Papás por Encargo (Pais por Acidente) 1x06 – La Búsqueda

Em busca de Itzel.

Segunda metade da primeira temporada de “Papás por Encargo”, e é muito bacana como a temporada realmente teve uma virada – no último episódio, vimos a chegada de Califórnia e os pais em Zacatecas, onde eles deveriam encontrar Itzel, e também vimos o retorno da banda formada por Miguel, Morgan e Diego, depois de anos sem se apresentarem. Agora, Miguel está livre de um relacionamento que não lhe agregava nada, e está visivelmente realizado de volta à música, voltando até a compor (!), mas a busca por Itzel não parece ter dado os resultados esperados… “La Búsqueda” começa exatamente de onde o episódio anterior parou: a primeira apresentação de Los 3 Covertores depois do retorno, com Itzel emocionada assistindo aos amigos e à filha, mas sem poder se aproximar deles porque ela sabe que tem pessoas atrás dela…

O episódio nos dá algumas informações a respeito do porquê de Itzel ter deixado Califórnia com os amigos há 9 anos – talvez ainda falte alguns detalhes, mas vemos um flashback em que Itzel é interrogada em busca de uma memória de celular, que certamente contém provas contra Patrício Sandoval, agora que os chefes dos dois paspalhões que seguem o grupo ganha um nome e um rosto. É muito triste ver Itzel tão próxima da filha, querendo tanto se aproximar dela, dar um abraço nela, mas não podendo, porque não pode ser pega depois de tanto tempo fugindo… e Cali, por sua vez, espera com todas as forças que a mãe apareça, mesmo quando Denisse avisa que chegou a hora de fechar o bar e o dia marcado para o reencontro com Itzel chegou ao fim, mas Itzel não apareceu… ela tem certeza que alguma coisa aconteceu e que ela vai aparecer no dia seguinte.

Como pais preocupados, Miguel, Morgan e Diego se perguntam o que fazer – e é uma situação tão delicada! Morgan e Diego acabam ficando para trás no bar no dia seguinte, esperando para o caso de Itzel realmente aparecer por lá, embora já não tenham mais tantas esperanças de que isso vai acontecer, e se envolvem em uma trama surpreendentemente interessante com Denisse, a garota de quem Morgan está gostando, mas que, por sua vez, está gostando de Diego… a história é leve, divertida, e eu adoro como os dois se resolvem da maneira mais fofa, simples e madura possível, porque eles são amigos há muito tempo e isso é maior que tudo! Enquanto isso, Miguel faz a vontade de Califórnia, que quer sair por Zacatecas procurando a mãe (e eu a entendo), porque talvez ela esteja em algum lugar por perto e eles precisem encontrá-la.

Comentei isso inúmeras vezes, mas “Papás por Encargo” é UM MÁXIMO. Com uma premissa bacana, com um visual incrível, com atuações e músicas impecáveis, a série tem UM CORAÇÃO IMENSO, e isso faz com que nós a amemos a cada episódio… os personagens são carismáticos e nos fazem torcer por eles e gostar de cada momento que passamos ao seu lado, e foi muito bonito como o roteiro conseguiu desenvolver essa relação de pais e filha que Miguel, Morgan e Diego têm com Califórnia, tanto que a preocupação de Miguel com Cali é perfeitamente palpável durante todo esse episódio: ele quer apoiá-la, quer vê-la feliz e quer que ela reencontre a mãe, mas também quer poupá-la do sofrimento e da frustração, caso Itzel não apareça, como está parecendo que pode acontecer… e ele todo cuidadoso tentando conversar com ela sobre isso é muito fofo.

A referência a “Procurando Nemo”, sensacional.

“Papás por Encargo” é perfeitamente emocionante. A cena em que Califórnia acredita ter visto a mãe (e poderia ter visto, porque ela estava por perto!) e se separa de Miguel para buscá-la é desesperadora, e a carinha dela quando usa o microfone para chamar por ela e ela não está ali é de partir o coração, com os seus olhinhos se enchendo de lágrimas, e Miguel é um paizão protetor e incrível, que a busca, a acompanha para longe da multidão e a abraça, porque não tem muito o que precise ser dito naquele momento… que cena linda e triste! Felizmente, por mais que não seja exatamente o que nenhum deles estava esperando, Itzel dá sinal de vida mandando uma mensagem para os amigos, os avisando para sair de Zacatecas imediatamente, e dando a eles um novo endereço de onde talvez eles possam se encontrar: agora, é rumo a Mazatlán.

Aproveito para falar sobre a parte musical da série – Jorge Blanco, Michael Ronda e Lalo Brito são três cantores fenomenais, e é muito bom vê-los cantar juntos. As conclusões do episódio trazem clipes propositalmente “bregas” que emulam o estilo de anos atrás, e é uma pena que, desde o quarto episódio, as músicas tenham começado a se repetir, porque eu queria muito uma música nova por episódio, e um CD para ouvir sem parar… a repetição das músicas (que são as mesmas apresentadas ocasionalmente durante os episódios), no entanto, gera uma familiaridade que é inteligente, porque acabamos abrindo um sorriso quando Los 3 Covertores começam a tocar “Oye, Mujer” no bar nesse episódio, por exemplo. Uma bela apresentação dos três, com direito aos passinhos e tudo (!), e é tão bom ver que eles estão felizes e realizados em terem voltado com a banda!

Feliz por Miguel! E muito feliz porque isso não ficou só para o fim da temporada.

 

Para mais postagens de “Papás por Encargo”, clique aqui.

 

Comentários