[Season Finale] Smash 1x15 – Bombshell

“Don’t forget me”

O TANTO QUE EU DIGO QUE AMO ESSA SÉRIE NÃO FAZ JUS AO AMOR QUE EU DE FATO SINTO! “Smash” é sempre MARAVILHOSA, e “Bombshell” é mais uma prova disso: que Season Finale incrível… repleto de emoção, tensão, e uma apresentação lindíssima, o episódio consegue fazer o que Tom, Julia e todos os demais estão tentando fazer com que a plateia faça ao término de “Bombshell”: que se levantem e aplaudam. Rebecca Duvall está fora do musical, eles estão a apenas horas da próxima apresentação (e não podem cancelar novamente, ou então a imprensa vai massacrá-los… ainda mais), mas ninguém sabe quem interpretará Marilyn Monroe… ninguém mesmo. E a decisão acaba ficando para Derek, que olha figurinos e vê tanto Ivy quanto Karen neles, mas acaba optando por Karen Cartwright, porque ela é quem ele vê em sua mente como Marilyn.

Ele acredita nisso, e precisa seguir seu instinto!

“Bombshell” é um episódio eletrizante, maravilhoso… mas angustiante. A corrida contra o tempo é alarmante e o tempo todo parece que alguma coisa pode dar errado – e somos ainda mais provocados com o início do episódio que mostra Tom e Julia sentados na escada do teatro, que já está cheio de pessoas circulando e pegando o programa do musical, ainda terminando a nova música para finalizar o musical… então, enquanto quem quer que tenha sido escolhida para ser Karen caminha até o palco (ou assim acreditamos), o episódio retorna 12 horas no tempo para mostrar como chegamos ali. 12 HORAS, APENAS 12 HORAS. Esse é o tempo que Karen tem para aprender todas as músicas e coreografias que ainda não sabe, o que parece praticamente impossível… e quase todo mundo parece tentar alertar Derek sobre isso, mas ele acredita.

Os problemas são vários… é aquela antiga história, que iniciou a série, de que Karen não tem a preparação e a experiência necessária, além de muita coisa ter mudado e ela não ter ensaiado para ser Marilyn, porque as substitutas só são ensaiadas depois das prévias, e ainda existem outros pequenos problemas, como o fato de que os figurinos estavam pensados para Rebecca Duvall, que era mais alta que Karen, então tudo isso precisa ser ajustado até a hora do espetáculo… mas Karen também precisa praticar as mudanças de figurino! Durante “Mr. and Mrs. Smith”, por exemplo, ela está com um vestido que é visivelmente grande demais para ela, e antes de “I Never Met a Wolf Who Didn’t Love to Howl”, Karen precisa aprender a trocar de figurino dentro do tempo que lhe é concedido… e nós, como toda a equipe, assistimos a tudo apreensivos.

O nervo de todos está à flor da pele, e é “divertido” de acompanhar.

Karen ARRASA durante “I Never Met a Wolf Who Didn’t Love to Howl”, e eu fico muito feliz em finalmente ver como é essa cena no palco, porque ela foi interpretada por Ivy lá no início da temporada (brilhantemente, por sinal), quando Eileen ainda estava buscando investimento para o musical, mas agora vemos a cena completa, com figurino e coreografia – e é brilhante. Tão bom ver a energia de Marilyn emanar de Karen e aquela é a prova de que Derek precisava para manter-se firme em sua decisão: Karen será Marilyn. Então embora todo mundo esteja meio duvidoso de que Karen consegue aprender tudo nas próximas horas, e Eileen tente impor sua decisão de substituí-la por Ivy, já que Ivy já sabe uma parcela muito maior do papel, além de ter experiência, Derek continua convicto e arrasa ao dizer a Derek que ela precisa confiar na sua visão.

