GO! – “Nuevos Comienzos, Vive a Tu Ritmo”

“¿Ramiro es mi papá?”

Confesso que enrolei muito para voltar para a segunda temporada de “GO! Vive a Tu Manera”, simplesmente porque não estava com vontade. Eu até me diverti assistindo à primeira temporada (embora também tivesse várias críticas), mas a verdade é que eu não senti a mínima saudade – não estava ansioso pelos próximos capítulos, nem com muita vontade de assisti-los, para ser sincero. Retorno para a segunda temporada percebendo que nada mudou, o que não me parece uma boa aposta para uma temporada nova: queremos novidades, quaisquer que sejam. Então, começo a segunda temporada achando que “GO!” deixou a desejar no quesito inovação, bom desenvolvimento e, principalmente, carisma: eu não consigo me importar com quase nenhum personagem. Álvaro e Ramiro, talvez, mas só. Nem Mía está tolerável agora, porque ela tem umas atitudes infantis que são insuportáveis.

A segunda temporada, que eu vou chamar de “GO! Vive a Tu Ritmo” (porque essa é a terminação dos títulos dos episódios e é assim que eu vou separar uma temporada de outra), começa logo depois do fim da primeira temporada: depois do show em que muita coisa deu errado e muita coisa deu certo. Infelizmente, nem o que era importante aqui acaba se mantendo… Ivana, que tinha decidido tirar Lupe de Go por causa de suas atitudes, diz que não vai mudar de ideia enquanto for a diretora de Go, e então Mercedes não pestaneja e a demite prontamente – e ainda anuncia a decisão para os alunos com um sorriso no rosto… em seu lugar, ganhamos Natasha, uma nova professora de dança com uma cara azeda, um tanto quanto caricaturada e mal interpretada, mas que ao menos não parece disposta a deixar Lupe fazer tudo à sua maneira…

Muita gente parece achar uma arbitrariedade que Mercedes demita Ivana assim, sem mais nem menos, mas ninguém está realmente fazendo algo para mudar essa situação… Álvaro até enfrenta Lupe, dizendo que Ivana foi demitida por culpa dela, mas é claro que Lupe jamais assumirá essa culpa, e eu fiquei bem triste em ver a Ivana partir, mesmo que ela tenha ganhado uma despedida bem bonita… a verdade é que, com exceção de Lupe, todos amam Ivana, e Mía até fala sobre o quanto ela a ajudou e como ela não teria conseguido sobreviver àquela escola sem ela, mas Ivana diz que está saindo da escola, mas não da sua vida, porque a música as une. Mesmo assim, Ivana está indo embora, e Lupe está felicíssima com isso, enquanto não vai sofrer nenhuma represália pelo que fez na última apresentação – o que quer dizer que fará tudo de novo assim que tiver a chance.

Além disso, Juanma agora é parte de Go, e eu não sei o quanto isso é bom – na verdade eu sei: não é. Não gosto do Juanma, e não é só porque ele é o vilão: não gosto porque ele é um personagem que não conquista de nenhuma maneira, além de que eu não suporto ouvi-lo cantar, parecendo que tá cantando com a boca fechada. Os personagens de “GO!” são, talvez, o pior problema da série, porque eles são estereótipos superficiais ambulantes, interpretados da forma mais cartunesca possível, e ainda estão em excesso na série… alguém de fato se importa com os amigos de Juanma, de Álvaro ou de Lupe, por exemplo? É muita gente sem história preenchendo tempo de tela em uma série que tem apenas 15 episódios (!). O resultado são histórias rasas e sem desenvolvimento e, pior, a incapacidade de fazer com que nos conectemos com os personagens.

Talvez eu comece a gostar mais de Sofia agora, gostei da ruptura dela com Lupe…

Bem que Zoey e Álvaro avisaram a Lupe que ela ficaria sozinha.

Uma das partes mais importantes da conclusão da primeira temporada foi uma conversa que Mía ouviu entre Isabel, sua madrinha, e Ramiro – agora, ela sabe que existiu algo entre o Ramiro e sua mãe no passado, e também descobre que algumas coisas que a mãe usou em uma letra de música vieram de uma carta que ele escreveu para ela. Então, ela vai falar diretamente com ela, dizendo que acreditou que eles tivessem uma relação sincera e pedindo a verdade: ele teve algo com sua mãe? Emocionado ao ver a carta, Ramiro não mente para Mia, o que já é algo muito importante, mas ele não sabe de toda a verdade… ele não sabe que é pai de Mía, por exemplo, embora esteja cada vez mais sentindo isso. E a vida de Mía está prestes a ficar ainda mais difícil quando Isabel pede que Ramiro mantenha Mercedes longe de Mía, e diz que ela não pode saber que ele conheceu a mãe de Mía, mas é claro que a fofoca rapidinho chega até ela…

O ódio que ela tem por Mía é ridículo, inda mais vindo de uma mulher adulta.

Não que adultos não sintam ódio, mas a maneira como Mercedes o expressa é como uma adolescente birrenta, e é vergonhoso.

Eventualmente, Gaspar ajuda Mía com a data da carta, e eles descobrem que a carta foi escrita no ano do nascimento de Mía, alguns meses antes, e então Mía começa a se perguntar se Ramiro pode ser seu pai afinal de contas, isso explicaria por que a madrinha não queria que ela viesse para a escola e por que ele a trata tão bem e tudo o mais. Ela fica brava, e planeja ir falar com Ramiro e com a madrinha. Enquanto isso, Ramiro está implorando a Isabel pela verdade, porque ele também está sentindo que é o pai de Mía, mas precisa dessa confirmação, e ela continua escondendo a verdade… Mercedes, por sua vez, resolve usar uma única nota baixa de Mía no meio de um bom rendimento no restante para dizer a Isabel que não quer mais a Mía ali na escola… desse jeito, na maior cara-de-pau, e é revoltante que ela não seja detida por ninguém, tipo o Ramiro!

Em Go, a nova professora, ao menos, mostra a que veio. Ela tem a proposta de um solo, um duo e um trio para a próxima apresentação, e Lupe corre para apresentar a sua proposta de apresentação para o trio, e Natasha assiste a tudo pacientemente, e satisfeita, e a elege para o trio. Quando ela começa a falar sobre o duo e Lupe levanta a mão, querendo mostrar outra música, no entanto, Natasha a interrompe: ela já tem o trio, então o duo é de outra pessoa – E EU AMEI QUE ELA COLOQUE LUPE NO SEU LUGARZINHO. O problema é que a professora planeja dar o duo para Mía e Juanma e, sinceramente? Que estrago. A música é linda e poderia dar uma belíssima apresentação de Go, mas eu não consigo ouvir o Juanma cantando… de verdade, não dá. Preferia que a Mía compartisse esse dueto com o Álvaro, certamente ficaria muito mais bonito.

Mas…

Enfim, começamos a segunda e última temporada!

Empolgação é quase nula, mas vamos até o fim…

 

Para mais postagens de “GO! Vive a Tu Manera”, clique aqui.

 

Comentários