastidores e reencontrar atores que se juntaram à franquia no decorrer dos anos… quando chegamos a “Enigma do Príncipe”, com a morte de Albus Dumbledore, a série aproveita para relembrar atores que fizeram parte de “Harry Potter” e que nos deixaram, e é um momento emocionante no qual relembramos Richard Harris, o primeiro Dumbledore, por exemplo, ou Alan Rickman, o nosso eterno Professor Snape, que interpretou o personagem tão lindamente, Richard Griffiths, que interpretou o Tio Válter e outros… é um momento bastante emocionante para toda a equipe do especial, e que também nos comove.

Infelizmente, eu não posso deixar de falar sobre esse especial sem mencionar a maneira como a escritora está arruinando tudo para os fãs que cresceram amando essa obra. Eu cresci lendo e assistindo “Harry Potter”, é uma parte importantíssima da minha vida, mas as declarações transfóbicas de Rowling nos últimos anos me fazem, agora, olhar para tudo que é relacionado à franquia com um aperto no coração – ainda assim, eu não acredito na possibilidade de “cancelamento” de “Harry Potter”, e eu acho os livros e a história muito boa, e não acho que nada do que fizermos agora vai interferir no bolso da transfóbica. O Chris, do Diversidade Nerd, tem uma discussão bem bacana sobre a possibilidade de “hackearmos” Harry Potter para o nosso lado, e acho que é o que precisa ser feito. A franquia está aí, tem nome e vai continuar vivendo por gerações.

(Destaque para o Robie Coltrane falando que, daqui uns anos, ele não estará mais aqui… mas o Hagrid estará)

Por fim, chegamos aos dois últimos filmes da franquia e um destaque maior à conversa protagonizada por aqueles que queríamos ver reunidos depois de tantos anos: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint… o nosso trio de ouro. Eles continuam lindos (eu sempre tive uma quedinha séria pelo Daniel, e ela continua intacta), e é emocionante vê-los relembrar histórias, vê-los relembrar como são importantes um na vida do outro, mesmo que não se vejam com frequência atualmente, vê-los relembrar o fim das gravações – aquele vídeo do trio se abraçando depois do último dia de gravação eu já assisti milhares de vezes desde 2011, e ele sempre me faz chorar. “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é uma bonita e competente homenagem ao legado de “Harry Potter”, que nos faz querer retornar imediatamente para os filmes…

Uma maratoninha, por que não?

 

Para mais postagens de Harry Potter, clique aqui.

 

Comentários