Ivy está inconformada, frustrada, sofrendo – e eu a entendo. Durante uma parte do episódio, eu realmente fiquei com pena dela… foi triste vê-la assistir à Karen ensaiando sem parar, porque ela queria aquele papel mais que tudo nessa vida, e foi brutal ver a maneira como Derek foi sincero com ela quando ela foi confrontá-la sobre por que não foi escolhida, mas embora eu goste da Ivy, de modo geral, o episódio consegue fazer com que eu deixe a pena dela de lado, eventualmente, quando ela conta a Karen sobre Dev ter dormido com ela ao devolvê-la o anel de noivado… não acho que Ivy não devesse contar, porque Karen precisava saber daquilo, mas sabemos que a Ivy não fez aquilo por causa da importância da verdade ou qualquer coisa assim… ela fez porque estava com raiva de Karen ter sido escolhida e porque esperava que aquilo a desestabilizasse.

Então, ela fez por despeito… e isso me fez não ter pena dela mais.

E, de fato, aquilo quase faz Karen desistir. A pressão é imensa, o fato de muita gente duvidar dela pesa demais (ela ouve Eileen dizendo que “ela não vai conseguir”, por exemplo), e toda a história com Dev mexe demais com ela – então, ela simplesmente abandona o ensaio. E seria a hora perfeita para que Ivy assumisse, mas, nem aí, Derek desiste dela… ele sabe que algo aconteceu entre ela e Dev, e ele a procura, o que culmina em uma cena surpreendentemente linda e sincera, na qual Derek conversa com ela sobre como ela sempre teve muito de Marilyn nela, e sobre como agora ela também tem a desilusão amorosa, e é hora de ela pegar toda essa dor e esse sofrimento e transformar em arte, usar isso na sua atuação, na sua grande chance que é aquela noite… muitas vezes as maiores inspirações vêm justamente quando mais se está sofrendo.

Julia sabe disso. É assim que ela compõe a última música de “Bombshell”.

Então, Karen retorna ao palco ao lado de Derek, vestida como Marilyn Monroe e, naquele momento, infelizmente foi satisfatório ver a Ivy sair, já vestida como Marilyn, achando que tinha conseguido o que queria… Ivy tem talento, ela talvez merecesse o papel, mas não daquela maneira. Karen tem apenas algumas horas para aprender o segundo ato inteiro, mas ela vai conseguir. E ela consegue. Ela ARRASA. “Smash” é um verdadeiro ESTRONDO, e todo episódio me deixa com uma vontade imensa de poder entrar num teatro e assistir a uma apresentação completa de “Bombshell” (e de “Hit List”, na segunda temporada, porque eu AMO aquele musical, de todo coração!), especialmente em episódios como esse… eu queria estar lá, queria ser parte daquela emoção toda que a plateia sentiu, queria estar em pé aplaudindo Karen como Marilyn.

Os últimos minutos do episódio apresentam alguns trechos de músicas que já conhecemos, como “Let Me Be Your Star”, “The 20th Century Fox Mambo” e “On Lexington & 52nd Street”, mas estamos mesmo ansiosos para ver o novo final de Tom e Julia… porque sabemos que vai ser perfeito. A cena do suicídio de Marilyn é mantida, com Karen interpretando com muito mais emoção do que Rebecca, mas existe uma música a mais que é escrita para arrebatar a plateia de uma vez por todas. Baseada na experiência toda de Julia e um momento lindo com Frank, ela decide que o que ela precisa para terminar “Bombshell” é mostrar, sim, a morte de Marilyn, mas evidenciar que as coisas boas superam uma coisa ruim… então, pedindo que não a esqueçam, Marilyn Monroe volta ao palco para cantar “Don’t Forget Me”, e aquela música é de arrepiar. A melodia, a letra, a voz de Karen, a emoção, a plateia aplaudindo antes mesmo do final, a conclusão perfeita, os aplausos…

Um sucesso.

E PARTIMOS PARA A SEGUNDA TEMPORADA!

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários