Sítio do Picapau Amarelo (2005) – O sequestro de Cléo

Cléo se refugia na casa de João!

Marcela de volta ao Sítio do Picapau Amarelo, e Cléo está correndo o risco de voltar para a sua vida infernal de trabalho eterno na cidade grande – quando Cléo recebeu um telefonema do Dr. Saraiva, ela ficou toda contente esperando a visita do “tio” no sítio da Dona Benta, mas ela não tem ideia do que está acontecendo em São Paulo… quando ela sai correndo, animada, para receber o carro que acabou de estacionar na frente da casa, ela se depara com a sua madrasta que está louca para fazer aquelas ceninhas de “madrasta preocupada com a enteada”, dizendo que voltou, que sente sua falta e coisas do tipo. Naturalmente, Cléo acha muito esquisito que o Saraiva não tenha vindo, e Marcela inventa uma desculpa dizendo que ele não quis decepcioná-la, mas não pôde vir e, por isso, pediu que ela fosse pessoalmente conversar com a Cléo e pedir desculpas.

Mas Cléo sabe que o tio nunca mandaria a Marcela ali para falar com ela.

Assim, Cléo está em alerta, desconfiando de tudo, sabendo que Saraiva encontraria uma maneira de ligar ele mesmo para conversar com ela se o que Marcela está dizendo fosse verdade, mas Cléo não espera que Marcela vá sequestrá-la durante a noite… e, daquela vez, os ouvidos apurados de Emília que costumam ouvir tudo acabam não ouvindo o sequestro a tempo. Marcela coloca ursos sob a coberta da cama para fingir que Cléo está dormindo lá, dá alguma coisa para Cléo cheirar e desmaiar, e então a carrega até o carro: ela pretende usá-la para chantagear o Dr. Saraiva e descobrir a localização da joia. Emília acaba acordando, mas é logo depois de Marcela já ter saído com Cléo, então ela acende a luz, chama a Narizinho, diz que a Cléo e a “Mortadela” não estão ali, e depois as duas correm até o quarto do Pedrinho para chamá-lo.

Do lado de fora, o Saci avisa que “a mulher da cidade levou a menina Cléo”. Agora, as crianças precisam encontrar uma maneira de salvar a Cléo, e felizmente eles têm a ajuda do Saci no resgate no resgate da radialista – acaba sendo uma operação bem rápida e de bastante sucesso, e Cléo só acorda e entende o que está acontecendo depois de ter sido resgatada pelo pessoal do Sítio… mas eles não podem levá-la para casa novamente, não enquanto a Marcela estiver por lá, então o Pedrinho decide levá-la para a casinha na árvore do João da Luz – tudo bem que ele prometeu não contar a ninguém sobre o João, e a Narizinho e a Emília estão junto agora, mas é uma emergência e ele sabe que o João vai entender. Inicialmente, o João não gosta de ver tanta gente ali na sua árvore, mas no fim ele entende. Até porque ele pode negar o quanto quiser, mas se importa demais com a Cléo.

“Deixa a Cléo ficar aqui, João. Agora quem tá precisando de um esconderijo é ela”

João deixa a Cléo ficar ali, mas o clima não está lá dos melhores, é claro… ele está magoado com ela pela conversa que ouviu fora de contexto lá no Sítio, e ela está triste ainda porque ele disse que “era melhor eles não se verem mais”, e não demora muito para eles começarem a brigar, o que chama a atenção de Emília: “É, parece que eles se conhecem mesmo”. E, rápida, Emília já entende tudo, e quando a Narizinho se despede de Cléo pedindo para “ela ficar bem”, Emília dá uma olhada para o João e um sorriso inteligente, antes de dizer: “Ela vai ficar. Aposto que sim”. Quando as crianças vão embora, Cléo faz de tudo para falar com o João como se nada tivesse acontecido, mas ele é seco e ela eventualmente diz que sabe que ele falou para ela não procurá-lo mais, mas foi ideia do Pedrinho levá-la para lá – e o João acaba saindo para dormir do lado de fora da casinha.

“Ela não é pro seu bico, João da Luz!”

Durante aquela noite toda, os dois sofrem um pelo outro, extremamente próximos, mas sem conversar sobre o que os incomoda… João se pergunta por que Cléo foi pra lá e não foi atrás do “playboyzinho”, e se isso quer dizer que ela não gosta tanto do Angico assim, então ele resolve subir para conversar com ela, mas a encontra dormindo. Olhando para ela, ele diz coisas fofas, como “Você é tão linda, Cléo. Queria tanto te dizer isso e tantas outras coisas”, o que seria perfeito se a Cléo não estivesse, de fato, dormindo. Na manhã seguinte, ele prepara um café-da-manhã para ela, o que é até fofo, mas a maneira como fala com ela não é, e ele sai logo em seguida, bastante seco como vem tratando ela desde que ouviu a conversa com o Pedrinho e achou que ela estava falando dele… Cléo, por sua vez, conversa com o Rapadura, dizendo que não entende por que ele está falando assim com ela…

Quando eles estão quase se beijando pela primeira vez (!), o João da Luz se detém ao lembrar-se da fala de Cléo sobre como “ele não é nada do que ela imaginava”, e então eles ouvem um grito da Iara, que está surtando por causa do Pesadelo que está morando com ela, e, distraídos do curto momento romântico deles, Cléo e João se estranham novamente, e ela pergunta por que ele a está tratando assim, dizendo que eles eram amigos, cada vez mais amigos (!), e então ele começou a tratá-la como se tivesse raiva dela e acha que ela tem o direito de saber por que ele está fazendo isso. João, na defensiva, pergunta por que ela quer saber isso, se “eles são de planetas diferentes” e tudo o mais, usando o que ela falou para o Pedrinho, mas ela não capta a mensagem e pergunta de onde ele tirou isso, mas ele só diz pra ela que não inventou nada disso não.

Mas o pessoal do Sítio chega pra buscá-la antes que eles possam esclarecer a confusão.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários