Abracadabra (Hocus Pocus, 1993)

“I put a spell on you!”

Amado clássico da Disney da década de 1990, “Abracadabra” traz a história das Irmãs Sanderson, três bruxas que querem viver para sempre e, para isso, precisam sugar a energia vital de criancinhas inocentes… gosto muito de como o filme tem uma introdução mais sombria, se passando ainda na Salem clássica do Século XVII, na qual bruxas eram caçadas e mortas, mas é um filme da Walt Disney, o que quer dizer que ele assume, de certa maneira, um tom cômico bem divertido quando chegamos ao ano de 1993, e acaba sendo um clássico leve e aventuresco que celebra o Halloween de uma forma inteligente e carismática, com pitadas bacanas de humor provindas do fato de as bruxas passarem quase 300 anos “mortas” e, consequentemente, encontrarem o mundo bem diferente daquele que deixaram para trás quando foram mortas em Salem.

Com bastante carisma e um timing incrível para a comédia, as Irmãs Sanderson (interpretadas por Bette Midler, como Winnie, Sarah Jessica Parker, como Sarah, e Kathy Najimy, como Mary) são aquelas vilãs que gostamos de acompanhar… sim, elas estão caçando criancinhas indefesas para sugar a vida delas e viver para sempre, mas e daí? Felizmente, o filme tem um contraponto igualmente carismático no grupo de crianças/adolescentes que trazem as bruxas de volta à vida (interpretados por Omri Katz, Thora Birch e Vinessa Shaw, que são Max, Dani e Allison, respectivamente), e a interação deles se torna uma grande brincadeira do roteiro, uma verdadeira caçada e uma corrida contra o tempo para se livrar das bruxas ainda durante a noite de Halloween – afinal de contas, elas não sobreviverão ao nascer do sol se não conseguirem completar o feitiço para roubar a vitalidade de mais crianças.

“Abracadabra” tem aquele tom fantasioso e divertido que é característico das produções para o público infantil das décadas de 1980 e 1990 – impossível assistir ao filme e não pensar em outros clássicos que fizeram parte de nossa infância, como “Os Goonies”, “Jumanji”, “Querida, Encolhi as Crianças” ou um dos meus favoritos de todos os tempos: “Matilda”. Embora não se pareçam em questão de tema, “Abracadabra” compartilha com eles o espírito mágico, jovem e nostálgico que fez com que nos apaixonássemos por essas produções e que coloquemos um sorriso em nossos rostos quando os assistimos novamente agora, adultos. É uma fábula deliciosa, mágica e “assustadora”: quando Max acende a vela da chama negra, completando o feitiço lançado por Winnie antes da morte no Século XVII, as Irmãs Sanderson são trazidas de volta à vida.

E é a aventura perfeita para a noite de Halloween! As Irmãs Sanderson podem andar livremente pela rua sem que ninguém as ache estranhas (afinal de contas, quase todo mundo está fantasiado mesmo!), e nada que Max e os outros digam faz com que alguém os leve a sério… quer dizer, quem acreditaria? Então, eles precisam encontrar uma maneira de se livrar das bruxas eles mesmos – e é o que eles tentam fazer. Temos sequências maravilhosas e um destaque especial para os diálogos divertidos que têm excelentes sacadas, como quando as bruxas entram na casa de um homem vestido de Diabo e, ao veem a esposa dele com bobs no cabelo, comentam que “Satã se casou com a Medusa”, por exemplo. Também adoro a sequência da festa de Halloween, na qual todos acham que o aviso desesperado de Max e a aparição das bruxas é parte de algum show

AS BRUXAS CANTANDO! MARAVILHOSAS!

O que as crianças conseguem fazer, graças à ajuda de Thackery Binx, um garoto que não conseguiu salvar a irmã no Século XVII e foi transformado em gato, para viver eternamente e culpar-se pela morte dela, é roubar o macabro livro de feitiços de Winnie – sem ele, as bruxas não podem reproduzir a poção que usam para sugar a vida das crianças… e é por isso que as Irmãs Sanderson perseguem as crianças por toda a cidade, aonde quer que elas vão! E como tentar avisar as pessoas ou conseguir ajuda não funciona, Max, Dani e Allison atraem as bruxas para a escola (uma prisão para crianças?), onde pretendem queimá-las – mas, é claro, eles celebram um pouco cedo demais… e sabemos disso assim que acontece. Eles não se livrariam delas tão cedo no filme, nem de maneira tão fácil. Ainda precisávamos de um grande clímax, e ele estava por vir.

Achando que derrotaram as bruxas, Max e Allison abrem o livro para procurar um feitiço que ajude Binx a voltar à sua forma humana ou para libertá-lo de sua prisão eterna, e era justamente o que elas queriam… um sinal de onde estava o livro. Então, com poucas horas até o nascer do sol e voando em utensílios domésticos diferentes daqueles a que estão habituadas, as bruxas invadem a casa dos Dennison, sequestram Dani e pegam o livro de volta – a história está prestes a se repetir e eles têm pouquíssimo tempo para impedir! Enquanto isso, um grupo imenso de crianças e adolescentes, enfeitiçados pelas bruxas, está marchando para a sua casa, e Max precisa ter uma ideia bacana, como aquela que teve quando acionou o alarme de incêndio no início do filme: e ele tem… ele fala sobre o horário de verão e convence as bruxas de que o sol está nascendo.

Eu me diverti muito com as bruxas “morrendo” só por acreditarem que é para morrer HAHA

Então, retornamos para o cemitério, solo sagrado, quando Winnie, Sarah e Mary têm um frasco com poção o suficiente para apenas uma criança, e querem sugar a vida justamente de Dani, que as chamou de “feias” em algum momento – e é a hora de Max ter o seu momento mais heroico e mais emotivo… e é muito fofo! Quando sua irmãzinha é capturada novamente pelas bruxas (tudo por ter um coração bom e tentar ajudar Billy, o “zumbi bonzinho”, que acabou de perder a cabeça, literalmente), Max sabe que só tem uma coisa que ele pode fazer se quiser salvá-la: entregar-se no seu lugar… ele o faz (adoro toda a vibe de amor fraternal e protetor), e sua vida está por um fio, mas, felizmente, o sol aparece e transforma as bruxas em poeira e, aparentemente, tudo chega ao fim… mas sabemos que não, é claro. Quase 30 anos depois, as Irmãs Sanderson estão prontas para retornar em uma sequência!

Curioso para assisti-la!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários