Vice Versa, Final Episode – Crystal Clear

O amor ou o trabalho?

Chegou a hora de se despedir de “Vice Versa” – e, antes de sentar para escrever esse texto, fiquei avaliando quais eram minhas conclusões, qual o saldo final do BL… eu diria que ele não me entregou tudo o que eu esperava, porque eu desejava uma pitadinha maior de ficção científica na exploração da ideia de multiverso, e esse foi apenas um elemento de fundo do roteiro, servindo apenas ao propósito de embasar o romance de Puen e Talay… ainda assim, como série de romance, eu acho que “Vice Versa” funcionou, porque a história dos protagonistas foi bem explorada e desenvolvida, e Jimmy e Sea estavam muito bem em cena, com bastante química. Por isso, eu diria que meu saldo final é positivo, ainda que não vá entrar para a minha lista de BLs favoritos nem nada assim. Mas curti acompanhá-los nessas doze semanas.

No episódio anterior, depois de Puen ter retornado sozinho para seu universo de origem, Talay finalmente conseguiu voltar também e eles se reencontraram em um momento bonito e emocionante. “Crystal Clear” é uma espécie de “epílogo” de “Vice Versa”, na verdade. Durante toda a primeira parte do episódio, acompanhamos Puen e Talay vivendo uma espécie de lua-de-mel do seu romance, e foi gostoso acompanhá-los acordando na mesma cama e sendo um casal fofo e apaixonado… ainda assim, preciso dizer que o drama todo para dar um beijo é algo que me cansa e que os BLs deviam estar extinguindo – quer dizer, o lance do beijo quando acorda é coisa de ficção mesmo (vida real não funciona bem assim!), mas o fato do Puen ter que ficar insistindo para que Talay deixe que ele lhe dê um beijo é bem estranho… quer dizer, beijos entre namorados deveriam ser naturalizados em BLs.

Ainda assim, os dois estão muito fofos e entregam ótimos momentos, como o Puen chegando e abraçando o Talay enquanto ele está cozinhando – aquela cena foi bonita em vários sentidos! Também foi interessante descobrir que o chefe de Talay entende perfeitamente o negócio de multiverso porque ele também não é dali, e Talay e Puen se juntam à associação de viajantes entre universos também nesse mundo, o que foi fofo… o período de paz e tranquilidade no romance deles, no entanto, está ameaçado quando alguém fotografa os dois em um momento romântico quando Puen leva Talay até o trabalho, e a foto viraliza no Twitter… afinal de contas, Puen é um ator famoso naquele universo, e agora todo mundo está se perguntando se ele está namorando o Talay, o que é algo que preocupa o Talay: e se Puen tiver problemas por causa daquela foto?

Tudo é bem triste, mesmo que o episódio trate disso com rapidez… seria um problema típico de um 11º episódio, na verdade, com Puen e Talay tendo que enfrentar o preconceito enquanto lutam por seu amor. A proposta é boa, mas a verdade por trás daquilo é revoltante: assumir-se gay pode ser prejudicial para a carreira de um ator famoso… ainda mais em um país que nega direitos e não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo. É um assunto muito sério que “Vice Versa” pincelou timidamente ao colocar uma Tailândia que aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo no outro universo, e que retoma agora, mas com uma resolução felizmente utópica… digo “utópica” porque não acho que seria assim na vida real; mas digo “felizmente” porque eu queria um final feliz. Afinal de contas, usamos a ficção para acreditar na possibilidade de um mundo melhor.

Puen é pego de surpresa e questionado sobre a foto durante uma entrevista para promover seu novo filme, e quando repórteres param Talay na rua, ele confirma que são eles mesmo na foto, mas diz que “são apenas bons amigos brincando um com o outro”… mas ele tenta se afastar de Puen, e isso faz com que cada parte do seu ser doa, e é tão triste ver o Talay tristinho – até porque eu sou completamente apaixonado no Talay. Felizmente, o Puen também é! Então, quando ele recebe um vídeo da amiga de Puen, para mostrar como ele o ama e como está sofrendo, Puen toma uma decisão: ele não vai permitir que essa foto os afaste, mesmo que ele tenha que lidar com preconceito… assim, quando ele tem a oportunidade em outra entrevista de comentar a respeito da foto que Talay já “desmentiu”, ele diz a todos que o que ele sente por Talay é real.

Ele está escolhendo o amor.

É TÃO BONITO. É tipo aquele momento do “grande gesto” que marca uma comédia romântica: Puen está usando uma conversa importante entre eles para fazer uma declaração para quem quiser ouvir, independente do que isso implique, o que me deixa muito feliz… o que importa para Puen é poder ser feliz ao lado do homem que ama. E os dois retornam para os seus momentos mais fofos possíveis, sua “lua-de-mel”, como no início do episódio, compartilhando química e amor, em uma sequência de cenas de deixar o coração quentinho… e tudo ficou bem para eles. Gostei de como “Vice Versa” termina com uma conversa linda entre Puen e Talay e uma narração de Talay contando sobre o que aconteceu com eles e sobre sonhos que às vezes ele tem com os seus amigos do outro universo, que é tudo o que podemos tomar como “verdade” do que está acontecendo do lado de lá.

E não teria como Talay saber mais do que aquilo. Talvez os sonhos lhe revelem a verdade.

Particularmente, eu acho que é o suficiente. A história sempre foi sobre Talay e Puen.

 

Para mais reviews de “Vice Versa”, clique aqui.

 

Comentários