Papás por Encargo (Pais por Acidente) 1x07 – El Cambio

Mudanças.

A cada episódio eu preciso dizer a mesma coisa: QUE SÉRIE MARAVILHOSA! “Papás por Encargo” entrega mais um episódio divertido, fofo e emocionante, mostrando que a série tem, acima de qualquer coisa, um coração imenso – e isso fez com que nos conectássemos com todos esses personagens de verdade. Em “El Cambio”, Califórnia e os pais estão a caminho de Mazatlán, que é onde esperam poder, finalmente, encontrar Itzel, e embora Cali diga, inicialmente, que não quer parar novamente, “porque alguma coisa ruim acontece toda vez que eles param”, ela logo muda de ideia porque precisa urgentemente usar o banheiro, e já podemos saber o que aconteceu: ela menstruou. O episódio lida muito bem com o tema, de maneira consciente, leve e emocionante, e sentimos tanto por Cali, sem ter a mãe para acompanhá-la, quanto pelos pais, que são prestativos, mas perdidos.

Novamente, “Papás por Encargo” aposta em flashbacks que nos mostram um pouquinho mais da relação de Califórnia com a mãe, antes de Itzel precisar abandoná-la naquele show de Miguel, Morgan e Diego… destaco a música que Itzel cantava em um evento ao qual levara Cali, que é a mesma música que Cali canta até hoje, e que canta no início do episódio, acompanhada dos três pais, na van de sorvete, em uma das cenas mais lindas de “Papás por Encargo” até o momento! Ainda há o que se explorar no passado de Itzel, mas já entendemos um pouco de como ela foi ameaçada e, por isso, obrigada a se afastar da filha. Inclusive, o episódio nos mostra o momento em que Itzel deixa Cali no show dos 3 Covertores, e a breve conversa que teve com ela antes… agora, ela espera que os homens que a perseguem caiam em uma armadilha em Mazatlán, para que ela possa se reencontrar com a filha.

Cali, confusa e envergonhada, corre para o banheiro de uma festa para a qual nenhum deles foi convidado, quando os pais param o carro, e aos poucos eles vão entendendo que o que está acontecendo não é a emergência que eles imaginam – e, então, eles se perguntam o que fazer. Toda a sequência é muito bonitinha, porque toda cena de Cali com os pais tem muito amor envolvido. Assim como Miguel, Morgan e Diego, só posso imaginar o que se passa na cabeça de Cali naquele momento, e o quanto deve ser difícil querer que a mãe esteja ali naquele momento, mas não está, mas eu valorizo demais o esforço dos pais, que fazem de tudo para que ela se sinta bem, reforçando que a menstruação é algo normal e vem para as garotas eventualmente… quer dizer que ela está crescendo. Mesmo assim, Cali está muito mexida e não quer sair do banheiro por nada.

Então, Miguel e Morgan saem para comprar absorventes (a sequência deles tentando escolher absorvente, sem ter a menor ideia de qual é melhor é muito boa!), enquanto Diego fica para trás, para fazer companhia para Cali – embora isso signifique que ele corra o risco de ser levado pelos seguranças da festa para fora do banheiro feminino… felizmente, o segurança entende a emergência da situação, porque também tem uma filha adolescente, e eles conseguem sair de lá antes que alguém chame a polícia. Os três pais do lado de fora do banheiro, lendo as instruções da embalagem de absorvente ou mandando vídeos de tutoriais de como usar para ela são sensacionais: a maneira como eles se empenham e, mesmo que não entendam nada disso, estão ali por Cali… é isso o que importa. O que não quer dizer que ela não quisesse que a mãe estivesse ali.

“Papás por Encargo” sempre entrega cenas emocionantes, e temos uma sequência muito triste quando Cali e os pais saem da festa e ela fala justamente sobre isso: ela não está desmerecendo o trabalho e o amor deles, porque eles a amam mais que tudo e são os melhores pais do mundo, mas ela queria que a mãe estivesse ali… quando ela pergunta “que tipo de mãe abandona a filha por nove anos e não diz nada”, percebemos o peso daquilo tudo: Cali fala sobre como, embora eles nunca tenham dito daquela maneira, foi isso o que aconteceu, ela foi abandonada pela mãe… também é lindo como Miguel, Morgan e Diego são bons, e como eles não reforçam isso, e dizem que sabem o quanto ela a amava, e que deve estar sentindo tanta falta dela quanto ela da mãe, por isso eles precisam “ouvir a versão dela”. E parece que o próximo episódio traz o reencontro.

 

Para mais postagens de “Papás por Encargo”, clique aqui.

 

Comentários