Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Cléo vê João com Teteia

“Aquele beijo não significou nada!”

Chegou a hora de gerar mais confusões para João da Luz e Cléo. Os protagonistas de “O Preço do Verdadeiro Amor”, a quinta temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, sempre tiveram dificuldade para se entenderem – recentemente, no entanto, parecia que as coisas estavam começando a caminhar muito bem para eles… antes de voltar para São Paulo para visitar o Dr. Saraiva no hospital, por exemplo, Cléo ganhou um beijo (e um beijão!) de João da Luz, e os dois se “separaram” apaixonados e sonhadores, e parecia que eles estariam muito bem quando Cléo voltasse da cidade grande… mas não. Angico não está disposto a perder para um “caipira” como o João, e uma nova moradora do Arraial dos Tucanos, a Teteia, também promete movimentar essa trama – eu sempre digo: é como se 2005 tivesse duas temporadas simultâneas de “Malhação”, uma de manhã e uma à tarde.

E a da manhã era melhor.

Enquanto Cléo está em São Paulo, visitando o tio, sofrendo nas mãos da Marcela ou fugindo para reencontrar a Dona Benta na casa de Tonica, o Arraial dos Tucanos ganha uma nova personagem: Teteia é a irmã mais nova de Cecéu, e ela está vindo morar com a Dona Joaninha também, e vai estudar na escola do Arraial… Teteia é interesseira e oferecida, e já está atrás de um garoto rico e bonito, como os netos do Coronel Teodorico, mas a verdade é que Teteia acaba batendo os olhos em um garoto que atende apenas um desses pré-requisitos: o João da Luz. Mas eu a entendo, na verdade, porque o João da Luz é mesmo uma gracinha. Pra frente, Teteia já trata de ir conversar com o João, e ele acaba dando papo, por educação, e o Angico adora assistir à cena: diz que quer ver se a Cléo vai gostar de ver o namoradinho dela “azarando outra garota”.

Embora não seja bem isso o que está acontecendo…

O João continua completamente apaixonado por Cléo. Quando Dona Benta liga para Tia Nastácia avisando que ela e Cléo já estão voltando para o Sítio, Pedrinho avisa o João, que faz de tudo para estar arrumadinho para esperar pela Cléo no Arraial. Ele vai até o riacho, correndo o risco de ser capturado novamente pela Iara, para tomar um banho, e então coloca sua melhor camisa e arruma o cabelo, o que eu acho muito fofo – mas a Teteia acaba chegando antes do ônibus da Cléo, e então a confusão está armada… tretas e mal-entendidos, a gente vê por aqui. Angico até celebra que o ônibus não podia ter chegado em melhor hora. João fica feliz ao ver o ônibus estacionando, mas a Teteia vai atrás dele, acaba o impedindo de chegar até o ônibus, e começa a jogar um charme descarado pra cima dele, e o João acaba demorando demais para se esquivar dela.

Ele até tenta, mas Teteia é insistente, e quando Cléo desce do ônibus, louca para encontrá-lo, ela o vê com os braços de Teteia em volta do seu pescoço… Angico aproveita, é claro, para pilhar a Cléo e dizer que “esses dois não se desgrudam, e ele ouviu dizer que estão namorando firme”, como se tivesse tempo para isso ter acontecido, sendo que a Cléo acabou de ir embora e a Teteia não tinha nem se mudado para lá ainda! Mas Cléo não pensa nisso tudo, e abraça o Angico, fazendo cena, para o desespero de João, e ele retribui também abraçando a Teteia, e os dois ficam nesse joguinho de provocação, um querendo estar realmente abraçando o outro, mas brigando, se provocando, e partindo os corações mutuamente… João acaba brigando novamente com o Angico quando percebe o que ele está fazendo, e Cléo se desespera, grita para eles pararem, e manda o João fugir quando a Dona Benta chega…

Ela ainda quer protegê-lo.

Agora, os dois vão ficar ruminando isso eternamente… João desabafa com o Saci, dizendo que não está entendendo nada e que Cléo ainda disse para o Pedrinho que não gostava do Angico, mas estava lá abraçada com ele no Arraial… Cléo, por sua vez, conversa com a Tambelina, e conta que está triste porque está muito decepcionado com um garoto, e o pior é que “foi com ele que ela deu seu primeiro beijo… e duas vezes”. “Se pra ele o beijo que a gente deu não foi importante, tudo bem, paciência, mas pra mim foi… foi uma das coisas mais bonitas da minha vida”. Mas se os dois já estavam tristes e sofrendo, as coisas tendem a piorar e muito, quando o João decide voltar ao Arraial e ver como estão as coisas depois da briga dele com o Angico, e Cléo vai ao Arraial a pedido de Tia Nastácia, para buscar algumas coisas na venda do Elias… e eles vão se encontrar.

João chega no Arraial dos Tucanos antes de Cléo, e já é abordado por Teteia, que adora jogar um charme para ele… ela puxa o assunto de Cléo, pergunta sobre eles, e João diz que “eles não namoram”, e Teteia diz que isso é uma boa notícia. João ou não entende ou se faz de desentendido, mas pergunta por que ela está dizendo isso, e ela solta um surpreendente: “Depois a caipira sou eu! […] Explicar eu não sei não, mas eu sei mostrar”. Então, Teteia beija o João da Luz, e como o primeiro beijo de João e Cléo, é um beijo de verdade, não o tipo de beijo que a Disney coloca em suas novelas – e eu preciso dizer que é um mal-entendido enorme e que a Cléo fica arrasada quando chega ao Arraial e vê o beijo, mas o João errou, sim, porque ele demorou mais do que devia para afastar a Teteia e para dizer que ela não devia ter feito isso porque ele gosta de outra menina…

Vem muito sofrimento pela frente!

Todo mundo está sofrendo agora… Teteia fica genuinamente sentida, chega a escorrer umas lágrimas dos seus olhos quando ela fala, e eu juro que eu não quero sentir pena da Teteia (!), mas naquele momento, antes de ver a Cléo sofrendo, eu quase sinto – ela não sabe a profundidade da história na qual está se metendo, na verdade. Mas enfim… Teteia diz a João que está na cara que a Cléo não gosta dele (!), e diz que ele deveria gostar de quem gosta dele… Cléo assiste de longe, com os olhos enchendo de lágrimas! Quando ela está indo embora, João finalmente a vê, e corre atrás de sua bicicleta, perguntando por que ela deu aquele abraço no Angico, e perguntando se eles estão namorando; impulsivamente, pensando no beijo que acabou de ver, Cléo responde que sim, que ela e Angico estão, sim, namorando. ESSES DOIS NÃO TÊM JEITO!

Eles se fazem de durões, eles se provocam – eles são adolescentes complicados, porque é assim que adolescente é. Mas, quando estão sozinhos, os dois sofrem horrores um pelo outro, e é triste que tudo poderia ser resolvido com uma conversa franca. Quando João pergunta à Cléo por que ela está namorando o Angico se eles se beijaram antes de ela ir embora, Cléo diz que “aquele beijo não significou nada”, mas não é o que ela diz para a Tambelina… aquele beijo significou muito, sim. Tambelina, a fadinha que é a nova moradora do Sítio, diz a Cléo que foi a outra menina que beijou o João e que o beijo não significou nada para ele (porque, aparentemente, as “fadas sabem de tudo”), mas Cléo ainda não sabe o que pensar… mas ela vai ter que decidir depressa, porque o João acaba passando mal com toda a confusão e ficando com febre, e o Saci corre para pedir a ajuda dela.

O que a Cléo vai fazer agora?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários