Aniversário Parada Temporal: 12 anos e 10 mil postagens!


Hoje é dia de uma celebração dupla no Parada Temporal: chego à marca de 10.000 postagens no mesmo dia em que celebro os 12 anos de dedicação a esse projeto… eu comecei o Parada Temporal no dia 06 de outubro de 2010, depois de tê-lo idealizado por algum tempo e de ter rascunhado algumas ideias (ele tinha uma proposta um pouco diferente quando comecei, até que ele foi se transformando no que é hoje), além de ter escrito alguns textos (acredito que eu tinha uns 3 ou 5 textos prontos quando abri o blog, e foi tudo o que postei no primeiro/segundo mês), mas não sei se o meu eu de 17 anos tinha ideia do que esse blog se transformaria para mim com o tempo (me aproximo, agora, dos 30), porque eu realmente não imagino minha vida sem essa dedicação diária – quer dizer, o Parada Temporal SEMPRE fez parte da minha vida adulta!

Para quem por ventura esteja lendo esse texto agora e ainda não saiba, eu gosto de relembrar, nos aniversários, como eu escolhi o nome para o blog… inicialmente chamado de “Chave de Portal”, por apenas algumas horas até a mudança, porque não consegui sentir que estava correto, “Parada Temporal” vem de um livro que eu tinha lido há pouco tempo na época, e que continua sendo um dos meus queridinhos eternos: “Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime”. Escrito por Eoin Colfer e misturando brilhantemente tecnologia e magia, o livro trazia uma sequência de ação que me impactou que usava “torres de parada temporal” posicionadas ao redor da Mansão Fowl para impedir que o tempo passasse lá, tocando levemente em um outro assunto que sempre foi uma paixão minha, como quem me acompanha há mais tempo já sabe: viagem no tempo.

Sempre fui muito de guardar coisas – e o Parada Temporal é a minha ideia de como guardar memórias de tudo que eu assisto, leio, escuto… foi, em parte, por isso que eu comecei: porque eu queria registrar o que estava consumindo, e porque poderia retornar para a review de um livro que eu amo, por exemplo, sem precisar relê-lo necessariamente (porque, infelizmente, eu não tenho tempo nem de ler tudo o que eu gostaria de ler, imagina reler). Outro motivo foi a vontade de compartilhar opiniões sobre coisas que eu sempre amei, como “De Volta Para o Futuro”, um dos meus filmes favoritos no mundo, ou “Wicked”, um musical que eu amo de paixão, e uma série de outras coisas que foram contempladas, de uma maneira ou de outra, durante essas 10.000 postagens nos últimos 12 anos… hoje em dia, olho com muito orgulho para isso tudo.

Não que eu me orgulho de tudo… mas tendo ao máximo não mexer nas coisas que ficaram para trás. Tenho 10.000 postagens e muita opinião registrada e, como eu comentei, eu comecei a escrever para o Parada Temporal aos 17 anos – opiniões que seguem registradas aqui se referem exclusivamente ao Jefferson que escreveu aquele texto, naquela época… às vezes o Jefferson de 29 anos não concorda mais com ele; daqui uns anos, o Jefferson de 35 anos possivelmente não concordará com muitas opiniões que o de 29 emite hoje; e está tudo bem, é uma espécie de diário! Sempre falei muito sobre como encarava esse espaço como algo muito pessoal, mas, aos poucos, pessoas chegaram até aqui e virou uma espécie de trabalho conjunto. Sempre fico tão feliz quando posso compartilhar uma opinião, abrir uma discussão, quando algum comentário me emociona.

Por isso, é importante dizer a todos que talvez estejam lendo esse texto: MUITO OBRIGADO POR TUDO, SEMPRE! Por comentários, por elogios e críticas, por estarem do outro lado lendo e compartilhando esse momento comigo, porque embora eu tenha sido muito pessoal durante a escrita desse texto de aniversário (acho que faz uns anos que eu não me abro desse jeito por aqui em um texto de aniversário), certamente o fato de ter alguém do outro lado que diz que “gostou de ler tal texto” faz com que tudo seja muito mais ESPECIAL. Se você está chegando aqui agora, seja muito bem-vindo! E espero que você descubra, dentre esses 10.000 textos, alguma coisa que te interesse, o Parada Temporal poderá vir a significar algo para você, e isso me faria muito feliz! Como eu sempre digo: “Se eu tiver sorte, quem estiver do lado de lá vai amar isso aqui como eu amo”.

Por fim, eu preciso manter uma tradição dos aniversários do Parada Temporal que vem desde 2019 e reutilizar, talvez com algumas pequenas atualizações, um parágrafo que escrevi quando o blog completou 9 anos e que continua sendo algo que eu amo e que eu gostaria de compartilhar com qualquer pessoa lendo agora e celebrando esse aniversário comigo:

 

“Significa muito para mim, e espero que também possa significar para você… leitores novos e leitores antigos, assíduos e fieis: bem-vindos! Aproveitem cada coisa criada e escrita com carinho para vocês. Deixem seus comentários, críticas, sugestões… […] agradeço a todos que me acompanham nas jornadas do Parada Temporal, sejam elas ao lado do Doctor na TARDIS, dentro do Expresso de Hogwarts, rumo a mais um ano letivo ou na sempre encantadora Hill Valley… sejam elas ao lado de Lyra, em Oxford, ou no Sítio de Dona Benta… sejam elas no Bairro do Limoeiro, no Elite Way School, em Green Gables, em Waverly Place, no Sonhar, na Terra-Média, no East High ou em Creekwood High… sejam elas onde forem, você pode escolher nosso destino. Há muitos lugares que habitamos através das coisas que amamos e, por isso mesmo, muitos lugares onde podemos nos encontrar!

 

Nos vemos por aí!

 

Comentários

  1. Cadê a review do episódio 12 de Raven's Home? Fiquei esperando ansioso ontem, por ser um episódio marcado pelo retorno do hábito que Raven tinha de ser disfarçar e por conter a grande revelação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Infelizmente, essa semana não vai ter review de Raven, porque eu não consegui assistir... tive que trabalhar mais do que o esperado e Raven's Home acabou ficando. Mas semana que vem postarei!

      Excluir
  2. Faz uns meses que eu não aparecia por aqui e fico feliz em voltar e ler sobre o aniversário, atrasado, mas, meus parabéns, muito obrigado pelos seus textos, amo de mais, sempre que eu posso eu leio as reviews dos filmes e das séries que eu gosto tbm. 😍😍 muito obrigado mesmo ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário