Avataro Sentai DonBrothers, Don 32 – Duel Part 2

Dejá-vù.

QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO! É sério, fazia tempo que eu não tinha uma relação tão boa com um Super Sentai em exibição, e eu continuo completamente apaixonado por “Avataro Sentai DonBrothers” (mesmo com a sensação de ter sido enganado no episódio anterior, que eu esperava a revelação de Tsubasa como Inu Brother e não aconteceu). “Duel Part 2” é um episódio inteligente e cheio de referências, sendo quase uma “recriação” do 27º episódio, ao mesmo tempo em que consegue apresentar novidades e surpresas interessantes para o futuro da série… dessa vez, Taro Momoi é desafiado a um duelo por Sononi e Sonoza, os Mestres da Mente restantes desde a aparente morte de Sonoi, para encerrar de uma vez por todas a rivalidade deles com o Clã Don – e toda a organização do episódio é uma constante brincadeira com o episódio do duelo de Taro com Sonoi.

Por exemplo, enquanto Taro Momoi segue trabalhando normalmente, aparentemente despreocupado com o duelo por vir, Sononi e Sonoza estão treinando juntos e pedindo a ajuda de Don Murasame e, quando chega a hora do duelo, os Mestres da Mente esperam longamente por um Taro Momoi que não aparece… enquanto isso, os companheiros de Taro Momoi se reúnem aflitos no Café Donbura, se perguntando o que está acontecendo, se Don Momotaro já está duelando, se venceu ou perdeu o duelo e, na verdade, ele continua trabalhando porque precisa terminar as entregas com as quais se comprometeu. Shinichi chega a comentar uma “sensação de dejá-vù” quando Taro Momoi aparece com uma entrega no Café Donbura quando supostamente já devia estar no duelo com os Mestres da Mente, e o próprio Taro percebe que é exatamente como aconteceu com Sonoi.

“Duel Part 2” se diverte reproduzindo toda a situação divertida que fez parte do 27º episódio, e aqui funciona bem como humor, enquanto lá tinha um quê a mais de intensidade, pelos sentimentos que claramente existem entre Taro Momoi e Sonoi… incomodados com o atraso de Taro e querendo acabar com isso de uma vez por todas, Sononi e Sonoza vão atrás dele e, assim como Sonoi fizera, resolvem ajudá-lo a terminar as entregas mais rápido para que eles possam partir para o que realmente interessa: a batalha final. E Taro Momoi está disposto a enfrentá-los, sabendo que pode vencê-los, e recusando a ajuda de Jiro Momotani, que tenta convencê-lo a deixar que ele lute ao seu lado, mas Taro Momoi diz que “ele ainda não está pronto”, e prova isso para ele com um desafio simples que Jiro perde… Jiro vai ter que combinar suas duas personalidades se quiser ser mais forte.

Até toda a confusão da batalha que tomou conta do duelo que deveria ser apenas entre Taro Momoi e Sonoi se repete aqui, com a chegada de Jiro, de um vilão recorrente que parece mais um alívio cômico, e dos demais DonBrothers… mas esse segundo grande duelo reserva uma surpresa, e é dali em diante que o episódio fica ainda mais interessante, quando a batalha está acontecendo do lado de fora e SONOI FAZ O SEU RETORNO! Mas não é exatamente o mesmo Sonoi que conhecíamos… tendo sido trazido de volta à vida com a energia sugada do Don Momotaro, ele parece ter “assumido” algumas de suas características e um pouco da sua personalidade – ele chega para a batalha carregado e com a mesma risada do Don Momotaro, e sua aparência ganhou detalhes vermelhos (nas unhas, no colarinho da roupa, no cabelo e nos olhos).

Esse novo Sonoi, muito mais intenso e descontrolado do que o antigo Mestre da Mente que conhecíamos, é o verdadeiro confronto de Taro Momoi, mesmo que Sononi e Sonoza acreditem que aquele duelo é deles… e eu preciso dizer que foi impactante aquele momento em que as espadas se encontram e vemos Sonoi e Taro em suas formas humanas, um de frente para o outro, se enfrentando – esses dois são um dos pontos fortes de “Avataro Sentai DonBrothers”, sem sombra de dúvidas… a batalha continua e o duelo sai de controle e deixa de ser apenas sobre Clã Don x Mestres da Mente, e se torna uma batalha de mecha com uma estreia quase interessante: a do Black Onitaijin Murasame, que enfrenta o Toradora Onitaijin dos heróis. Digo que é apenas “quase” interessante porque, infelizmente, o CGI me impede de gostar tanto assim…

E eu estava interessado em retornar à outra parte da história.

A cena final é uma das mais impactantes, mais tristes e mais surpreendentes, assim como a conclusão do Don 27 – e é construída inteiramente como uma referência àquela cena. Sem diálogos, vemos Taro Momoi e Sonoi caminharem na direção um do outro, se encontrarem e então rapidamente atacarem um ao outro, exatamente como aconteceu da última vez… dessa vez, no entanto, quem cai, derrotado, é Taro Momoi, e Sonoi continua caminhando na outra direção. Se quando Sonoi foi derrotado Don Murasame apareceu para buscá-lo e para carregá-lo embora, dessa vez quem aparece para carregar Taro Momoi, derrotado, é o Jiro Momotani, na sua versão “selvagem”. Certamente, uma cena marcante de “DonBrothers”. Vamos ver como isso se desenvolve nos próximos episódios, e como Don Momotaro retornará com uma nova forma!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários