Lost 4x12 – There’s No Place Like Home: Part 1

“There’s no place like home”

O SEASON FINALE EM TRÊS PARTES DA QUARTA TEMPORADA! Eu gosto bastante da quarta temporada de “Lost” – eu gosto de como a série nos instiga com os flash forwards, enquanto tentamos encaixar as peças, sem nem imaginar todos os dados que ainda não estão sobre a mesa. A primeira parte de “There’s No Place Like Home” foi exibida em 15 de maio de 2008, e começa com o flash forward mais próximo do presente da ilha possível: o momento em que os Oceanic Six estão em um avião, prestes a pousar de volta no “mundo real”. Sabemos que o Season Finale vai preencher várias lacunas, mas é inusitado e estranho ver as expressões de choque dos sobreviventes com o que acabou de acontecer, seja lá o que for… por algum motivo, apenas Kate, Jack, Hurley, Sayid, Sun e Aaron (Aaron sendo mesmo o sexto sobrevivente) saíram da ilha.

Acho que essa é a parte mais “divertida” de “There’s No Place Like Home”: ficar tentando entender como aqueles seis vão se juntar para saírem juntos da ilha… porque tudo o que esse episódio parece fazer é separá-los cada vez mais. Ao fim do episódio, por exemplo, temos Jack com Sawyer e Frank no helicóptero que possivelmente vai tirá-los dali; Hurley, no entanto, está no meio da mata, na Orquídea, com Ben e Locke; Kate e Sayid, que saem em busca de Jack, acabam sendo capturados por Richard e pelos Outros; e Sun está com Aaron no cargueiro… é uma proposta interessante e sarcástica do roteiro, que se diverte com o desespero do espectador que já tem em mãos a informação de quem sai da ilha e um pouco do que acontece depois, mas não sabe como vamos chegar naquele momento – temos mais dois episódios para entender isso.

Os flash forwards, dessa vez, são centrados em vários personagens – todos os resgatados, os Oceanic Six. Em choque e mentindo sobre o que aconteceu, os vemos contar uma história que não condiz com o que assistimos, na qual o avião caiu na água, oito pessoas sobreviveram, e três morreram logo em seguida: Boone, Charlie e Libby. De volta ao mundo real, cada um tenta refazer a sua vida dentro do possível, e temos uma sequência de cenas interessantes e/ou reveladoras… eu estava esperando pelo momento em que Jack descobriria, por exemplo, que Claire era sua irmã, e isso acontece durante o funeral que ele organiza para o pai, quando a mãe de Claire o procura para contar que era a causa de Christian estar na Austrália, e que a sua filha também estava no avião e “foi uma das que morreram na água”. É um pouco angustiante vê-la tão perto de Aaron sem saber a verdade.

Sayid, por sua vez, tem um momento EMOCIONANTE no qual ele reencontra Nadia e se sente feliz pela primeira vez em muito tempo; Hurley tem uma festa de aniversário organizada para ele, na qual os números voltam a atormentá-lo; e Sun, retornando uma mulher muito mais forte do que partiu, compra parte da empresa do pai com o dinheiro da indenização da Oceanic. A grande sacada perversa do episódio é nos mostrar isso tudo sabendo o que virá a seguir… é muito mais emocionante e muito mais triste ver o reencontro de Sayid e Nadia, por exemplo, sabendo que ela vai ser assassinada para que a vida dele desande; ou ver o Hurley surtando por causa dos números no carro que o pai conserta para o seu aniversário (!), sabendo que em breve ele estará de volta no hospital psiquiátrico; ou mesmo ver Sun tentando ser forte quando a perda de Jin a faz sofrer tanto.

A ilha está uma confusão. Kate e Jack saem atrás do helicóptero que viram passar no fim do episódio passado, e quando eles encontram Miles, Sawyer e Aaron na mata, o grupo acaba se redividindo: Kate retorna para a praia, com Aaron, enquanto Sawyer e Jack vão atrás do helicóptero, mas são alertados por Frank de que eles precisam sair da ilha o mais rápido possível, ou então, quando os caras que ele trouxera voltarem, eles serão todos mortos… o problema é que eles não podem simplesmente fugir naquele helicóptero naquele momento, porque Hurley ainda está na mata, justamente na porta da Estação Orquídea, onde os homens estão plantados esperando por Benjamin Linus, e Sawyer não vai partir sabendo que algo pode acontecer com Hurley… eu acho muito fofa a amizade de Sawyer e Hurley atualmente, e como o Sawyer amadureceu.

Sayid, por sua vez, que estava no cargueiro com Desmond e retornou para a ilha para levar as pessoas para o barco antes que elas fossem mortas, chega avisando sobre como “os homens naquele helicóptero querem matar todo mundo”, então Sayid e Kate (que deixa Aaron com Sun) partem para a mata atrás de Jack, mas acabam sendo capturados pelos Outros no meio do caminho… Sun, por sua vez, sai na primeira viagem guiada por Daniel Faraday até o cargueiro, e é um pouco cruel ver a esperança que toma conta dela e de Jin, acreditando que estão prestes a ser resgatados e a saírem juntos da ilha… mas o cargueiro também ainda tem várias surpresas, como o fato de estar sofrendo interferência e uma sala cheia de explosivos. Ainda tem muita coisa a acontecer nos próximos dois episódios até que entendamos, por fim, como aqueles seis serão resgatados.

E teremos revelações surpreendentes, também, no restante dos flash forwards.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários