Navillera – Episode 6

A lesão de Chae-Rok.

Já estou até vendo quantas lágrimas ainda vem por aí enquanto assisto “Navillera”. A série continua perfeita, emocionante, desenvolvendo bem seus personagens e garantindo que continuemos completamente apaixonados por cada um deles… no episódio passado, Chae-Rok estava finalmente focado plenamente no ballet, como o Sr. Ki esperava, se dedicando aos ensaios para um concurso, exigindo perfeição em um vídeo que gravava para a inscrição, e celebrando com um sorriso lindo no rosto a alegria de ter passado da primeira fase – o que não esperávamos, é claro, é que, enquanto ele estava sorrindo e contando a novidade para o Sr. Sim no meio da rua, enquanto ia embora de sua casa, Ho Beom estivesse por perto ouvindo tudo – e ele fizera uma promessa que está bastante determinado a cumprir: de que Chae-Rok não vai voar.

No fim do episódio passado, vemos Ho Beom esperando por Chae-Rok, e temos uma sequência extremamente tensa na qual nos perguntamos o que Ho Beom vai fazer, embora já saibamos – a rivalidade entre eles vem do fato de as ações do pai de Chae-Rok terem prejudicado Ho Beom no passado e, agora, ele o culpa por isso, e diz que “ele não tem direito a ter uma boa vida depois de ter arruinado a sua”. É o que ele volta a falar enquanto o ameaça nas escadas do estúdio e, dessa vez, Chae-Rok é muito mais contido em seu enfrentamento, porque ele sabe que Ho Beom é perigoso e não vai hesitar antes de prejudicá-lo… e, pela primeira vez, ele tem algo grande a perder. Durante a briga dos dois, Ho Beom acaba dando num soco em Chae-Rok que o empurra para trás e o derruba da escada… e agora Chae-Rok tem que lidar com uma lesão no meio de um concurso!

Ho Beom é um personagem enigmático… é impossível gostar dele quando ele prejudica o Chae-Rok daquela maneira, mas, ao mesmo tempo, percebemos nele uma complexidade que o torna profundamente real, e eu espero que o personagem seja mais desenvolvido. Parte dele parece sentir culpa depois de derrubar Chae-Rok da escada, por exemplo, e ele chega a oferecer a mão para ajudá-lo a levantar, mas sai correndo quando o Sr. Sim chega. Mais tarde, com o Sr. Sim, ele tem uma cena inesperada na qual ele não perde sua pose revoltante e suas ameaças, mas ele também está chorando enquanto ouve o que o Sr. Sim tem a dizer quando conta sua história e quando fala que prejudicar o Chae-Rok só prejudicará também a ele mesmo e, antes do Sr. Sim chegar, Ho Beom estava fumando, sentado na escada, sozinho e sua mão parecia estar tremendo.

Mas não podemos defendê-lo… ele espanca o melhor amigo de Chae-Rok logo em seguida.

Chae-Rok é teimoso, e ficamos na dúvida de como ele vai lidar com esse machucado a um mês do concurso, mas, felizmente, o médico e o Sr. Sim conseguem fazer com que ele aceite ficar uma semana com o pé enfaixado e fazendo repouso… e ganhamos cenas inesperadamente fofas no meio disso tudo! Temos aquela cena em que o melhor amigo vem visitá-lo e falar que trabalhou em um emprego ruim para guardar dinheiro e ir a Barcelona ver o Messi jogar e “ele não fez nenhum gol”, o que, de certa forma, dá uma forcinha ao Chae-Rok, e também vemos, como era de se esperar que acontecesse, o Sr. Sim sendo todo atencioso e cuidadoso com Chae-Rok… com direito, agora, também à presença de Hae Nam, que descobre onde Chae-Rok mora para poder ir até a casa dele e levar algumas comidas e tudo o mais – tão bom ver o Chae-Rok sorrindo!

Novamente, destaco a participação do Sr. Ki, que está se tornando um dos meus personagens favoritos… preocupado com Chae-Rok perder a motivação por causa do seu machucado, ele acaba se surpreendendo quando ele aparece no estúdio, com as muletas que Deok-Chul trouxera para ele, para ensaiá-lo – é uma cena fofa na qual o próprio Sr. Ki estava se voluntariando a dar aulas ao Sr. Sim, enquanto Chae-Rok estivesse doente, mas ele fica feliz ao ver que Chae-Rok aparece no estúdio, porque o que ele mais teme é que ele se feche e pare de dançar como está dançando ultimamente… é como ele comenta com So Ri: haverá outros concursos e Chae-Rok pode se inscrever neles, ele só lamenta que esse machucado tenha acontecido agora porque, pela primeira vez, Chae-Rok estava 100% focado no ballet e fazendo algo por ele mesmo.

Uma semana depois, quando chega o momento de tirar a faixa do pé de Chae-Rok e fazer uma radiografia, eu fiquei bastante tenso – mas ele está razoavelmente bem, desde que prossiga com cautela e faça fisioterapia até o dia da competição… mas, como eu comentei, o Chae-Rok é teimoso. Ele se esforça mais do que deveria, ele toma analgésicos para não sentir dor, e isso o coloca em um risco que talvez ele não seja nem mesmo capaz de perceber… e é aqui que o Sr. Ki precisa fazer alguma coisa! Há alguns anos, o Sr. Ki também teimou em se apresentar mesmo com riscos à sua saúde, e foi o que o obrigou a parar de dançar ballet e se tornar professor, e ele não quer que o mesmo aconteça com Chae-Rok. Inicialmente, Chae-Rok reage com raiva e teimosia, especialmente quando o Sr. Ki diz que “ele precisa desistir desse concurso”, mas o Sr. Ki eventualmente fala brevemente de si mesmo…

E isso deixa Chae-Rok pensativo.

Enquanto essa história se desenvolve incrivelmente bem, também acompanhamos uma história “paralela” do Sr. Sim que está tomando rumos que eu já posso prever, e que certamente me farão chorar muito em breve… sempre atencioso e disposto a cuidar de todo mundo, talvez seja a hora de ele ser cuidado. Em uma conversa de Hae Nam com Seong San, quando a esposa finalmente o convence a ir falar com a mãe depois de toda a confusão e do escândalo dele porque o pai estava dançando ballet, ele tenta dar à mãe um presente por seu aniversário de casamento, mas ela diz que não é necessário, porque “Deok-Chul sempre se lembra do aniversário de casamento deles, e sempre prepara algo”… é algo do qual ela gosta de se orgulhar. Naquele dia, no entanto, Deok-Chul simplesmente não se lembra e é ela quem tem que mandá-lo se arrumar para sair.

Felizmente, Hae Nam não ficou brava nem nada, e isso me faz pensar nos rumos que essa história quer tomar – acho que “Navillera” ainda introduz o tema com bastante discrição, querendo nos fazer acreditar, talvez, que o Sr. Sim está distraído demais com o ballet e o cuidado com o Chae-Rok agora que ele acabou de se machucar, e poderia ser apenas isso, mas eu sinto que há algo a mais… talvez o Sr. Sim esteja apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer, porque o episódio passado também colocou uma cena breve na qual ele se esquece de onde colocou o celular e, quando Hae Nam o encontra, ele se pergunta “como foi parar lá”. Foi uma cena à qual talvez nem déssemos atenção naquele momento, mas é uma cena bastante específica para ser algo “aleatório” colocado lá. E, sinceramente, eu sei que vou sofrer no desenvolvimento dessa trama.

As cenas finais desse episódio trazem Hae Nam e Deok-Chul em um passeio no aquário, celebrando o aniversário deles, e a cena é bem fofinha, com direito aos dois tirando fotos e mandando para os filhos, mas fica desesperadora quando Hae Nam diz que está com fome e Deok-Chul se voluntaria para ir buscar algo para ela – no meio do caminho, no entanto, ele acaba vendo uma garotinha perdida chamando pela mãe e, na tentativa de ajudá-la, ele acaba se perdendo… e ele parece extremamente confuso naquela cena, como se não soubesse como voltar, enquanto Hae Nam se preocupa com a demora e sumiço do marido, e começa a ligar para todos os filhos atrás dele… e nenhum atende. Para piorar, Deok-Chul está sem seu celular. Então, Hae Nam liga para a última esperança que tem: Chae-Rok. Achei tão fofo ela se lembrar dele.

E tenho certeza que ele virá correndo para ajudar o Sr. Sim!

 

Para mais postagens de Navillera, clique aqui.

 

Comentários