Abracadabra 2 (Hocus Pocus 2, 2022)

“The witches are back!”

QUE RETORNO ESPETACULAR PARA AS IRMÃS SANDERSON! Cheias de energia e mais divertidas do que nunca, as Irmãs Sanderson protagonizam uma sequência ainda melhor que o queridíssimo clássico de 1993… “Abracadabra 2” é uma grande celebração nostálgica, que me parece possível justamente por causa dos 29 anos que separam esse filme do primeiro. É estranho esperar tanto tempo por uma sequência, mas tenho certeza de que uma sequência feita na época não seria tão forte e encantadora quanto essa, de 2022. Retornar a um filme tão querido e cheio de memória afetiva tanto tempo depois exige que exista um respeito maior ao filme original, e “Abracadabra 2” consegue brincar com autorreferências constantes, mantendo o clima e o espírito do primeiro filme, sem que seja uma recriação dele, e sendo perfeitamente atual… é FENOMENAL.

Visualmente, o filme é incrível, até mesmo em pequenos detalhes onde os efeitos “deixam a desejar”, porque parecem recriar justamente a mesma vibe do “ataque” das Irmãs Sanderson no Halloween de 1993. Musicalmente, talvez o filme seja ainda mais impactante do que o primeiro, porque a entrada com “The Witches Are Back” é uma das melhores coisas que eu assisti nesse ano! A história me parece incrível, com protagonistas adolescentes interessantes (elas tinham uma missão e tanto!), e uma conclusão muito bacana para as Irmãs Sanderson. Mas é impossível elogiar “Abracadabra 2” e não falar justamente sobre o retorno das atrizes que interpretam as irmãs… é tão GOSTOSO ver o retorno de Bette Midler como Winnie, Sarah Jessica Parker como Sarah e Kathy Najimy como Mary, e perceber que elas estão se divertindo em estar de volta.

É principalmente sobre isso: o filme tem carisma, tem energia, passa essa sensação BOA!

Assim como seu antecessor, “Abracadabra 2” também começa na Salem do Século XVII, ainda antes de tudo o que acompanhamos no início do filme original. Estamos em 1653 (quarenta anos antes da noite em que as Irmãs Sanderson pegaram Emily Binx, foram presas, mortas e lançaram a maldição atrelando a vida delas à vela de chama negra), e encontramos as Irmãs Sanderson perseguidas pelo reverendo da cidade, no dia em que Winnie completa 16 anos e ganha seus poderes – um plot importante para a sequência: dizem que aos 16 anos, as bruxas ganham seus poderes. É uma introdução interessante que nos mostra quem foi Billy Butcherson, a perseguição protagonizada pelo reverendo e um pouco mais da relação entre as irmãs (interpretadas por atrizes adolescentes que captam muito bem os trejeitos das três), porque eu achei bonitinho ver a Winnie protegendo Sarah e Mary.

Depois, partimos para o Halloween de 2022, na Salem do presente, onde encontramos as jovens que trarão as Irmãs Sanderson de volta – e, depois, terão que enfrentá-las. Se no filme de 1993 a temática era a relação de irmãos se repetindo em 1693 com os irmãos Binx e em 1993 com os irmãos Dennison, em “Abracadabra 2”, a relação de Becca com as duas amigas tem muito a ver com a relação de Winnie com suas irmãs… e é o nascimento de um novo coven, como acontecera em 1653, na introdução do filme. Becca está completando 16 anos e ela e as amigas têm um “ritual” que repetem todo ano no Halloween/aniversário de Becca, que consiste em ir até a Floresta Proibida (mesmo lugar onde Winnie ganha o livro, em 1653) e conversar e assistir a filmes de terror… nesse ano, no entanto, apenas Izzy está com ela, porque as coisas com Cassie não estão bem desde que ela começara a namorar…

E é durante esse ritual na Floresta Proibida que AS IRMÃS SANDERSON SÃO CONJURADAS DE VOLTA – quando uma virgem acende a vela de chama negra… dessa vez, no entanto, embora tenha sido um acidente por parte de Becca e Izzy, o retorno das Irmãs Sanderson foi orquestrado por Gilbert, o dono de uma loja localizada na antiga casa das irmãs, e que presenciou o retorno delas em 1993. Aqui, temos a minha cena favorita de “Abracadabra 2”, porque nada se iguala ao momento em que as irmãs originais reaparecem em tela, cantando “The Witches Are Back”. A música é contagiante (ela continua tocando na minha cabeça até agora!), a coreografia é divertida, a montagem da cena com as reações e comentários de Becca e Izzy é inteligente, e, acima de tudo, a energia e o carisma das atrizes, se entregando àquele momento, rendem uma cena memorável!

Sorri feito um bobo durante a sequência inteira!

E, dali em diante, eu continuei me divertindo horrores… o humor de “Abracadabra 2” é feito da melhor maneira possível e me arrancou risadas sinceras continuamente! Adorei assistir à relação das Irmãs Sanderson com as novidades de 2022, por exemplo: a Winnie surpresa com as portas que “se abrem sozinhas na presença de um grande poder”, ou a Mary, que sempre fica com as piores “vassouras” possíveis, e eu ri muito com a Winnie no festival da cidade, dizendo à mulher que vendia maçãs que “ela não podia ficar anunciando que elas eram envenenadas, ou ninguém ia comprar”, a chamando de “amadora”. Amo como referências ao filme original são encaixadas de maneira natural durante o filme, como quando as bruxas sobem ao palco durante um concurso de cosplay das Irmãs Sanderson (!), e, tendo perdido o prêmio, cantam uma versão de “One Way or Another” para enfeitiçar a cidade!

Sempre delicioso vê-las cantar! Elas adoram um palco!

A grande missão das Irmãs Sanderson em “Abracadabra 2” não é apenas conseguir capturar crianças para sugar as almas delas, permanecerem jovens e viver além do amanhecer do dia depois do Halloween, mas realizar o feitiço mais perigoso do Livro, algo que lhes daria o “Poder Máximo” – e, para isso, elas precisam de uma gota de sangue do inimigo… ou seja, o descendente bobalhão do malvado reverendo do Século XVII, agora prefeito da cidade e pai de Cassie. Winnie deixa Gilbert a cargo de conseguir os ingredientes para o feitiço (dentre eles, a “cabeça de um amante”, então Gilbert desenterra mais um rosto conhecido do filme de 1993: Billy Butcherson, que ganha uma história bem legal em “Abracadabra 2”), enquanto as bruxas perseguem Becca e as amigas… e, novamente, elas são enganadas por adolescentes (e mais de uma vez).

Gosto muito de como “Abracadabra 2” mantém com maestria o conceito de “bruxas enganadas por adolescentes”, e como isso rende momentos perfeitamente HILÁRIOS. Becca e Izzy, percebendo que não vão poder simplesmente fugir das Irmãs Sanderson lá na Floresta Proibida, as convencem que não são adolescentes, mas mulheres de 40 anos, mas permanecem jovens daquele jeito porque “comem almas de crianças” que, agora, são vendidas em potes em qualquer esquina (destaque para a Sarah triste porque “atrair criancinhas era sua parte favorita”). Então, Becca e Izzy levam as bruxas para a sessão de estética de uma farmácia, o que rende uma das cenas mais hilárias até que elas descubram que estão sendo enganadas… o que não as impede de serem enganadas novamente mais tarde, quando Becca as prende em um círculo de sal.

Parte do filme também é, então, sobre Becca descobrindo seus próprios poderes, e isso é importante para a conclusão do filme, quando ela tenta impedir as bruxas de realizarem o feitiço do Poder Máximo e diz ao Livro que ele tem uma escolha – e o Livro escolhe uma nova dona… as Irmãs Sanderson são derrotadas, mas elas ganham um desfecho lindíssimo e surpreendentemente emocionante, quando descobrem, tarde demais, o preço que precisam pagar para conseguir tanto poder com aquele feitiço: o feitiço toma aquilo que você mais valoriza… e, no caso de Winnie, são as irmãs. Com o desaparecimento de Sarah e Mary, Winnie protagoniza uma cena linda na qual pede a ajuda de Becca para que possa se reunir com as irmãs, que são o que ela tem de mais valioso no mundo… então, o novo coven realiza um feitiço de reunião…

E Winnie também desaparece, feliz, pronta para se reunir com as irmãs.

As Irmãs Sanderson são personagens muito queridas do público há quase 30 anos, e eu achei fascinante, respeitoso e bonito esse toque de humanidade que foi dado a elas na conclusão de “Abracadabra 2”, porque a verdade é que nós as amamos e ver a expressão feliz e decidida de Winnie enquanto vira pó, mas sabendo que estará novamente junto com as irmãs, é algo reconfortante… parte da emoção nos olhos de Winnie, acredito, vem também da própria Bette Midler, num misto de emoções por estar de volta a esse papel: o orgulho, a felicidade e a sensação de dever cumprido, em uma excelente sequência… “Abracadabra 2” tinha uma missão dificílima em mãos, ao dar sequência à história de um filme tão querido pelo público, mas se sai ainda melhor do que podíamos esperar! Enérgico, carismático, marcante e hilário, é uma excelente aventura para as Irmãs Sanderson!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários